Fucape será instituição âncora no Brasil de competição internacional de cases da Accounting for Sustainability (A4S)

A Fucape Business School foi escolhida pela Accounting for Sustainability (A4S), organização inglesa que tem como um dos mantenedores o Rei Charles III, como instituição âncora no Brasil da International Case Competition (A4SICC), competição que oferece a oportunidade de estudantes de negócios e contabilidade de todo o mundo de desenvolverem e aplicarem suas habilidades para resolver desafios de sustentabilidade no ambiente empresarial, contribuindo para a criação de uma economia sustentável.

Fucape será instituição âncora no Brasil de competição internacional de cases da Accounting for Sustainability (A4S)
O Rei Charles III é um dos mantenedores da A4S. Foto: Divulgação/A4S

Com uma temática diferente a cada ano, a próxima A4SICC será focada em falar sobre os impactos dos direitos humanos nas estratégias dos negócios corporativos e pensar em práticas e soluções inovadoras em que lucro e os direitos humanos possam caminhar juntos.

“Para Fucape é muito importante ser escolhida com como instituição âncora pela A4S. Nós já mantemos uma interação muito forte com órgãos internacionais. Temos o primeiro curso de Contador Global, estabelecido pelas diretrizes da ONU, e participamos de competições como o CFA Challenge. É o início de uma parceria para que nós consigamos desenvolver mais pesquisas e resolver desafios dentro da temática de sustentabilidade a nível mundial”, afirma o Diretor-presidente da Fucape, Prof. Valcemiro Nossa.

As instituições âncoras de cada país devem montar equipes com alunos, que deverão selecionar uma das 127 empresas mais influentes do mundo, avaliadas no 2022 Corporate Human Rights Benchmark, pela World Benchmarking Alliance (WBA). O desafio é:

  • Analisar as conexões entre as características do modelo de negócio da empresa (proposta de valor; cadeia de valor; estrutura de custos e modelo de receita) e os possíveis impactos nos direitos humanos das pessoas.
  • Propor práticas de negócios, soluções inovadoras e/ou abordagens para a empresa adaptar seu modelo de negócios e lidar com esses impactos.

“Ser selecionada como uma das escolas âncora deste desafio global de sustentabilidade corporativa, valida nosso compromisso contínuo em integrar princípios de ESG em nossos programas acadêmicos. A escolha das equipes incluirá um torneio interno, onde a inovação, criatividade e compromisso com a sustentabilidade serão os critérios-chave”, afirma o Prof. Poliano Bastos, especialista em ESG e Governança Corporativa, responsável por fazer a ponte entre a Fucape e os representantes da A4S.

Além da Fucape, apenas mais uma instituição de ensino superior do Brasil foi selecionada pela A4S para participar. As equipes vencedoras disputarão a final em março de 2024, em Toronto, no Canadá, sendo avaliadas por uma banca de CFOs e membros da A4S. O prêmio final é de 10 mil e 5 mil Dólares canadenses para as equipes que conquistarem o primeiro e segundo lugar, respectivamente.

Patrícia Meireles

Comunicação Fucape

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn