EDITAIS FAPES – Apoio a Núcleos Capixabas de Pesquisa/Iniciação Científica Júnior

1- EDITAL FAPES Nº 019/2022 CHAMADA DE APOIO A NÚCLEOS CAPIXABAS DE EXCELÊNCIA EM PESQUISA

OBJETO: Apoiar o desenvolvimento de projeto de pesquisa científica e tecnológica em todas as grandes áreas do conhecimento, coordenado por pesquisadores(as) Bolsistas de Produtividade (PQ ou DT) Nível 1 do CNPq vinculado(a) a Instituição de Ensino ou Pesquisa – IES/P, localizada no estado do Espírito Santo, com significativa liderança dentro de sua área de pesquisa, inserção nacional e internacional, e excelência continuada na produção técnico-científica e na formação de recursos humanos, visando contribuir para o fortalecimento e consolidação de Núcleos de Pesquisa de Excelência no estado do Espírito Santo.

Data limite para submissão das propostas: 30/09/2022.

Acesse o edital aqui.  

2- EDITAL FAPES Nº 20/2022 CHAMADA DE APOIO A NÚCLEOS CAPIXABAS EMERGENTES EM PESQUISA

OBJETO: 1.1. Apoiar projetos de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação (PD&I), em todas as grandes áreas do conhecimento, coordenados por pesquisadores(as) Bolsistas de Produtividade (PQ ou DT) Nível 2 do CNPq, visando contribuir para o fortalecimento e a consolidação de núcleos emergentes sediados em Instituições de Ensino ou Pesquisa (IES/P) localizadas no estado do Espírito Santo.

1.2. Define-se como Núcleo Emergente, para os fins do presente Edital, um grupo de pesquisa já estabelecido ou em fase de implantação, liderado por pesquisador(a) doutor(a), bolsista de produtividade (PQ ou DT) do CNPq nível 2, cujo núcleo deve ser constituído por, pelo menos, três pesquisadores(as) com linha de pesquisa comum ou complementar e com reputação técnico-científica reconhecida, além de histórico de colaboração, por meio de projetos, publicações e orientações comuns.

Data limite para submissão das propostas: 30/09/2022.

Acesse o edital aqui. 

3- EDITAL FAPES Nº 22/2022 PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR DO ESPÍRITO SANTO – PESQUISADOR DO FUTURO (PICJR 2023)

OBJETO: 1.1. Selecionar propostas de projetos de Iniciação Científica Júnior nos temas de estratégicos, a serem desenvolvidos em parceria entre instituições da Rede Pública de Educação Básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação profissional técnica de nível médio e educação de jovens e adultos) e Instituições de Ensino Superior e/ou de Pesquisa (IES/P), visando despertar nos estudantes da Rede a vocação para a ciência, para o desenvolvimento tecnológico, bem como para ações de inovação. Pretende-se com esse programa proporcionar formação de recursos humanos qualificados e como consequência contribuir para o desenvolvimento do Estado do Espírito Santo.

1.2. Os objetivos do Programa de Iniciação Científica Júnior do Espírito Santo (PICJr) são:

a) promover a inserção de jovens estudantes na pesquisa científica, tecnológica e de inovação;

b) contribuir para a formação de padrões de excelência e eficiência na formação de recursos
humanos na Educação Básica;

c) despertar o interesse dos estudantes da Rede Pública de Ensino Básico para a possibilidade
de ingresso no Ensino Superior;

d) promover transformação na visão e expectativa de futuro do jovem estudante capixaba;

e) incentivar e ampliar a articulação entre as IES/P e a Rede Pública de Ensino Básico no estado;

f) promover a popularização da ciência;

g) contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do estado do Espírito Santo;

h) diminuir as desigualdades e promover a cidadania em regiões caracterizadas por altos índices de vulnerabilidade social no Espírito Santo.

Data limite para submissão das propostas: 20/10/2022.

Acesse o edital aqui. 

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

NOTA DE PESAR

Comunicamos, com pesar, o falecimento do Sr. Ernesto Rubens Gelbcke. Gelbcke realizou a aula inaugural do primeiro mestrado da Fucape, no ano 2000. Também foi

Skip to content