Mestrado em Contabilidade e Administração

Maranhão

Desenvolvendo profissionais nas áreas de negócio

O Curso de Mestrado em Contabilidade e Administração da Fucape foi estruturado e reconhecido pela CAPES desde 2017 e é oferecido na cidade de São Luís, no Maranhão.

O curso oferece infraestrutura de ponta e competência técnica e tecnológica para garantir o desenvolvimento do curso dentro do padrão de excelência requerido.

O Mestrado tem o objetivo de aprimorar as habilidades na área da contabilidade e administração, o desenvolvimento de pesquisas e tem como base a gestão pública e privada, além de pesquisas avançadas em finanças e avaliação de empresas

O programa está dividido nas área de Contabilidade e Gestão Estratégica Pública e Privada e Finanças e Avaliação de Empresas.

Diferenciais

Em grandes centros urbanos, em capitais e nos mais diversos municípios do país, a Fucape potencializa a formação de profissionais com a aplicação dos exames de admissão em todo o Brasil.

Professores de ampla formação científica nas melhores universidades do mundo e notório reconhecimento pelo mercado.

O curso é flexível e você concilia equilibradamente o aprendizado com o exercício da sua profissão.

O aperfeiçoamento de habilidades com língua estrangeira ocorre durante o curso.

Disciplinas por Área de Concentração e Linha de Atuação

No mestrado em Contabilidade e Administração, você escolhe a Área de Concentração específica, contendo disciplinas exclusivas e a Linha de Pesquisa da área. As disciplinas do ciclo comum são obrigatórias para qualquer área escolhida.

Ementa: Resumo de dados em tabelas e gráficos. Estatísticas descritivas. Introdução
à distribuição de probabilidades. Distribuição normal. Distribuições de amostragens.
Estimativa do intervalo de confiança. Testes de hipóteses para Média e diferença de
médias entre duas populações. Regressão linear simples e múltipla. Regressão em painel.

Carga Horária: 54h

Ementa: Contabilidade Social; Indicadores macroeconômicos; Política Econômica; Mercado cambial; Interdependência entre setores interno e externo.   

Carga Horária: 27h

Ementa: Juros Simples. Juros Compostos. Descontos. Juros Real vs. Nominal. Fluxos de Caixa.
Equivalência Financeira. Sistemas de Amortização de Empréstimos. Análise de Investimentos.

Carga Horária: 18h

EMENTA: : Natureza e métodos da ciência: demarcação científica; conceituação de ciência. Concepções metodológicas: pesquisa positiva; pesquisa normativa; abordagens interpretativas. Projeto de pesquisa: encaminhamento de pesquisas; classificação das pesquisas; elementos de delineamento de pesquisas. Problema de pesquisa: escolha do tema; formulação do problema de pesquisa; construção de hipóteses. Métodos e técnicas de pesquisa: operacionalização de variáveis; coleta, análise e interpretação dos dados; elementos de estatística. Publicações científicas: tipos de trabalhos científicos. Redação científica. Normas para elaboração de trabalhos científicos: apresentação de citações; referências e elaboração.

Carga Horária: 27h

EMENTA: Pesquisa científica: tipos, etapas e projetos. Formulação de problemas e elaboração de hipóteses. O planejamento da pesquisa científica. Tipologia de estudos. Técnicas de coleta e interpretação de dados. Aspectos relacionados ao rigor metodológico: Triangulação nos métodos de pesquisa; Validade metodológica da pesquisa. Projeto de pesquisa. Relatório de
pesquisa: Estrutura e formas.

Carga Horária: 18h

Ementa: Decisões de investimento e financiamento. Estrutura de capital. Custo de capital. Informações contábeis e financeiras para a tomada de decisão. Principais demonstrações contábeis. Análise de demonstrações financeiras.

Carga Horária: 36h

EMENTA: Origem do pensamento em marketing; Correntes teóricas do pensamento em marketing; Fundamentos da teoria do marketing; Fronteiras do marketing; Filosofia do marketing; Ambiente de marketing; Conceitos fundamentais do marketing: Necessidades, desejos e demandas; Valor, satisfação e qualidade; Transações e relacionamentos; Segmentação e posicionamento; Marketing-mix Gestão de marketing; Marketing e ética.

Carga Horária: 27h

EMENTA: Formas de interpretação teóricas/metafóricas a respeito do que é uma organização escolar: Escola como Máquina, Organismo, Cérebro, Valores, Sistemas políticos, Prisões psíquicas, Fluxo e Transformação e como Instrumentos de dominação. Cultura e educação. Simbologia nas organizações escolares. Relacionamento entre a escola e a sociedade

Carga Horária: 36h

EMENTA: O processo de produção do conhecimento sobre o tema. Aspectos epistemológicos e metodológicos dos estudos em Gestão de Pessoas. Indivíduo, Grupos e Comportamento nas Organizações: Simbolismos, Culturas e Identidades nas empresas. Mudança Organizacional. Poder nas Organizações. Interculturalidade e gestão empresarial. Gestão da Diversidade nas Organizações, suas dimensões e perspectivas. Práticas de Recursos Humanos: Recrutamento, Seleção e Retenção de Pessoas, Remuneração, Aprendizagem e Treinamento nas Organizações, Qualidade de vida e saúde no trabalho.

carga Horária: 36h

EMENTA: Visão Estratégica. O que é estratégia. Escolas de Pensamento sobre Estratégia. Conceitos de administração estratégica. Planejamento estratégico: conceitos, metodologias e aplicação. Ambiente e Objetivos da Estratégia, Estratégia empresarial: conceitos, formulação e técnicas de delineamento estratégico. Unidades estratégicas de negócios. Direção estratégica: conceitos e abordagens. Controle estratégico: conceitos, metodologias e aplicação. Liderança Estratégica. Panorama da Produção Acadêmica em Estratégia.

Carga Horária: 27h

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Ementa: Estratégia: uma visão geral. Estratégia nas perspectivas econômica e social. Estratégias deliberadas e emergentes. Estratégias sinópticas e incrementais. Estratégia como prática social. Estratégia e governança corporativa. Evolução dos negócios e das formas de governança. Governança corporativa: conceitos e tendências. Códigos e práticas de governança. Princípios e valores de governança corporativa. Questõeschave no processo de governança corporativa. Modelos de governança corporativa. Fatores de diferenciação de governança corporativa. Modelos internacionais de governança corporativa. Governança corporativa no Brasil.

Carga Horária: 36h

EMENTA: Teorias do comportamento do consumidor. Contribuição do estudo do comportamento do consumidor para o desenvolvimento das estratégias de marketing. Fatores que influenciam o comportamento do consumidor: Valores culturais, classe social e status. Influências pessoais, familiares e situacionais. Motivação e envolvimento. Valores e estilo de vida. Processamento de informação e aprendizado. Modelos de Comportamento do Consumidor. O comportamento de compra. Processos cognitivos. Satisfação do consumidor. Satisfação do consumidor e comportamento pós-compra. Conceito de relacionamento e comportamento do consumidor. Reconhecimento das necessidades e avaliação das alternativas. Tendências do consumidor: responsabilidade social. 

Carga Horária: 27h

Ciclos do Projeto. Termos de Referência do Projeto. Especificidades dos Projetos por Natureza e Setor. Análise da Demanda. Análise SWOT – Pontos fortes, Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças. Matriz de Estrutura Lógica do Projeto. Condicionantes Externos ao Projeto. Técnicas de Sequenciação – Gráfico de Gant; PERT-CPM. Orçamento. Gerenciamento, Controle e Monitoramento do Projeto, Aplicativos de Gerenciamento – softwares, Indicadores deAccountability. Análise Sistêmica. Macro-inserção do Projeto.  Alocação dos Recursos. Análise de Financiamento e Aporte Financeiro. Inserção Política e Negociação. Avaliação Econômica do projeto – Solidez, Consistência e Mérito.

