Business Tech Congress encerra destacando talentos, propósito e inovação como pilares do futuro dos negócios

O último dia do congresso reforçou o compromisso da Fucape Business School em integrar conhecimento, mercado e o potencial humano que impulsiona a inovação

O futuro dos negócios é feito por e para pessoas! Encerrando com chave de ouro, o último dia do Business Tech Congress reforçou o compromisso da Fucape Business School em integrar conhecimento e mercado.

Reflexões sobre o papel humano nas empresas, desenvolvimento regional e inovação marcaram o encerramento do maior congresso de tecnologia em negócios do Espírito Santo.

Um dos momentos mais aguardados da programação, o painel “A crise de talentos e seus reflexos no desenvolvimento regional: o que muda para carreiras e empresas”, trouxe uma discussão profunda sobre o futuro do trabalho e os novos desafios da gestão de pessoas.

Com a participação de Cosme Péres, Vice-Presidente da ABRH-ES; Paulo Wanick, Diretor de Finanças da ArcelorMittal; Wagner Varejão, Economista e Sócio da Valor Investimentos; e Marco Cesarino, Fundador da Embraer-X, o encontro promoveu um debate enriquecedor sobre o futuro do trabalho e os desafios da gestão de talentos.

Os especialistas destacaram que a escassez de profissionais qualificados é também uma oportunidade para repensar estratégias de formação, cultura organizacional e desenvolvimento regional.

“Mais do que buscar talentos, as empresas precisam cultivar ambientes que despertem potencial e propósito. A gestão de pessoas se torna estratégica quando está conectada à visão de futuro”, afirmou Cosme Péres.

A valorização humana também foi abordada enquanto pilar essencial para as empresas. “A produtividade não pode vir à custa da conexão entre pessoas. O futuro das empresas depende da capacidade de formar e reter profissionais engajados e preparados para inovar”, afirmou o Diretor de Finanças da ArcelorMittal.

Complementando essa ideia, Wagner Varejão reforçou a importância da formação de talentos como vetor de crescimento econômico. “Investir em gente é investir na economia. Cada talento retido aqui fortalece o Espírito Santo como polo de inovação e negócios”, pontuou.

O painel destacou ainda, a importância da criatividade e da autonomia para impulsionar transformações.  “Os talentos são o motor da inovação. Quando damos autonomia, criamos um terreno fértil para ideias que mudam o mundo”, ressaltou Marco Cesarino, fundador da Embraer-X.

Fucape Talks emociona com trajetórias que inspiram

Histórias que mostram, na prática, como o conhecimento é capaz de mudar vidas e impulsionar o desenvolvimento profissional marcaram o Fucape Talks. Durante o encontro, profissionais de sucesso compartilharam suas jornadas e evidenciaram o impacto da educação e das oportunidades em suas carreiras.

Com 15 anos de trajetória na Fucape, Flávia Raposo, Diretora de Serviços Compartilhados da Extrafruti, também atua como professora da instituição que ajudou a moldar sua história. Em um relato emocionante, ela revisitou os passos que a levaram da sala de aula ao topo da gestão corporativa.

“Algumas pessoas acreditam em nós antes de nós mesmos. Eu tive uma professora que foi essa pessoa pra mim e hoje estou aqui, atuando como professora na Fucape, a instituição que me fez ser a profissional que sou”, destacou.

O momento também contou com a participação de Flávio Cezario, Vice-Presidente da Autoglass, que compartilhou sua trajetória de crescimento dentro da empresa. De técnico de loja a líder de grandes operações nacionais, ele destacou o poder do reconhecimento e da dedicação contínua ao aprendizado.

“A Autoglass me deu a oportunidade de crescimento que eu buscava. Ali encontrei a chance de me desenvolver e ter meu talento reconhecido”, relembrou.

As histórias apresentadas reforçaram o propósito do Business Tech Congress, de unir conhecimento, propósito e protagonismo, mostrando que aprender é o primeiro passo para transformar o futuro.

Premiações, criatividade e inovação em destaque

Desafio concluído com sucesso. O último dia também foi de celebração para os alunos participantes do Hack Business Tech, desafio de inovação realizado em parceria com o Bandes.

Após uma intensa jornada de imersão e desenvolvimento de ideias, os times finalistas apresentaram soluções criativas para o desafio: como criar oportunidades para aproximar e fidelizar clientes não recorrentes. E as equipes surpreenderam pela criatividade e pela capacidade de aplicar o conhecimento acadêmico em contextos reais de mercado.

A equipe vencedora apresentou a plataforma “Reinveste”, que propõe um sistema de cashback personalizado para fortalecer a experiência e a fidelização de clientes, um exemplo do potencial criativo e estratégico dos talentos formados pela Fucape.

Outro destaque foi o Paper Session, que premiou os melhores artigos tecnológicos nas categorias banca técnica e voto popular, reconhecendo pesquisas que unem rigor acadêmico, relevância e aplicabilidade no mercado.

As premiações coroaram projetos que aliaram conhecimento, estratégia e inovação, reafirmando o Business Tech Congress como um ambiente de aprendizado prático, protagonismo estudantil e valorização do talento capixaba.

Conhecimento que move o futuro

Com o auditório lotado e muito entusiasmo, o Business Tech Congress encerrou a quinta edição reafirmando seu propósito: ser um ponto de encontro entre conhecimento, mercado e pessoas.

Durante três dias, o evento reuniu nomes de destaque nacional, experiências transformadoras e reflexões sobre o papel da inovação, da liderança e da educação no desenvolvimento empresarial e social.

Mais do que um congresso, o Business Tech se consolidou como um movimento de transformação, que inspira e prepara profissionais para liderar o futuro com visão, propósito e humanidade.

Business Tech Congress, onde conhecimento e mercado se encontram!

Confira os melhores momentos do encerramento do Business Tech Congress!

Kamily Rodrigues

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn