Alunos da FUCAPE lançam liga de finanças

Whatsapp Image 2020 10 21 At 15.21.14

No mês de outubro de 2020, os alunos da graduação da FUCAPE Ariel Tenore, Bernardo Reali e Felipe Maciel lançaram a Liga de Finanças Fucape Finance. O projeto tem como objetivo unir a teoria apresentada em sala de aula e as exigências práticas do mercado financeiro, permitindo que os estudantes conheçam e entendam melhor desse mercado.

O projeto baseia-se em três frentes: aumentar o conhecimento dos membros envolvidos sobre o mercado financeiro (nas mais diversas áreas); desenvolver as skills necessárias para formar capital humano qualificado para esse segmento e aproximar estudantes da graduação com as instituições do mercado financeiro.

Fucape Finance
Os alunos Ariel, Felipe e Bernando

“Conversando com profissionais da área, vimos que uma dor comum entre as instituições financeiras do estado é a dificuldade de encontrar capital humano de excelência para o mercado financeiro regional. Hoje em dia é comum encontrar estudantes de graduação que almejam construir uma carreira dentro do mercado financeiro, mas não fazem ideia de por onde começar”, explicou Ariel Tenore.

Segundo o aluno Bernardo Reali, para que haja uma manutenção coesa da liga e de suas atividades cotidianas, a Liga foi estruturada e organizada em três áreas principais: projetos, administrativo e comunicação.

Estrutura

Comunicação – serão os responsáveis pela construção da imagem do Fucape Finance, fazendo a gestão das mídias sociais e a estruturação e divulgação dos eventos, palestras e bate-papos.

Administrativo – ficam encarregados do gerenciamento dos recursos, da elaboração e realização dos processos seletivos e da estruturação de parcerias estratégicas com as instituições.

Área de projetos – os membros são subdivididos em cinco células de estudo, sendo que cada uma delas é uma possível área de atuação dentro do mercado financeiro: Investment Banking, Equity Research, Private Equity, Portfolio Management e Corporate Lending.

“Aqui, são efetivadas as parceiras com as instituições financeiras que ajudam os membros a compreenderem melhor sobre as práticas do mercado, dando suporte profissional e simulando as atividades que acontecem no dia a dia das grandes empresas do mercado financeiro nacional e internacional”, compartilhou Reali.

Quem pode participar

Todos os estudantes da FUCAPE poderão se tornar membros da Liga, inclusive alunos de mestrado e doutorado. Estudantes de outras faculdades não poderão participar. O Prof. Dr. Aziz Beiruth é responsável pela orientação dos alunos.

“Durante esse semestre [2020/2], por ser o início do projeto, os fundadores estão selecionando os primeiros membros somente por convite. Mas, já no início do semestre que vem [2021/1], ocorrerá a abertura de um processo seletivo formal para que todos aqueles que tenham interesse em participar possam se inscrever”, disse Felipe Maciel.

De acordo com a coordenadora de Graduação da FUCAPE, Neyla Tardin, a Liga de Finanças é uma excelente iniciativa dos alunos e mostra quanto o mercado de bolsa de valores está aquecido no Brasil.

“A FUCAPE Business School é uma das poucas faculdades brasileiras que tem quatro cadeiras de finanças obrigatórias para os três cursos. Eles aprendem a precificar empresas, derivativos e projetos, escolher carteiras de investimentos, planejar o futuro e fazer escolhas racionais de reservas para previdência. A liga também fará parte da Code School do FUCAPE Finance Lab, e os alunos farão parte de um grupo de estudos cuja função é desenvolver códigos de programação em finanças para gerir carteiras. É um ótimo projeto, que tem total apoio da instituição”, disse Neyla.

Daniel Alencastre
Comunicação FUCAPE

guilherme

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn