MESTRADOS
PROFISSIONAIS
FUCAPE

Mestrado em Contabilidade e Administração

MARANHÃO

Desenvolvendo profissionais nas áreas de negócio

O Curso de Mestrado em Contabilidade e Administração da Fucape foi estruturado e reconhecido pela CAPES desde 2017 e é oferecido na cidade de São Luís, no Maranhão.

O curso oferece infraestrutura de ponta e competência técnica e tecnológica para garantir o desenvolvimento do curso dentro do padrão de excelência requerido.

O Mestrado tem o objetivo de aprimorar as habilidades na área da contabilidade e administração, o desenvolvimento de pesquisas e tem como base a gestão pública e privada, além de pesquisas avançadas em finanças e avaliação de empresas

O programa está dividido nas área de Contabilidade e Gestão Estratégica Pública e Privada e Finanças e Avaliação de Empresas.

Diferenciais

Em grandes centros urbanos, em capitais e nos mais diversos municípios do país, a Fucape potencializa a formação de profissionais com a aplicação dos exames de admissão em todo o Brasil.

Professores de ampla formação científica nas melhores universidades do mundo e notório reconhecimento pelo mercado.

O curso é flexível e você concilia equilibradamente o aprendizado com o exercício da sua profissão.

O aperfeiçoamento de habilidades com língua estrangeira ocorre durante o curso.

Disciplinas por Área de Concentração e Linha de Atuação

No mestrado em Contabilidade e Administração, você escolhe a Área de Concentração específica, contendo disciplinas exclusivas e a Linha de Pesquisa da área. As disciplinas do ciclo comum são obrigatórias para qualquer área escolhida.

