Notícias e Eventos


Maior sistema financeiro cooperativo do país, Sicoob apoia pesquisas e investe em sustentabilidade

Publicação: 27/10/2021

Eleito o 47º maior grupo empresarial do Brasil, segundo o ranking Melhores e Maiores, da Revista Exame (2020), o Sicoob - Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil – usa a cooperação para promover soluções e experiências inovadoras e sustentáveis.  

Foi a crença no desenvolvimento econômico e social das pessoas e empresas das comunidades que levou o Sicoob a apoiar o B-Tech Congress, o primeiro Congresso de Pesquisas Tecnológicas em Negócios, evento promovido pela FUCAPE Business School, que acontece entre os dias 08 e 11 de dezembro de 2021. 

“Identificamos no B-Tech Congress um alinhamento com esse objetivo, uma vez que o conhecimento gerado e fomentado será capaz de contribuir com o ambiente de inovação e negócios do mercado capixaba”, declarou o diretor-executivo do Sicoob Central Espírito Santo, Nailson Dalla Bernadina. 

Sicoob Es   Agencia Da Avenida Vitoria Em Vitoria 382491 Article

Contando com uma rede de 5 milhões de cooperados e mais de 3 mil pontos de atendimento espalhados por todos os estados, o Sicoob é considerado o maior sistema financeiro cooperativo do país, e se manter nesta posição exige estar atento às mudanças e desafios do mercado.  

“Nosso desafio é buscar novos caminhos para proporcionar uma experiência à altura das expectativas do usuário desse novo mercado e traduzir para as pessoas que modelo de negócio cooperativo pode ser mais justo e vantajoso. É neste espírito de experimentações que o B-tech se torna de extrema importância. O alinhamento das novas tecnologias, aliado ao estímulo de novas ideias é fundamental para aprimorar não só o trabalho que realizamos aqui, mas em todos os setores da economia do nosso do estado”, afirmou o diretor-executivo.  

Download Diretor-executivo do Sicoob Central Espírito Santo, Nailson Dalla Bernadina.

Sustentabilidade e energia limpa  

Com foco na sustentabilidade, o Sicoob-ES já possui duas usinas de energia solar que operam no modelo de geração distribuída. Atualmente, 97 agências recebem a energia gerada por essas usinas. Para ampliar a iniciativa, uma terceira usina fotovoltaica já está em construção, no município de Conceição da Barra. O objetivo é suprir 100% da necessidade energética das unidades consumidoras do Sicoob e, em breve, fazer a distribuição para cooperados. 

“A expectativa é de disponibilizar a energia gerada por essas usinas de energia limpa também para os cooperados, por meio da cooperativa de plataforma Ciclos, outro projeto inovador incentivado pelo Sicoob ES”, ressaltou Nailson.  

Cooperativismo de plataforma 

Olhando para o mercado e para dentro do próprio Sicoob, Nailson enxerga que o principal tema que pode gerar boas pesquisas para a academia e que merece aprofundamento, é o Cooperativismo de Plataforma, conceito que surgiu em meados de 2010 e têm ganhado cada vez mais espaço na área.   

As plataformas cooperativas são uma alternativa às empresas da gig economy, mas tem seus modelos de negócios baseados no cooperativismo, distribuindo a riqueza gerada pela plataforma. É necessário mais foco na cultura cooperativista, não apenas nos serviços prestados por esse modelo, mas no que este conceito pode beneficiar à sociedade”, finalizou o diretor-executivo.

B-Tech Congress - I Congresso de Pesquisas Tecnológicas em Negócios

8 a 11 de dezembro de 2021

FUCAPE Business School – Vitória/ES

Submissão de trabalhos

Os trabalhos podem ser submetidos clicando aqui.

Confira abaixo as datas e a programação do evento:

31/10/2021 - Data limite para submissão dos trabalhos.

06/11/2021 - Divulgação dos resultados.

01/11 a 20/11/2021 - Período de inscrições.

29/11/2021 – Divulgação da programação detalhada.

08/12 a 11/12/2021 - Realização do B-Tech Congress.

 

E-mail e telefone para contato com o Coordenador Geral:

[email protected]

(27) 4009-4444

Crédito Foto Agência Sicoob: Camilla Baptistin/Divulgação

Patrícia Meireles 

Comunicação FUCAPE