Carga Horária: 36 horas

EMENTA: Gestão do trabalho, relações de trabalho e seus dilemas. Trabalho e formação humana: a mediação da atividade e da linguagem. Trabalho e qualificação. Trabalho e vida cotidiana. Modo de subjetivação e subjetividade. Trabalho processo saúde-doença.

Carga Horária: 27h

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EMENTA: Valor, Risco e Retorno, Modelos de precificação (CAPM), Orçamento de Capital, Orçamento de Capital com Incerteza, Opções Reais, Estrutura de Capital, Custo de Capital e Governança Corporativa. 

Carga Horária: 27h

EMENTA: Papel da Contabilidade Societária como redutora da assimetria informacional; Processo de emissão de pronunciamentos contábeis; Processo contábil e o macroambiente; Principais organismos reguladores; Ativo Circulante e Ativo Não-Circulante; Redução ao Valor Recuperável de Ativos; Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes; Patrimônio Líquido; Demonstração do Resultado do Exercício; Demonstração do Resultado Abrangente; Demonstração dos Fluxos de Caixa.

Carga Horária: 36h

Ementa: Estratégia empresarial: da vantagem competitiva à estratégia corporativa. Papel dos instrumentos de controle. Controle em organizações descentralizadas. Análise de rentabilidade e performance. Traduzindo a estratégia em ação. As dimensões do controle estratégico. Aplicações.

Carga Horário: 36h

Ementa: Valor. Risco e Retorno. Modelos de Precificação (CAPM). Orçamento de Capital. Orçamento de Capital com Incerteza. Opções Reais. Estrutura de Capital. Custo de Capital. Governança Corporativa.

Carga Horário: 36h

Ementa: Estratégia empresarial: da vantagem competitiva à estratégia corporativa. Papel dos instrumentos de controle. Controle em organizações descentralizadas. Análise de rentabilidade e performance. Traduzindo a estratégia em ação. As dimensões do controle estratégico. Aplicações.

Carga Horário: 36h

EMENTA: Evolução histórica da contabilidade; Evolução da abordagem de pesquisa na contabilidade (normativismo e positivismo); Estrutura conceitual básica da contabilidade no Brasil, EUA e no modelo internacional (IASB); Ativo e sua mensuração; Passivos e Patrimônio Líquido; Receitas, despesas, perdas e ganhos; Conflito de agência; Assimetria informacional; Papel da contabilidade dentro da teoria contratual da firma; Governança corporativa e contabilidade; Relevância, objetividade e conservadorismo; Informação contábil em mercados financeiros.

Carga Horária: 36h

EMENTA: Introdução à análise fundamentalista e apresentação dos principais modelos de avaliação de empresas e relacioná-los com os modelos de estimação do retorno esperado. Fluxo de caixa da empresa e fluxo de caixa do acionista. Custo de capital. Derivação do Modelo Baseado no Fluxo de Caixa Livre. As Técnicas de Análise de Informações Contábeis. Relação da Contabilidade com a Teoria de Finanças. Demonstração da relação das informações contábeis com os preços das ações. 

Carga Horária: 36h

EMENTA: Papel da Contabilidade Societária como redutora da assimetria informacional; Processo de emissão de pronunciamentos contábeis; Processo contábil e o macroambiente; Principais organismos reguladores; Ativo Circulante e Ativo Não-Circulante; Redução ao Valor Recuperável de Ativos; Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes; Patrimônio Líquido; Demonstração do Resultado do Exercício; Demonstração do Resultado Abrangente; Demonstração dos Fluxos de Caixa.

Carga Horária: 36h

EMENTA: Valor, Risco e Retorno, Modelos de precificação (CAPM), Orçamento de Capital, Orçamento de Capital com Incerteza, Opções Reais, Estrutura de Capital, Custo de Capital e Governança Corporativa. 

