Capixabas mandando bem – ES Brasil/ FUCAPE

Quando se trata de profissionais de gestão, as empresas do Espírito Santo estão bem assistidas em suas demandas, conseguindo preencher seus staffs com mão de obra local. De modo geral, essa é a conclusão de diversos especialistas da área.

“Através de um contato contínuo com companhias e profissionais, as instituições de ensino do Estado passaram a ficar atentas às necessidades do mercado, buscando se adequar para atender organizações dos mais diversos segmentos, de acordo com suas carências”, pontua o consultor e presidente do Centro Capixaba de Desenvolvimento Metalmecânico (CDMEC), Durval Vieira de Freitas.

Embora não sirva de parâmetro para analisar a qualidade da mão de obra formada do meio acadêmico, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) ajuda a compreender a situação relatada pelo dirigente. Na última avaliação à qual o curso de Administração foi submetido, por exemplo, 40% das unidades educacionais capixabas participantes obtiveram conceitos nas duas faixas mais altas (4 e 5), sendo que Faesa, UVV, Multivix e Fucape alcançaram o nível 5.

Focada no segmento de negócios, a Fucape também se destaca entre as 10 melhores do país no ranking do Índice Geral de Cursos (IGC), do Ministério da Educação (MEC). De acordo com o especialista em Liderança e Desenvolvimento Humano da fundação, Bruno Félix, “a formação dos profissionais está melhor do que há alguns anos”, o que tem colocado o Espírito Santo em posição privilegiada nesse campo.

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui

guilherme

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn