FUCAPE
BUSINESS
SCHOOL

Ciência de Dados Aplicada à Gestão de Negócios

Ciência de Dados Aplicada à Gestão de Negócios

O upgrade que sua carreira precisa.

A FUCAPE, por meio do Instituto Fucape de Tecnologias Sociais e do InspiraES, lança o MBA Liderança para Gestão Pública, com bolsas para servidores públicos municipais do Espírito Santo, em cargos de liderança, que desejam se aperfeiçoar de acordo com as novas exigências do mercado e legislações atuais.

Objetivos do Curso

Dotar os gestores públicos municipais com competências técnicas de gestão pública, voltadas ao alto desempenho na função de gestor público das áreas: educação, cultura e esporte; saúde e desenvolvimento social; justiça e segurança; meio ambiente e agricultura; desenvolvimento urbano e infraestrutura; modernização e inovação; e, desenvolvimento econômico e logística da administração pública municipal.

Público-Alvo

Profissionais do quadro da administração pública municipal do Estado do Espírito Santo, efetivos ou em cargos de comissão, secretários e subsecretários municipais, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, graduados, que desejam ter ou aprimorar competências técnicas para o alto desempenho em funções relacionadas à administração pública.

Profissionais graduados que desejam ter ou aprimorar competências técnicas para o alto desempenho em funções relacionadas à administração pública.

Disciplinas do Curso

Bigdata e mineração de dados: Introdução à modelagem da dados em big data, 5 V’s do big data, arquitetura hadoop, MapReduce, Diferenciação entre os principais modelos de gestão de dados. Entendimento de modelos de armazenagem (datalakes, datawarehouses) e as diferenciações de utilização on-premises vs nuvem. Implementação de estratégias de extração de dados.

Introdução à Gamificação; Regras de Design de Jogos. Fundamentos da Psicologia na Gamificação; Fundamentos de Computação na Gamificação; Projeto de Gamificação.

Introdução a bancos de dados: conceitos básicos, terminologias, sistemas de gerenciamento de bancos de dados. Linguagens para banco de dados: consulta e manipulação de dados. Banco de dados relacionais e orientados a objetos; outros paradigmas (NoSQL). Tópicos de modelagem e projeto de banco de dados. Noções básicas de bancos de dados distribuídos.

Caracterizar a informação contábil para usuários internos e diferenciá-la da contabilidade financeira; definir os termos de custos usados em planejamento, controle e tomada de decisão; discutir os tipos de sistemas de custeio de produtos (ordem e processo); realizar análise de custo-volume-lucro; utilizar margem de contribuição por fator limitativo; descrever o processo de alocação de custos; avaliar o uso de informações de custos no processo de decisão.

Princípios econômicos básicos. As fronteiras horizontais: economias de escala e escopo, diversificação. Integração vertical e suas alternativas. Análise competitiva: definição de mercado; entrada e saída; análise setorial; dinâmica competitiva. Posicionamento estratégico. Criação de valor e vantagem competitiva. Informação e criação de valor. Desempenho e incentivos.

Fundamentos de Análise de Dados. Introdução à regressão no contexto de Econometria aplicado aos negócios. Seleção de modelos. Maximização de verossimilhança. Previsibilidade usando séries temporais. Modelos ARMA e ARIMA. Reversão à Média; Aplicações: Estimação de Risco de Mercado: VAR e Estimação de Risco de Crédito.

Visitas a Empresas, Feiras Selecionadas, Aceleradoras, Start-ups, Hub Fucape.

Regimes de capitalização; taxas de juros; planos de financiamentos; séries de pagamento; critérios de avaliação de projetos de investimento; conceito de risco; aplicações em finanças.

Algoritmos, lógica e linguagens de programação: visão geral. Análise de sistemas: análises estruturada e orientada a objetos (principais abordagens e diagramas). Tópicos de engenharia de software: modelos de processo (ciclos de vida) e metodologias de desenvolvimento, modelos de qualidade. Análises descritivas (exploração de dados e organização de informações), diagnósticas (análise das informações), preditivas (avaliação de tendências) e prescritivas (definição de ações).
Gestão da cadeia de valor: seu papel na execução da estratégia; gestão da demanda e suprimentos; processos de gestão da cadeia de valor; sustentabilidade e logística reversa. Gestão de transportes e armazenagem. Logística global. Estratégias de canais de distribuição.

