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Gestão Estratégica de Marketing

Gestão Estratégica de Marketing

Desenvolva suas habilidades em marketing

O padrão de concorrência estabelecido pelos mercados modificou-se em decorrência da opção pela diferenciação de produto, com foco na marca, como instrumento para conquista e ampliação de market share. Por essa razão, o papel do marketing nas organizações assumiu posição estratégica, acompanhado por uma demanda crescente por profissionais que tenham iniciativa, espírito inovador e criatividade. O MBA em Gestão Estratégica de Marketing é direcionado aos profissionais que buscam alavancar a sua trajetória neste ramo tão promissor.

Disciplinas do Curso

Conceitos e definições de Marketing – origem e evolução; orientações tradicionais de marketing (produção, vendas e marketing); processo estratégico e administração de Marketing no mundo contemporâneo; mix de Marketing; miopia de Marketing; divisões do Marketing quanto ao negócio; análise de mercado; análise do micro e macroambiente da empresa; o papel do planejamento das ações de marketing; gestão da informação e estratégias de relacionamento; evolução e tendências.

A partir da demonstração de resultados de pesquisas, serão discutidos os seguintes tópicos: segmentação de mercado; design de produto; identificação de métodos promocionais apropriados; estabelecimento de preços e outros elementos do mix de marketing; avaliação da satisfação de consumidores; diagnosticar razões para baixo crescimento; identificação de abordagens de pesquisa: exploratória, descritiva e causal;

Planejamento de marketing e estratégia organizacional; segmentação de mercados; análise de demanda; sistema de marketing; instrumentos para determinação do mercado-alvo; os elementos táticos do composto de marketing; gestão estratégica do marketing; plano de marketing.

Inteligência de marketing; ambientes de marketing; SIM (Sistema de Informação do Marketing); Fases iniciais da pesquisa de marketing; definição do problema de pesquisa e da abordagem; modelo e processo de pesquisa; pesquisa exploratória; pesquisa descritiva; pesquisa causal; escalas de medida; questionários e formulários; amostragem; preparação e análise dos dados; relatório de pesquisa; pesquisa de comunicação de imagem e propaganda; segmentação de mercado; as inovações na pesquisa de mercado.

Critérios para o desenvolvimento de preços; preço como fator essencial em vendas; gestão de preços; elaboração de promoções; implementação e controle de promoções, análises de resultados de promoções; canais de marketing; decisões relativas a pontos de contato, estratégias relativas ao tamanho do PDV, adequação do mix de produtos ao canal de venda.

Fundamentos e desenvolvimento da logística empresarial; visão logística sistêmica e sua relação com Marketing; estratégias e gerenciamento de canais de distribuição; novos formatos de canais; estratégia multicanais e seus conflitos; canais de Marketing; gestão de estoques; gestão de transportes; logística reversa; plano estratégico de desenvolvimento de canais de distribuição; Logística de resposta de serviços (LRS); Supply Chain Management (SCM).

Teoria dos prospectos; aversão a perda; contabilidade mental; heurísticas e vieses cognitivos; racionalização de escolha; construção de preferências; approach-avoidence.

Elaboration Likelihood Method (Petty & Cacioppo, 1986); System 1 and 2 (Kahneman); atitudes implícitas/inconscientes; estrutura/atividade do cérebro; influência no comportamento do consumidor; emoções básicas; Modelo Circumplexo.

Conceitos fundamentais e inovação em produtos; análise e estratégias de promoção e lançamento de um produto; gerenciamento de portfólio de produtos; evolução de produtos e mercado; ciclo de vida; inovações tecnológicas; estratégia e gerência de marcas; as marcas nas empresas e a identidade.

Histórico e conceitos, funil, construção de base de usuários, ciclo de vida do consumidor, taxa de conversão UX/UI, core product value, descoberta do produto, planos de atração de visitantes/compradores, curadoria de conteúdo, produto e campanhas virais, desenho e medidas de experimentos, definição de objetivos.

Organização, dimensionamento, estruturação, zoneamento e controle da equipe de vendas; estimativas de vendas; definição de metas de venda e acompanhamento; segmentação de canais de vendas; preparação de vendedores; convenção de vendas; avaliação do vendedor e da equipe de vendas; remuneração estratégica de vendas; novos desafios da gestão de vendas: o impacto da tecnologia; intangíveis que impactam as vendas: marca, confiança e cultura.

Conceitos norteadores; desenvolvimento de estratégias; criação de identidade online; audiência, consumidores digitais; inbound marketing, SEO, influenciadores e mensagem; blogging/microblogging; construção de personas; redes sociais; métricas básicas; compartilhamento de vídeos e podcasts; live streaming, newsletters e e-books.

O papel do marketing de relacionamento; instrumentos para implementação de estratégias; marketing de relacionamento e as conquistas de market share da empresa; customização de massa; cadeia de relacionamento; evolução do marketing de relacionamento; programas de fidelização e retenção de clientes.

