EnglishPortugueseSpanish

Doutorando da FUCAPE compartilha experiências de estudar nos EUA

Jose Tejeda, aluno do Doutorado Acadêmico em Ciências Contábeis e Administração da FUCAPE, compartilhou um pouco da sua experiência de intercâmbio nos Estados Unidos. O local escolhido para continuar a pesquisa de sua tese foi a Baruch College, localizada em Nova York, nos Estados Unidos.

No início de 2020, pouco antes do avanço da pandemia, o doutorando embarcou para a América do Norte. Neste período, Tejeda viu seus planos mudarem completamente.

“Bom, minha experiência nos EUA se limitou a interação com a faculdade via Zoom. Já em relação ao país tem sido muito tranquilo, pois já tinha morado aqui por um período de seis meses. Hoje, estou morando na casa de familiares [Fonsito e Indira]. Pessoas que agradeço demais”, disse o doutorando.

Tejeda

Para o pesquisador a troca de conhecimento com os professores e alunos da Baruch College tem sido uma oportunidade única.

“Apesar das restrições impostas pela covid-19, a faculdade é excelente, a troca de conhecimento tem sido surreal. As discussões e análises dos papers apresentados nos seminários são de extrema qualidade e estão muito alinhados com o que temos estudado. Eu fui recebido de maneira excelente, tanto pelos alunos quanto pelos professores. Eles são muitos receptivos e muito tranquilos de contatar, receber feedback, etc”, explicou.

Baruch 01 
Baruch College

Congressos

Durante o intercâmbio, os doutorandos têm a oportunidade de participarem de congressos e apresentarem artigos. Para Tejeda não é diferente, ele já moderou duas aulas para a turma de doutorado na Baruch College.

No dia 7 de dezembro, ele apresentará um seminário do paper em que está desenvolvendo na faculdade – o terceiro paper de sua tese.

Com relação aos congressos internacionais, neste ano, Tejeda apresentou um artigo no Congresso Ibero-americano de Contabilidade (Sevilla-Espanha). Ele também possui um trabalho aprovado no Doctoral Colloquium do European Accounting Association, um dos congressos internacionais mais importantes na área da contabilidade.

O doutorando se apresentaria no Doctoral Colloquium no mês de maio deste ano, porém a data do evento foi alterada para o próximo ano, onde ele apresentará no The EAA’s first Virtual Annual Congress.

Inglês

Uma das dúvidas mais recorrentes entre os alunos quando o assunto é intercâmbio, é a adaptação com o inglês. Tejeda nasceu na República Dominicana, possui o espanhol como língua materna e é fluente em português. Apesar isso, não deixou de ter certas dificuldades na adaptação com o inglês.

“Não tem sido muito tranquilo devido que a minha língua é o espanhol [isso já representa uma barreira natural de pensar em inglês]. Além disso, esse fator representa outra restrição: em NY muitas pessoas falam espanhol [é inacreditável a quantidade] e isto pode dificultar a minha evolução no inglês. Por outro lado, na Baruch as turmas são internacionalizadas, onde há professores e alunos de diferentes países [China, Francia, Espanha, Alemanha], e só nos comunicamos em inglês”, disse.

Lições e aprendizados nos EUA

“O processo de gerar uma ideia de pesquisa e polir ela tem sido o aprendizado mais importante que eu tenho adquirido na Baruch. A minha maior lição é quando você está trabalhando em um ambiente onde tanto os professores quanto os alunos se preocupam e te oferecem ajuda, o caminho fica mais fácil de caminhar. Fica mais tranquilo para você gerar e se encaminhar em uma ideia de pesquisa interessante”, concluiu.

Inscrições para o Doutorado Acadêmico da FUCAPE

Estão abertas as inscrições para o Programa do Doutorado Acadêmico da FUCAPE. Para saber mais, clique aqui e acesse.

Daniel Alencastre
Comunicação FUCAPE

Comunicação Fucape

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

ESPÍRITO SANTO
Avenida Fernando Ferrari, 1358, Boa Vista, Vitória – ES, CEP: 29.075-505
Rio de Janeiro
R. da Assembleia, 100, 3º andar – Centro Rio de Janeiro /RJ – CEP: 20011-904
BRASÍLIA
Pátio Brasil Shopping – Asa Sul, Brasília – DF, 70740-610
MINAS GERAIS
Rua Leopoldina, 607 A, Santo Antônio, Belo Horizonte/MG – CEP: 30330-230
MARANHÃO
Av. dos Holandeses, 1166-1184 – São Marcos, São Luís – MA, 65071-380

Fucape Pesquisa e Ensino SA – 06.105.333/0001-61 | Fucape Fundação de Pesquisa e Ensino – 03.812.374/0001-08 | Instituto Fucape de Tecnologias Sociais – 20.317.623/0001-08

Skip to content