Introdução ao e-commerce e conceitos, modelo de negócios e análise estratégica, infraestrutura, arquitetura de loja virtual segurança e pagamento, geração de tráfego, e-marketing, e-service, experiência do usuário, métricas de análises, otimização de buscas, produtos digitais, auditorias, integração de canais.

Conceitos tradicionais: definição e características de um Projeto, sucesso e fracasso dos projetos, ciclo de vida de projetos, comparação das metodologias (PMI, FEL, Agile), o papel do gerente de projetos, suas habilidades e suas interfaces. Aspectos econômicos e financeiros: métodos de seleção de projetos, gerenciamento dos riscos, EAP, custos e prazos, incerteza e contingência. Métodos ágeis: teoria e conteúdo, definições de conceitos, planejamento e execução dos “sprints”, monitoramento, controle e revisão dos “sprints”, encerramento e entregas das fases e do projeto. Design Thinking. Produto Mínimo Viável (MVP). Aplicação de um caso real.

Fundamentos da gestão estratégica de pessoas. Abordagens e papeis de gestão estratégica de pessoas. O modelo de Ulrich. Planejamento estratégico de pessoas. Os novos desafios para a gestão de pessoas. Gestão estratégica de pessoas como potencial competitivo.

Desenho do projeto e estudo de viabilidade Implementação do protótipo: aquisição e limpeza de dados, análise exploratória e modelagem, interpretação de resultados Produto Mínimo Viável (MVP)

A produção e transferência de conhecimento, conceitos em ciência, tecnologia e inovação, as estratégias de inovação. REIS, Dálcio Robertodos. Gestão da inovação tecnológica. Barueri: Editora Manole, 2008, 2ª edição.

Fundamentos de Análise de Dados. Introdução à regressão no contexto de Econometria aplicado aos negócios. Seleção de modelos. Maximização de verossimilhança. Previsibilidade usando séries temporais. Modelos ARMA e ARIMA. Reversão à Média; Aplicações: Estimação de Risco de Mercado: VAR e Estimação de Risco de Crédito.

Fundamentos de Marketing; Ambiente de Marketing; Informações de Marketing; Processo de Decisão de Compra; Segmentação de Mercado; Posicionamento e Mercados-Alvo; Marketing Mix; Marcas; Ética no Marketing. Ferramentas para medir, gerenciar e analisar performance de ações no ambiente digital; optimização de ROI; relatar o histórico das ações; projetar e influenciar ações futuras; tráfego e busca, Google Analytics. Conceitos norteadores; desenvolvimento de estratégias; criação de identidade online; audiência, consumidores digitais; inbound marketing, SEO, influenciadores e mensagem; blogging/microblogging; construção de personas; redes sociais; métricas básicas; compartilhamento de vídeos e podcasts; live streaming, newsletters e e-books.

Introduçao à redes sociais além do usuário. Extração de dados de redes sociais utilizando API’s públicas e Phyton. Estruturação e análise de dados de redes sociais. Mensuração e análise de engajamento em redes sociais e os impactos em marcas e produtos.

Tipos de inovação, planos e modelos de negócio, Canvas, Produto Mínimo Viável (MVP), identificação, avaliação e implementação oportunidades de negócio, fontes de capital. Apresentação e discussão das propostas iniciais de cada aluno, para o respectivo projeto.

Fundamentos de algoritmos. Manipulação de dados: tipos (classes) e variáveis; operadores e expressões matemáticas, lógicas e de texto. Estruturas básicas de controle: sequencial, de seleção/decisão e de repetição. Recursividade. Estruturas de dados básicas: vetores, matrizes e registros em Python. Subprogramas: funções. Principais bibliotecas para negócios.

