Gestão Estratégica de Pessoas
O upgrade que sua carreira precisa.
Disciplinas do Curso
Gestão Estratégica de Pessoas
Fundamentos da gestão estratégica de pessoas. Abordagens e papeis de gestão estratégica de pessoas. O modelo de Ulrich. Planejamento estratégico de pessoas. Os novos desafios para a gestão de pessoas. Gestão estratégica de pessoas como potencial competitivo.
Economia de Empresas e do Trabalho
Os objetivos da firma; conceito de lucro econômico; economia e tomada de decisão; teoria da firma e estrutura de mercado; conceitos macroeconômicos; teoria do capital humano e sua influência para as organizações.
Atração, Seleção e Manutenção de Talentos
Imagem Corporativa, Relações públicas e os talentos do mercado como clientes a conquistar. As possibilidades, vantagens e desvantagens do recrutamento interno e externo. Políticas de recrutamento. Etapas do processo de seleção. Técnicas de seleção. Gestão de pessoas e a retenção de talentos. Desafios e possibilidades na Atração, Seleção e Manutenção de Terceirizados.
Gestão de Carreiras
Histórico, definições e significados. O papel do indivíduo na administração da carreira: escolha da carreira, identidades profissionais e âncoras de carreira. O papel das organizações na administração da carreira: visão de futuro, necessidade de planejamento, desenhos, estruturação de planos, tipos de carreiras. Processo Sucessório: percepções globais sobre programas de sucessão, Importância da estruturação do processo, desenvolvimento de programas, coaching e mentoring.
Carga Horária: 20 horas
Cargos, Salários e Remuneração
Plano de cargos e salários; Descrição de cargos; Análise de cargos; Avaliação de cargos; Métodos; Pesquisa Salarial; Remuneração indireta: tipos de benefícios; Incentivos salariais. Remuneração variável; Remuneração por competências.
Workshop 1: Introdução à Gestão Estratégica de Pessoas
Apresentação dos módulos, disciplinas, corpo docente e projeto pedagógico do curso.
Modelos de Gestão de Pessoas
Gestão por Competências. Gestão por Projetos. Gestão por Objetivos e Resultados. Implicações dos modelos de gestão nas políticas e práticas de Gestão de Pessoas.
Relações do Trabalho & Legislação Trabalhista
Autonomia e subordinação. Modos de produção e trabalho assalariado: a evolução do emprego. Legislação trabalhista no Brasil: primeiras normas, a Consolidação das Leis do Trabalho, a Constituição de 1988 e demais legislações. Conceito e definição de vínculo empregatício no Brasil. Trabalho e vínculos não-empregatícios. Limites e novas possibilidades para a regulamentação do trabalho no Brasil. Sindicalização, greve e negociação coletiva: acordo, convenção e dissídio coletivo.
Comportamento Organizacional
Ementa: Níveis de análise do comportamento organizacional: indivíduos, grupos e estrutura organizacional. Variáveis intervenientes da análise do comportamento organizacional e suas relações estruturais. Impactos das características individuais e de personalidades sobre a satisfação, comprometimento, produtividade organizacionais.
Carga Horária: 20hs
Desenvolvimento Individual e de Grupos
Desenvolvimento Individual e de Grupos: abordagens de Hyrum Smith e Stephen Covey. Coaching de Vida e de Desempenho. Mentoring. Impacto mútuo entre o desenvolvimento do grupo de trabalho e do indivíduo.
Carga Horária: 20 horas
Workshop 2 e Workshop 3: Visitas técnicas a empresas
Visitas técnicas a empresas e diálogos com gestores sobre temas emergentes em Gestão Estratégica de Pessoas.
Gestão Inclusiva da Diversidade
Estudo das principais teorias e abordagens sobre a gestão da diversidade e a inclusão no contexto organizacional. Práticas organizacionais voltadas à diversidade. Aculturação e gestão da diversidade. Atitudes frente às ações organizacionais quanto à diversidade.
Relações Interpessoais e Gestão de Equipes
Aspectos básicos das relações interpessoais; Coesão e competição de grupo; Promoção do trabalho em equipe; Gestão da diversidade; Conflito e negociação – tipologia, padrões típicos, gerenciamento e solução.
Negociação e Resolução de Conflitos
Conceito e métodos de negociação. O Método de Harvard: Definição do problema. O Método de Harvard: Definição do interesse. O Método de Harvard: Opções e critérios de negociação. Análise de decisão. Teoria dos jogos. Negociação distributiva. Negociação de soma zero. Negociação de soma negativa. Complexidade negocial: incerteza, tempo e comportamento adverso. Leilões e concorrências. Jogos de soma positiva.
Carga Horária: 20 horas
Liderança
Conceito e principais abordagens teóricas; Carisma e liderança; Liderança versus chefia; Diferentes estilos de liderança e suas implicações para o rendimento de equipes, potencial criativo e motivação; Requisitos psicológicos para os padrões clássicos de liderança; Liderança, delegação de tarefas e gestão participativa; Desenvolvimento de lideranças.
Mudança Organizacional e Cultural
Bases antropológicas da cultura; diferentes abordagens de gestão da cultura em organizações; conceitos de poder e autoridade; relações entre clima, cultura e poder nas organizações; diagnósticos de clima, cultura e poder nas organizações. Tipos de mudança. Resistência à mudança. Desenvolvimento de ações de mudança organizacional e cultural com base em diagnósticos.
Administração Estratégica
EMENTA: A Ambiência Competitiva na Era da Informação. Administração, Estratégia e Administração Estratégica: conceitos. Fundamentos da Estratégia Empresarial. Critérios para a geração de Vantagem Competitiva. Planejamento Estratégico. As contribuições das áreas funcionais da Administração (Finanças, Marketing, Produção e Gestão de Pessoas) para a formulação e implementação da Estratégia Empresarial.
Carga Horária: 20hs
Ética e Responsabilidade Social
Conceituação de ética, moral e responsabilidade social; a ética do trabalho no Brasil; fundamentos da ética e da responsabilidade social nas empresas; gestão da ética e da responsabilidade social;contribuições da gestão da ética e da responsabilidade social para as empresas.
Consultoria em Gestão Estratégica de Pessoas
O compartilhamento das funções de RH entre as gerências das empresas. O papel do Gerente de RH como consultor das funções de RH. Limitações e alcances da atuação do Gerente de RH como consultor. Avaliação dos resultados das ações da consultoria de RH.
Seminário de Elaboração de TCC
Técnicas e Elaboração do TCC: Apresentação das técnicas para a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso. A escolha da área temática, organização, cuidados, suporte de idéias e referências. A norma brasileira de citação bibliográfica.