Carga Horária: 27h

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Ementa: Estrutura da Administração Pública (Administração Direta e Administração Indireta). Estrutura do Poder Executivo e o Modelo de Controladoria Governamental (Instrumentos: Planejamento e Orçamento Público; Contabilidade; Sistemas Informatizados; Auditoria e Ouvidoria). Fundamentação Legal do Controle e os tipos de controle no Brasil (Controle Interno, Externo e Social). Abrangência e atuação das controladorias de governo. Instrumentos de Planejamento (LDO, LOA e PPA). Orçamento Participativo como Instrumento de Controle Social. Auditoria Governamental: sistema de auditoria mundial: Controladoria, Auditoria Geral e Tribunais de Contas. Normas da Intosai. Sistema de auditoria brasileiro e os órgãos de controle externo da União, Estados e Municípios. Tipos de auditoria no setor público (legalidade, financeira, operacional, de programas, integral, de impacto). Tendências mundiais da auditoria pública: Accountability, Governança, Controle Social e Ouvidoria Pública. Desafios e oportunidades para a Controladoria Pública no Brasil, considerando as tecnologias de informação e de comunicação.

Carga Horária: 36h

EMENTA: Estudo das ferramentas de planejamento e orçamentação na administração pública brasileira: PLANO DE GOVERNO, PPA, LDO e LOA, focando a instrumentalização da gestão das políticas públicas e dos controles internos, externos e social; tratar as questões de ordem legal e normativa que interagem com a orçamentação do setor público brasileiro; estudos orçamentação em países de referências; orçamento por caixa; orçamento por competência; orçamento misto e modelos (cases) de orçamentação do mundo globalizado; indicadores de avaliação a partir da execução dos orçamentos. 

Carga Horária: 27h

Ementa: Custos nas Entidades Públicas. Métodos de custeio, métodos de acumulação de custos e sistemas de custeio. Problemas no rateio dos custos fixos. Custo de oportunidade e custo incrementais, evitáveis e irrecuperáveis. Área de responsabilidade, centros de responsabilidade, de custo, de lucro, de investimentos e de atividades e descentralização. Problemas no preço de transferência. Gestão Estratégica de Custos no setor público. Direcionadores de custos na área
pública. Instrumentos de avaliação de desempenho no setor público. Gestão de custo no setor público. Gestão de custo em Empresas Estatais. Eficiência em empresas estatais: propriedade e ambiente competitivo. Arrecadação de impostos: eficiência fiscal.

Carga Horária: 36h

EMENTA: A Estrutura Conceitual para elaboração e divulgação de informação contábil de propósito geral pelas entidades do setor público. O plano de contas e os sistemas de informações orçamentário, patrimonial e de controle. Demonstrações contábeis aplicadas ao setor público no Brasil. Análise das Demonstrações Contábeis exigidas pela legislação brasileira. Procedimentos Contábeis Específicos no Brasil: FUNDEB, Parcerias Público-Privadas (PPP), Consórcios Públicos, Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), Operações de Créditos, Dívida Ativa e Precatório em Regime Especial. Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público publicadas pelo IFAC (IPSAS). Qualidade do Gasto Público e Mensuração da Eficiência. 

Carga Horária: 36h

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Ementa: Introdução às organizações multinacionais e às finanças internacionais: fundamentos de macroeconomia; câmbio; Sistema Monetário Internacional; operações no mercado interbancário inglês e americano; FOREX. Estrutura a termo de taxa de juros e derivativos: títulos públicos americanos; contratos futuro e termo; swaps. Finanças corporativas internacionais: diversificação e precificação de títulos no mercado internacional; orçamento de capital em ambiente internacional; financiamento no mercado internacional; financiamento à exportação; gestão de riscos no mercado internacional; crises das décadas de 80/90/2000.

Carga Horária: 36h

Ementa: Valor. Risco e Retorno. Modelos de Precificação (CAPM). Orçamento de Capital. Orçamento de Capital com Incerteza. Opções Reais. Estrutura de Capital. Custo de Capital. Governança Corporativa.