Diferenciação entre Gerenciamento e Governança de Dados. Princípios de governança de dados, programas de governança de dados. O processo de implementação de Governança de Dados. As funções de Governança de Dados. Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Pensamento analítico de dados. Problemas de negócios e soluções da ciência de dados. Ajuste de modelos aos dados: técnicas e análise. Modelagem preditiva. Tomada de decisão: modelos analíticos, engenharia, métodos, evidências e probabilidade. Desempenho, limpeza e visualização de modelos. Computação ubíqua.

Informações adicionais

PREVISÃO DE INÍCIO: MAIO DE 2022 

O Curso MBA em Liderança para Gestão Pública terá um coordenador e será acompanhado, conforme estabelecido no Regimento de Pós-Graduação da FUCAPE, pela Comissão de Pós-Graduação – CPG – formada pelo Diretor-presidente, pelo Diretor Acadêmico, pelos Coordenadores da Pós-Graduação e por um representante discente.

Para efetivação da matrícula será necessário o envio das seguintes documentações: 

– Foto 3×4 ou selfie em fundo branco;
– Comprovante de residência;
– Certidão de nascimento ou casamento;
– RG;
– CPF;
– Comprovante de pagamento da taxa de inscrição;
– Histórico de Graduação;
– Diploma de Graduação.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO – LATO SENSU – ESPECIALIZAÇÃO

Aulas presenciais às sextas-feiras, das18h30 às 22h55 e aos sábados das 8h às 11h55 e das 14h às 17h55, quinzenalmente.

Para realizar a sua inscrição, clique aqui.

Diferenciais

Hub de Tecnologia e Inovação

O Hub de Tecnologia da Fucape Business School é um espaço cocriativo para o pleno aproveitamento da sinergia entre conhecimento acadêmico de excelência e práticas renomadas de mercado.

Laboratório de Finanças

O Laboratório de Finanças é um espaço que mimetiza o ambiente de Bolsa de Valores e de corretora, possibilitando que os alunos gerenciem fundos fictícios e regulados, tal como é na realidade.

Professores doutores

Uma das grandes preocupações da Fucape é contar com professores altamente capacitados à disposição dos alunos e dedicação exclusiva para desenvolvimento de pesquisas científicas e produção de conhecimentos.

Top 10 do Brasil

A Fucape Business School está entre as 10 melhores Instituições de Ensino Superior do Brasil, dentre mais de duas mil instituições avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC), tanto públicas quanto privadas.

Corpo Docente

Professores de nível internacional com ampla formação científica e notório reconhecimento pelo mercado.

Marcelo Oliveira

Marcelo Oliveira

Doutorando Administração pela FUCAPE, Mestre em Estratégia e Governança Pública e Privada pela FUCAPE e Graduado em Direito pela Universidade de Vila Velha|UVV
Henrique Geaquinto Herkenhoff

Henrique Geaquint...

Desembargador Federal do TRF3 e Secretário de Estado da Segurança Pública do Espírito Santo
Dielson Claudio dos Santos

Dielson Claudio

Auditor Chefe do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh)
Renato Tognere Ferron

Renato Tognere

Analista Judiciário II - Ciências Contábeis do Tribunal de Justiça do Estado do Espirito Santo - TJES
Aylton Bonomo

Aylton Bonomo

Juiz Federal da 2ª Vara Federal Cível de Vitória (ES)
FABIANA FRANCO

Fabiana Franco

Mestre, Jornalista e Doutora em Comunicação

Hub de Tecnologia e Inovação

O Hub de Tecnologia da Fucape Business School é um espaço cocriativo para o pleno aproveitamento da sinergia entre conhecimento acadêmico de excelência e práticas renomadas de mercado. Em essência, o hubtem a missão de promover a fusão do mercado disruptivo com a academia de qualidade, incubando, acelerando e financiando startups ou praticando coworking ativo em projetos de empresas já maduras.

Nossa proposta é abrigar fisicamente booths das empresas parceiras (cabines ou células empresariais), em uma estrutura ampla que inclui cafeteria, auditório e sala de estar

Dúvidas frequentes

A prova do Vestibular da Fucape serve, para além da aprovação na graduação, como um diagnóstico do nível de conhecimento em matemática, relevante para desenvolver habilidades cognitivas como o raciocínio lógico e analítico, sendo estas competências importantes para os negócios.

