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Gestão Estratégica de Marketing

Gestão Estratégica de Marketing

Desenvolva suas habilidades em marketing

O padrão de concorrência estabelecido pelos mercados modificou-se em decorrência da opção pela diferenciação de produto, com foco na marca, como instrumento para conquista e ampliação de market share. Por essa razão, o papel do marketing nas organizações assumiu posição estratégica, acompanhado por uma demanda crescente por profissionais que tenham iniciativa, espírito inovador e criatividade. O MBA em Gestão Estratégica de Marketing é direcionado aos profissionais que buscam alavancar a sua trajetória neste ramo tão promissor.

Disciplinas do Curso

Conceitos e definições de Marketing – origem e evolução; orientações tradicionais de marketing (produção, vendas e marketing); processo estratégico e administração de Marketing no mundo contemporâneo; mix de Marketing; miopia de Marketing; divisões do Marketing quanto ao negócio; análise de mercado; análise do micro e macroambiente da empresa; o papel do planejamento das ações de marketing; gestão da informação e estratégias de relacionamento; evolução e tendências.

A partir da demonstração de resultados de pesquisas, serão discutidos os seguintes tópicos: segmentação de mercado; design de produto; identificação de métodos promocionais apropriados; estabelecimento de preços e outros elementos do mix de marketing; avaliação da satisfação de consumidores; diagnosticar razões para baixo crescimento; identificação de abordagens de pesquisa: exploratória, descritiva e causal;

Planejamento de marketing e estratégia organizacional; segmentação de mercados; análise de demanda; sistema de marketing; instrumentos para determinação do mercado-alvo; os elementos táticos do composto de marketing; gestão estratégica do marketing; plano de marketing.

Inteligência de marketing; ambientes de marketing; SIM (Sistema de Informação do Marketing); Fases iniciais da pesquisa de marketing; definição do problema de pesquisa e da abordagem; modelo e processo de pesquisa; pesquisa exploratória; pesquisa descritiva; pesquisa causal; escalas de medida; questionários e formulários; amostragem; preparação e análise dos dados; relatório de pesquisa; pesquisa de comunicação de imagem e propaganda; segmentação de mercado; as inovações na pesquisa de mercado.

Conceitos fundamentais e inovação em produtos; análise e estratégias de promoção e lançamento de um produto; gerenciamento de portfólio de produtos; evolução de produtos e mercado; ciclo de vida; inovações tecnológicas; estratégia e gerência de marcas; as marcas nas empresas e a identidade.

Critérios para o desenvolvimento de preços; preço como fator essencial em vendas; gestão de preços; elaboração de promoções; implementação e controle de promoções, análises de resultados de promoções; canais de marketing; decisões relativas a pontos de contato, estratégias relativas ao tamanho do PDV, adequação do mix de produtos ao canal de venda.

Fundamentos e desenvolvimento da logística empresarial; visão logística sistêmica e sua relação com Marketing; estratégias e gerenciamento de canais de distribuição; novos formatos de canais; estratégia multicanais e seus conflitos; canais de Marketing; gestão de estoques; gestão de transportes; logística reversa; plano estratégico de desenvolvimento de canais de distribuição; Logística de resposta de serviços (LRS); Supply Chain Management (SCM).

Teoria dos prospectos; aversão a perda; contabilidade mental; heurísticas e vieses cognitivos; racionalização de escolha; construção de preferências; approach-avoidence.

Elaboration Likelihood Method (Petty & Cacioppo, 1986); System 1 and 2 (Kahneman); atitudes implícitas/inconscientes; estrutura/atividade do cérebro; influência no comportamento do consumidor; emoções básicas; Modelo Circumplexo.

Organização, dimensionamento, estruturação, zoneamento e controle da equipe de vendas; estimativas de vendas; definição de metas de venda e acompanhamento; segmentação de canais de vendas; preparação de vendedores; convenção de vendas; avaliação do vendedor e da equipe de vendas; remuneração estratégica de vendas; novos desafios da gestão de vendas: o impacto da tecnologia; intangíveis que impactam as vendas: marca, confiança e cultura.

Conceitos norteadores; desenvolvimento de estratégias; criação de identidade online; audiência, consumidores digitais; inbound marketing, SEO, influenciadores e mensagem; blogging/microblogging; construção de personas; redes sociais; métricas básicas; compartilhamento de vídeos e podcasts; live streaming, newsletters e e-books.

O papel do marketing de relacionamento; instrumentos para implementação de estratégias; marketing de relacionamento e as conquistas de market share da empresa; customização de massa; cadeia de relacionamento; evolução do marketing de relacionamento; programas de fidelização e retenção de clientes.

A história do autosserviço; conceito e uso de Merchandising, Visual Merchandising, Merchandising Vertical e Horizontal e Exposição de Produtos; definição dos trabalhos realizados de Merchandising; conceito e aplicação de técnicas de Vitrinismo; o perfil e o modelo de trabalho de profissionais de merchandising; planejamento de lojas e desenvolvimento de layouts.