A história do autosserviço; conceito e uso de Merchandising, Visual Merchandising, Merchandising Vertical e Horizontal e Exposição de Produtos; definição dos trabalhos realizados de Merchandising; conceito e aplicação de técnicas de Vitrinismo; o perfil e o modelo de trabalho de profissionais de merchandising; planejamento de lojas e desenvolvimento de layouts.

Ferramentas para medir, gerenciar e analisar performance de ações no ambiente digital; optimização de ROI; relatar o histórico das ações; projetar/ influenciar ações futuras; tráfego e busca, Google Analytics.

Introdução ao e-commerce e conceitos, modelo de negócios e análise estratégica, infraestrutura, arquitetura de loja virtual segurança e pagamento, geração de tráfego, e-marketing, e-service, experiência do usuário, métricas de análises, otimização de buscas, produtos digitais, auditorias, integração de canais.

Princípios da metodologia científica para elaboração de trabalhos académicos, métodos de pesquisa, técnicas básicas para pesquisa bibliográfica e uso de padrões de referências, elaboração de anteprojetos, projetos e trabalhos finais de produção acadêmica.

Integração das habilidades e conhecimentos adquiridos no decorrer do curso, utilização de ferramentas de medição do desempenho coletivo diante de desafios internos e externos no mundo dos negócios que envolvem a gestão de vendas, análise de riscos operacionais e financeiros; uso de instrumentos de avaliação de resultados (orçamento, projeções financeiras, fluxo de caixa, demonstração de resultados e outros), gestão de conflitos.

Apresentação dos projetos de trabalho de conclusão de curso.

Corpo Docente

Professores de nível internacional com ampla formação científica e notório reconhecimento pelo mercado.

Antony Moreira

Antony Moreira

Diretor de inteligência da agência Boomerang Inteligência
Daniel Modenesi

Daniel Modenesi

Co-fundador das startups AlmoçoGratis e Freatz e Doutor em Administração
Danilo Marchiori

Danilo Marchiori

Doutor em Gestão
Emerson Wagner Mainardes - Diretor Acadêmico

Emerson Mainardes

Doutor em Administração
Felipe Lomeu

Felipe Lomeu

Co-CEO da Tegrus e Product & Growth Strategist
Comunicado - Dia do Professor

Hugo Mansur

CEO na Lifebrand
Lara Mendes Christ Bonella Sepulcri

Lara Sepulcri

Doutora em Ciências Contábeis e Administração
Poliano Bastos da Cruz

Poliano Bastos

Doutor em Ciências Contábeis e Administração
Rafaella-Rodrigues

Rafaella Rodrigues

Assessora de Comunicação do Banestes SA.
Vinicius Gomes

Vinicius Gomes

Proprietário da empresa Ovvercome e Mestre em Administracão

Informações adicionais

Processo Seletivo 2023/1

PREVISÃO DE INÍCIO: MAIO DE 2023 

O Curso MBA em Gestão Estratégica de Marketing terá um coordenador e será acompanhado, conforme estabelecido no Regimento de Pós-Graduação da FUCAPE, pela Comissão de Pós-Graduação – CPG – formada pelo Diretor-presidente, pelo Diretor Acadêmico, pelos Coordenadores da Pós-Graduação e por um representante discente.

Para efetivação da matrícula será necessário o envio das seguintes documentações: 

– Foto 3×4 ou selfie em fundo branco;
– Comprovante de residência;
– Certidão de nascimento ou casamento;
– RG;
– CPF;
– Comprovante de pagamento da taxa de inscrição;
– Histórico de Graduação;
– Diploma de Graduação.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO – LATO SENSU – ESPECIALIZAÇÃO

Aulas presenciais às sextas-feiras, das18h30 às 22h55 e aos sábados das 8h às 11h55 e das 14h às 17h55, quinzenalmente.

Para realizar a sua inscrição, clique aqui.

Hub de Tecnologia e Inovação

O Hub de Tecnologia da Fucape Business School é um espaço cocriativo para o pleno aproveitamento da sinergia entre conhecimento acadêmico de excelência e práticas renomadas de mercado. Em essência, o hubtem a missão de promover a fusão do mercado disruptivo com a academia de qualidade, incubando, acelerando e financiando startups ou praticando coworking ativo em projetos de empresas já maduras.

Nossa proposta é abrigar fisicamente booths das empresas parceiras (cabines ou células empresariais), em uma estrutura ampla que inclui cafeteria, auditório e sala de estar

Dúvidas frequentes

Não. O MBA é um curso de pós-graduação, portanto, o candidato precisa comprovar a conclusão na graduação.
O candidato deverá se inscrever no site da Fucape e pagar a taxa de inscrição, no valor de R$ 60,00. Após confirmação de pagamento, o candidato estará apto a fazer a matrícula.
Sim. Entretanto, a formação em cursos na área de negócios e afins podem dar uma base mais consistente no decorrer do curso.