Por meio do Vestibular é possível realizar uma Avaliação Cognitiva que reconhece os conteúdos da matemática que foram aprendidos pelo estudante e as lacunas de conhecimento que devem ser desenvolvidas.

Para tanto, a instituição disponibiliza aulas de fundamentos para raciocínio lógico, específicas para ensinar a matemática aplicada. Tal metodologia faz parte do DHI - Programa Desenvolvimento Humano Integral da FUCAPE, um programa diferencial que assessora os estudantes por meio de diversas atividades de instrumentalização e orientação.

Sim. Para o Vestibular FUCAPE 2023/1, o candidato poderá utilizar a melhor nota do ENEM de até três anos anteriores). Caso o candidato opte para entrar com a nota do ENEM, ainda assim, há necessidade do pagamento da taxa do vestibular, contudo, não será necessário a realização da prova.

Contudo, sendo aproveitada a nota do ENEM, o candidato não poderá concorrer às bolsas de ingresso, somente às bolsas por desempenho semestral.

Sim. A Fucape possui programas de bolsas para a graduação tanto para o ingresso, quanto para depois, quando o aluno já está matriculado.

Para o vestibular são ofertadas bolsas para os 10 primeiros colocados que alcançarem mais de 75% de acertos na prova*, além de 1 bolsa étnico-racial por curso para os candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas.

Após o ingresso na faculdade, os 5 melhores do vestibular também têm direito a uma bolsa de Incentivo à Pesquisa, cada um.

Há também o Programa de Bolsa por Desempenho, onde os alunos com alto CR (coeficiente de rendimento) garantem bolsa 100% por 1 semestre e, se continuarem a ter o melhor CR no semestre seguinte garantirão a bolsa.

*Confira as condições no Edital.

Sim. A Fucape possui parceria com o Programa Faça Acontecer do Banco Sicoob.

Sim. Todas essas possibilidades estão disponíveis para ingresso, porém, para o candidato se inscrever nos programas, é necessário ter feito o ENEM do ano vigente.

Nos programas como o Nossa Bolsa e Prouni, além do candidato preencher todos os requisitos dos programas, é obrigatório que o pretendente não tenha nenhum vínculo estudantil. Caso o candidato possua vínculo em alguma IES (Instituição de Ensino Superior) e queira ingressar na FUCAPE, é necessário o cancelamento da matrícula.

Sim. Os cursos de Administração, Contador Global e Economia da Fucape possuem a máxima integração dos conhecimentos na área de negócios.

No ciclo básico da graduação (dois primeiros anos), as disciplinas são ministradas em conjunto, enquanto as matérias específicas de cada área de atuação são oferecidas nos dois últimos anos.

Neste caso, há possibilidade de fazer uma nova opção de curso ao término dos dois primeiros anos (ciclo básico). O aluno pode alterar sua escolha de formação de acordo com o entendimento da área de negócios adquirido nos primeiros semestres do curso.

O aluno que completa a graduação nos cursos de Administração, Contador Global e Economia da Fucape tem a opção de obter a dupla titulação em 1 ano ou no máximo 1 ano e meio, dependendo das eletivas que ele escolheu no primeiro curso.

O aluno deverá entrar com o pedido de matrícula para o segundo curso no setor comercial da FUCAPE.

Sim. O candidato inscrito no processo seletivo 2023/1 poderá ter acesso às provas dos anos anteriores.

Para solicitar o acesso às provas, o candidato inscrito deverá responder o e-mail da confirmação de inscrição do vestibular enviado pelo setor comercial da Fucape e solicitar as provas dos anos anteriores. Portanto, é muito importante que o e-mail cadastrado seja preenchido corretamente.

No dia 11 de novembro de 2022, a partir das 18h, será divulgada no site da Fucape, a lista nominal dos candidatos aprovados no processo seletivo para o semestre letivo 2023/1.

No dia 14 de novembro de 2022, serão feitas as entrevistas com os pré-selecionados da bolsa étnico-racional.

No dia 15 de novembro de 2022, será divulgada no site da Fucape, a lista final dos bolsistas étnico-raciais.

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