Professor da Fucape é recebido na University of Turku para desenvolver pesquisa

O professor Emerson Mainardes, da Fucape Business School, iniciou no dia 16 de setembro seu estágio técnico-científico na Turku School of Economics (TSE), University of Turku, na cidade de Pori, interior da Finlândia. Nomeado como professor visitante, ele permanecerá durante três meses no país, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). O projeto é dividido em período híbrido, com parte presencial e parte à distância, sendo 90 dias presenciais na Finlândia, país localizado entre Suécia e Rússia.

Coordenado pela professora Dr.ª Kati Suomi, a pesquisa terá finalização prevista para um ano. O retorno do professor e Doutor em Administração Emerson Mainardes ao Brasil está previsto para o dia 12 de dezembro.

WhatsApp Image 2024 09 23 at 10.28.34 - Fucape Business School

Em entrevista, ele destaca que o desenvolvimento da pesquisa é uma oportunidade de imersão em alto nível em áreas como: gestão, sustentabilidade e marketing. Um dos focos principais de sua pesquisa envolve as contribuições do marketing para a redução do desperdício de alimentos por consumidores, problema global que resulta na perda de cerca de 25% dos alimentos produzidos, sendo que a maior parte do desperdício ocorre nas residências dos consumidores. O estudo busca desenvolver ações de marketing para sensibilizar os consumidores a não jogarem alimentos fora.

Como parte de seu estágio, Emerson terá a chance de realizar visitas a campo para conhecer de perto as iniciativas finlandesas voltadas para a sustentabilidade e inovação no setor de alimentos. “É interessante conhecer autores que vemos citados em artigos e entender as metodologias de ensino aplicadas na Finlândia”, afirmou o professor, que ainda destacou a importância de aprender com as práticas acadêmicas do país, reconhecido pelo elevado PIB per capita e forte cultura de inovação.

Além das atividades acadêmicas, Emerson busca conhecer as práticas pedagógicas finlandesas e aplicá-las tanto no Brasil quanto em sua própria carreira. A experiência é vista como uma oportunidade única para compreender as diferenças culturais e econômicas entre os dois países, levando conhecimento prático para o Espírito Santo.


“This opportunity would not have been possible without the support of Fucape Business School, which allowed me to spend 90 days here to develop my research and teaching”, escreveu em publicação na rede social.

Camilla Lemos

Comunicação Fucape

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn