A Fucape teve o prestígio de participar da cerimônia da grande conquista de Lucca Volnei Medina Bitti Padilha, um estudante da rede pública, que cursa o 8º ano, e comemorou o resultado na Olímpiada Internacional de Matemática da Tailândia. A cerimônia ocorreu na Prefeitura de Vitória, na manhã desta quarta-feira (27).
Valcemiro Nossa, diretor-presidente, esteve ao lado do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, da secretária municipal de educação, Juliana Rohsner, do diretor da Emef Álvaro de Castro Mattos, Paulo Rodrigues, e dos pais do aluno Valeska Medina e Diego Padilha.
O jovem talento, de 12 anos, acumula uma trajetória brilhante e surpreendente. Dessa vez, ele conquistou uma medalha de bronze na Olimpíada Internacional de Matemática da Tailândia (TIMO). A competição define um padrão global de excelência acadêmica e está entre as mais respeitadas e desejáveis de todo o mundo. Agora, Lucca irá participar da fase global da TIMO, que será realizada presencialmente no país, em abril deste ano.
Valcemiro Nossa, diretor-presidente, ressaltou a importância de impulsionar o protagonismo estudantil desde a infância. “Lucca tem uma habilidade encantadora. A Fucape tem muito orgulho de fazer parte dessa história repleta de aprendizado e crescimento, proporcionando a experiência na Tailândia e, claro, com a certeza de que ele é uma inspiração para outros estudantes”, conclui.
A jornada competitiva no país, localizado no sudeste da Ásia, será proporcionada em conjunto com a Prefeitura da cidade ao estudante e aos pais.
O diretor Paulo Rodrigues também comentou sobre o talento do estudante. Lucca passou a ser atendido na EMEF de Jardim da Penha pelo Atendimento Educação Especializado (AEE), com estudantes que demonstram indícios de altas habilidades e superdotação. Na ocasião, fez questão de destacar que o estudante já conquistou uma medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
Lucca Volnei Medina Bitti Padilha é aluno da rede pública. Foto: Camilla Lemos