Histórico e conceitos, funil, construção de base de usuários, ciclo de vida do consumidor, taxa de conversão UX/UI, core product value, descoberta do produto, planos de atração de visitantes/compradores, curadoria de conteúdo, produto e campanhas virais, desenho e medidas de experimentos, definição de objetivos.

Introdução ao e-commerce e conceitos, modelo de negócios e análise estratégica, infraestrutura, arquitetura de loja virtual segurança e pagamento, geração de tráfego, e-marketing, e-service, experiência do usuário, métricas de análises, otimização de buscas, produtos digitais, auditorias, integração de canais.

Ferramentas para medir, gerenciar e analisar performance de ações no ambiente digital; optimização de ROI; relatar o histórico das ações; projetar/ influenciar ações futuras; tráfego e busca, Google Analytics.

Princípios da metodologia científica para elaboração de trabalhos académicos, métodos de pesquisa, técnicas básicas para pesquisa bibliográfica e uso de padrões de referências, elaboração de anteprojetos, projetos e trabalhos finais de produção acadêmica.

Integração das habilidades e conhecimentos adquiridos no decorrer do curso, utilização de ferramentas de medição do desempenho coletivo diante de desafios internos e externos no mundo dos negócios que envolvem a gestão de vendas, análise de riscos operacionais e financeiros; uso de instrumentos de avaliação de resultados (orçamento, projeções financeiras, fluxo de caixa, demonstração de resultados e outros), gestão de conflitos.

Apresentação dos projetos de trabalho de conclusão de curso.

Corpo Docente

Professores de nível internacional com ampla formação científica e notório reconhecimento pelo mercado.

Antony Moreira

Antony Moreira

Diretor de inteligência da agência Boomerang Inteligência
Daniel Modenesi

Daniel Modenesi

Co-fundador das startups AlmoçoGratis e Freatz e Doutor em Administração
Danilo Marchiori

Danilo Marchiori

Doutor em Gestão
Emerson Wagner Mainardes - Diretor Acadêmico

Emerson Mainardes

Doutor em Administração
Felipe Lomeu

Felipe Lomeu

Co-CEO da Tegrus e Product & Growth Strategist
Comunicado - Dia do Professor

Hugo Mansur

CEO na Lifebrand
Lara Mendes Christ Bonella Sepulcri

Lara Sepulcri

Doutora em Ciências Contábeis e Administração
Poliano Bastos da Cruz

Poliano Bastos

Doutor em Ciências Contábeis e Administração
Rafaella-Rodrigues

Rafaella Rodrigues

Assessora de Comunicação do Banestes SA.
Vinicius Gomes

Vinicius Gomes

Proprietário da empresa Ovvercome e Mestre em Administracão

Informações adicionais

Processo Seletivo 2023/1

PREVISÃO DE INÍCIO: MAIO DE 2023 

O Curso MBA em Gestão Estratégica de Marketing terá um coordenador e será acompanhado, conforme estabelecido no Regimento de Pós-Graduação da FUCAPE, pela Comissão de Pós-Graduação – CPG – formada pelo Diretor-presidente, pelo Diretor Acadêmico, pelos Coordenadores da Pós-Graduação e por um representante discente.

Para efetivação da matrícula será necessário o envio das seguintes documentações: 

– Foto 3×4 ou selfie em fundo branco;
– Comprovante de residência;
– Certidão de nascimento ou casamento;
– RG;
– CPF;
– Comprovante de pagamento da taxa de inscrição;
– Histórico de Graduação;
– Diploma de Graduação.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO – LATO SENSU – ESPECIALIZAÇÃO

Aulas presenciais às sextas-feiras, das18h30 às 22h55 e aos sábados das 8h às 11h55 e das 14h às 17h55, quinzenalmente.

Para realizar a sua inscrição, clique aqui.

Hub de Tecnologia e Inovação

O Hub de Tecnologia da Fucape Business School é um espaço cocriativo para o pleno aproveitamento da sinergia entre conhecimento acadêmico de excelência e práticas renomadas de mercado. Em essência, o hubtem a missão de promover a fusão do mercado disruptivo com a academia de qualidade, incubando, acelerando e financiando startups ou praticando coworking ativo em projetos de empresas já maduras.

Nossa proposta é abrigar fisicamente booths das empresas parceiras (cabines ou células empresariais), em uma estrutura ampla que inclui cafeteria, auditório e sala de estar

Dúvidas frequentes

Não. O MBA é um curso de pós-graduação, portanto, o candidato precisa comprovar a conclusão na graduação.
O candidato deverá se inscrever no site da Fucape e pagar a taxa de inscrição, no valor de R$ 60,00. Após confirmação de pagamento, o candidato estará apto a fazer a matrícula.
Sim. Entretanto, a formação em cursos na área de negócios e afins podem dar uma base mais consistente no decorrer do curso.