Liderança Estratégica é o processo de influenciar pessoas a agirem de forma eficiente em direção à execução de uma estratégia competitiva. Tornar-se uma pessoa capaz de exercer essa influência é uma tarefa que envolve um esforço contínuo, constante e de longo prazo. Quando dizemos que liderança é um processo enfatizamos a ideia de que ela não é um atributo que alguém tem ou não tem. Tornar-se uma pessoa capaz de exercê-la significa desenvolver o talento de construir, por meio de um processo de interação, uma condição de confiança, que é a base para o exercício da influência interpessoal.
Liderança é um fenômeno social e, portanto, envolve interações entre pessoas. É preciso haver o outro para que ela se manifeste. Sendo assim, influenciar pessoas envolve não apenas o papel social do que lidera, mas também as escolhas do liderado. Um líder é alguém focado na ação. Envolve a realização. Se reflete na capacidade de transformar uma visão em realidade. É um fenômeno prático e não meramente discursivo.
Liderar é buscar a eficiência na busca por um objetivo comum. Sendo assim, é preciso fornecer uma visão para o grupo e apoiá-lo para que seus membros possam alcançar resultados satisfatórios, sem abrir mão da economia de recursos.