Nesta terça (4), o Hub Fucape recebe as novas startups selecionadas no Programa de Aceleração. Com uma agenda intensa de treinamentos, workshops e atividades práticas, um dos objetivos é preparar os gestores para captar investidores com embasamento técnico e estratégico.
As mentorias serão lideradas por sócios e cofundadores que atuaram em empresas como Wine, PicPay, TimeNow. Segundo Carlos Neris, diretor de inovação da Fucape, o programa foi desenhado para promover crescimento acelerado e sustentável, gerando bons impactos locais e nacionais.
“O objetivo é que cada startup saia do programa pronta para captar investimento e crescer de forma sustentável, com um nível de profissionalismo que realmente se destaca no mercado”, destaca o diretor.
Os workshops técnicos, por sua vez, são organizados em áreas específicas: Estratégia, Comercial, Marketing e Finanças. Os palestrantes são fundadores e partners em empresas como Terrafé, Orca, Carbyne Investimentos e Apex. “É um marco no ecossistema de inovação do Espírito Santo”, complementa.
Do Pitch Day ao Demo Day: uma participação estratégica
O edital foi lançado durante o Business Tech, evento de destaque em tecnologia aplicada a negócios, realizado há quatro anos pela instituição. A participação estratégica dos alunos deu início com as 18 propostas recebidas, que foram analisadas em conjunto com o comitê de avaliação do programa.
Dessa análise, dez startups foram selecionadas para o Pitch Day, uma dinâmica que contou com feedbacks de sócios de grandes organizações, como Wagner Varejão (Valor Investimentos), Thompson Alves (Carbyne Investimentos/Apex) e Dárcio Stehling.
Na etapa seguinte, após avaliação mais criteriosa, foram escolhidas seis startups considerando mercado, produto e atuação. O último processo definiu as duas finalistas do programa: Crédito Livre e Recupera Mais.
Durante o Programa de Aceleração, os estudantes desenvolverão dossiês detalhando os indicadores-chave de desempenho dessas startups, com análises baseadas em pesquisas de mercado e indicadores financeiros. A conclusão será no primeiro semestre de 2025, com a apresentação aos investidores no Demo Day.
Happy Hour
No dia 13 de fevereiro, o evento de abertura “InovaBreak” vai apresentar todos os detalhes do programa e introduzir as startups ao ecossistema de inovação do estado, promovendo a primeira oportunidade de networking aos participantes.