Carga Horário: 36h

EMENTA: Sistema financeiro nacional e sua estrutura atual; Mercado primário; Mercado secundário de renda fixa e de renda variável; Operações Financeiras; Investidores institucionais; Crises Financeiras Internacionais; Mercado de câmbio; Securitização; Captação de recursos externos; Definição das operações de derivativos; Contabilização das operações de derivativos; Controle gerencial de derivativos; Demonstrações contábeis e evidenciação; Diferenças existentes na regulamentação entre Brasil e EUA. 

Carga Horária: 27h

Ementa: Introdução à avaliação de ativos intangíveis. Identificação de ativos intangíveis. Razões para avaliar ativos intangíveis. Normas técnicas e profissionais. Conceitos básicos de avaliação. Coleta e levantamento de dados. Métodos e Procedimentos: método do custo, método do mercado, método do resultado. Avaliação por opções reais aplicada a intangíveis. Análise da vida útil estimada do ativo intangível. Análise de ativos específicos: contratos, copyrights, consumidor, goodwill, capital humano, localização, marketing e tecnologia. Estudos de casos.

Carga Horária: 36h

Corpo Docente

Professores de nível internacional com ampla formação científica e notório reconhecimento pelo mercado.

Arilda Magna Campagnaro Teixeira

Arilda Teixeira

Doutora em Economia
Aziz Xavier Beiruth

Aziz Xavier Beiruth

Doutor em Controladoria e Contabilidade
Bruno Felix

Bruno Felix

Doutor em Administração de Empresas
Emerson Wagner Mainardes - Diretor Acadêmico

Emerson Mainardes

Doutor em Administração
Felipe Ramos Ferreira

Felipe Ramos

Doutor em Ciências Contábeis e Administração
Francisco Antonio Bezerra

Francisco Antonio...

Doutor em Controladoria e Contabilidade
Marcia Juliana d`Angelo

Marcia Juliana d`...

Doutora em Administração de Empresas
Neyla Tardin

Neyla Tardin

Doutora em Ciências Contábeis e Administração
Sergio-Augusto-Pereira-Bastos-700x500

Sérgio Bastos

Doutor em Administração de Empresas
Talles-Vianna-Brugni-700x500

Talles Vianna Brugni

Pós-doutor em Finanças e Doutor em Controladoria e Contabilidade

O Processo Seletivo vai até o candidato

Em grandes centros urbanos, em capitais e nos mais diversos Municípios do país. A FUCAPE potencializa a formação de profissionais com a aplicação dos exames de admissão em todo o Brasil.

Perguntas frequentes sobre os Mestrados Profissionais

A seleção ocorre por meio de quatro etapas: validação de inscrição através do pagamento da taxa, envio de documentos, prova objetiva e entrevista com a comissão de avaliação.

Sim. Estão aptos a participar do processo seletivo portadores de títulos de graduação ou pós-graduação.

Não. Como parte do processo seletivo, o inglês não é necessário. Contudo, no decorrer do curso, o inglês será obrigatório para a conclusão do curso.

Sim. Para lecionar no ensino superior, principalmente em faculdades privadas e universidades federais,
faz-se necessário a titulação de mestre.

Sim. Entretanto, a formação em cursos na área de negócios e afins podem dar uma base mais consistente no decorrer do curso.

Não. O Mestrado Profissional não necessita de dedicação exclusiva, ou seja, o aluno matriculado poderá ter vínculo empregatício concomitantemente aos estudos.

Os cursos de mestrado da FUCAPE têm a duração mínima de 18 meses e máxima de 30 meses.

Sim. A FUCAPE aceita o Teste Anpad de até 2 (dois) anos anteriores a data do início do curso como parte do processo seletivo, substituindo somente a prova objetiva, porém não exclui as outras duas etapas (validação de inscrição com envio de documentos e entrevista com o coordenador do curso).

Caso o candidato queira realizar a prova objetiva da FUCAPE, mesmo tendo feito o Teste Anpad, a instituição irá utilizar a maior nota.