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EMENTA: Natureza do conhecimento científico; Método científico; Técnicas de Pesquisa; Normalização de trabalhos científicos.
EMENTA: Compreender as regras de formatação de textos científicos; Conhecer as fontes de buscas de periódicos de qualidade; Conhecer os métodos de pesquisa científica Desenvolver projeto de dissertação.
EMENTA: Resumo de dados em tabelas e gráficos. Estatísticas descritivas. Introdução à distribuição de probabilidades. Distribuição normal. Distribuições de amostragens. Estimativa do intervalo de confiança. Testes de hipóteses para Média e diferença de médias entre duas populações. Regressão linear simples e múltipla. Regressão em painel.
EMENTA: Juros Simples. Juros Compostos. Descontos. Juros Real vs. Nominal. Fluxos de Caixa. Equivalência Financeira. Sistemas de Amortização de Empréstimos. Análise de Investimentos.
EMENTA: Contabilidade Social; Indicadores macroeconômicos; Política Econômica; Mercado cambial; Interdependência entre setores interno e externo.
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EMENTA: Teoria das organizações: os primórdios, a história, a delimitação e relevância do campo. Sociologia organizacional e fundamentos da organização burocrática. Organizações como sistemas abertos e abordagem contingencial. Ecologia populacional, instituições e campos organizacionais. Poder e política nas organizações. Processo decisório e racionalidade nas organizações. Cultura e simbolismo nas organizações. Gênero e diversidade nas organizações. Estudos críticos em Administração. Pós-modernismo e análise organizacional.
EMENTA: Conceito de Estratégia; Abordagens da Estratégia; Modelos Clássicos da Estratégia; Tipos de Estratégia; Ferramentas da Estratégia; Processo Estratégico; Conteúdo Estratégico; Planejamento Estratégico; Gestão Estratégica; Estrutura Organizacional; Estratégia de Diversificação; Atores Estratégicos
EMENTA: Decisões de investimento e financiamento. Estrutura de capital. Custo de capital. Informações contábeis e financeiras para a tomada de decisão. Principais demonstrações contábeis. Análise de demonstrações financeiras.
EMENTA: O processo de produção do conhecimento sobre o tema. Aspectos epistemológicos e metodológicos dos estudos em Gestão de Pessoas. Indivíduo, Grupos e Comportamento nas Organizações: Simbolismos, Culturas e Identidades nas empresas. Mudança Organizacional. Poder nas Organizações. Interculturalidade e gestão empresarial. Gestão da Diversidade nas Organizações, suas dimensões e perspectivas. Práticas de Recursos Humanos: Recrutamento, Seleção e Retenção de Pessoas, Remuneração, Aprendizagem e Treinamento nas Organizações, Qualidade de vida e saúde no trabalho.
EMENTA: Origem do pensamento em marketing; Correntes teóricas do pensamento em marketing; Fundamentos da teoria do marketing; Fronteiras do marketing; Filosofia do marketing; Ambiente de marketing; Conceitos fundamentais do marketing: Necessidades, desejos e demandas; Valor, satisfação e qualidade; Transações e relacionamentos; Segmentação e posicionamento; Marketing-mix; Gestão de marketing.
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EMENTA: Estratégia: uma visão geral. Estratégia nas perspectivas econômica e social. Estratégias deliberadas e emergentes. Estratégias sinópticas e incrementais. Estratégia como prática social. Estratégia e governança corporativa. Evolução dos negócios e das formas de governança. Governança corporativa: conceitos e tendências. Códigos e práticas de governança. Princípios e valores de governança corporativa. Questõeschave no processo de governança corporativa. Modelos de governança corporativa. Fatores de diferenciação de governança corporativa. Modelos internacionais de governança corporativa. Governança corporativa no Brasil.
EMENTA: Teorias do comportamento do consumidor. Contribuição do estudo do comportamento do consumidor para o desenvolvimento das estratégias de marketing. O consumidor como indivíduo. Valores e estilo de vida. Fatores que influenciam o comportamento do consumidor: valores culturais, classe social, status e influências pessoais, familiares e situacionais. Motivação e envolvimento. Modelos de processamento de informação, aprendizado e memória. Efeitos das emoções no comportamento do consumidor. O comportamento de compra. Satisfação do consumidor e comportamento pós-compra.
EMENTA: Ciclos do Projeto. Termos de Referência do Projeto. Especificidades dos Projetos no Setor Público. Análise da Demanda. Análise SWOT – Pontos fortes, Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças. Matriz de Estrutura Lógica do Projeto. Condicionantes Externos ao Projeto. Técnicas de Sequenciação – Gráfico de Gant; PERT-CPM. Orçamento. Gerenciamento, Controle e Monitoramento do Projeto. Aplicativos de Gerenciamento – Softwares. Indicadores de Accountability. Análise Sistêmica. Macroinserção do Projeto. Alocação dos Recursos. Análise de Financiamento e Aporte Financeiro. Inserção Política e Negociação. Avaliação Econômica do Projeto – Solidez, Consistência e Mérito.
EMENTA: Gestão do trabalho, relações de trabalho e seus dilemas. Trabalho e formação humana: a mediação da atividade e da linguagem. Trabalho e qualificação. Trabalho e vida cotidiana. Modo de subjetivação e subjetividade. Trabalho processo saúde-doença.
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EMENTA: Valor. Risco e Retorno. Modelos de Precificação (CAPM). Orçamento de Capital. Orçamento de Capital com Incerteza. Opções Reais. Estrutura de Capital. Custo de Capital. Governança Corporativa.
EMENTA: Papel da Contabilidade Societária como redutora da assimetria informacional; Processo de emissão de pronunciamentos contábeis; Processo contábil e o macroambiente; Principais organismos reguladores; Ativo Circulante e Ativo Não-Circulante; Redução ao Valor Recuperável de Ativos; Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes; Patrimônio Líquido; Demonstração do Resultado do Exercício; Demonstração do Resultado Abrangente; Demonstração dos Fluxos de Caixa.
EMENTA: Valor. Risco e Retorno. Modelos de Precificação (CAPM). Orçamento de Capital. Orçamento de Capital com Incerteza. Opções Reais. Estrutura de Capital. Custo de Capital. Governança Corporativa.
EMENTA: Estratégia empresarial: da vantagem competitiva à estratégia corporativa. Papel dos instrumentos de controle. Controle em organizações descentralizadas. Análise de rentabilidade e performance. Traduzindo a estratégia em ação. As dimensões do controle estratégico. Aplicações.
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EMENTA: Valor. Risco e Retorno. Modelos de Precificação (CAPM). Orçamento de Capital. Orçamento de Capital com Incerteza. Opções Reais. Estrutura de Capital. Custo de Capital. Governança Corporativa.
Ementa: Evolução histórica da contabilidade; Evolução da abordagem de pesquisa na contabilidade (normativismo e positivismo); Estrutura conceitual básica da contabilidade no Brasil, EUA e no modelo internacional (IASB); Ativo e sua mensuração; Passivos e Patrimônio Líquido; Receitas, despesas, perdas e ganhos; Relevância, objetividade e conservadorismo; Conflito de agência; Assimetria informacional; Papel da contabilidade dentro da teoria contratual da firma; Governança corporativa e contabilidade; Informação contábil em mercados financeiros.
EMENTA: Papel da Contabilidade Societária como redutora da assimetria informacional; Processo de emissão de pronunciamentos contábeis; Processo contábil e o macroambiente; Principais organismos reguladores; Ativo Circulante e Ativo Não-Circulante; Redução ao Valor Recuperável de Ativos; Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes; Patrimônio Líquido; Demonstração do Resultado do Exercício; Demonstração do Resultado Abrangente; Demonstração dos Fluxos de Caixa.
EMENTA: Introdução à análise fundamentalista e apresentação dos principais modelos de avaliação de empresas e relacioná-los com os modelos de estimação do retorno esperado. Fluxo de caixa da empresa e fluxo de caixa do acionista. Custo de capital. Derivação do Modelo Baseado no Fluxo de Caixa Livre. As Técnicas de Análise de Informações Contábeis. Relação da Contabilidade com a Teoria de Finanças. Demonstração da relação das informações contábeis com os preços das ações. Determinação da avaliação econômica de uma empresa. Fundamentação dos modelos de avaliação econômica de investimentos. Avaliação através do fluxo de caixa descontado. Modelo de avaliação relativa.
EMENTA: Estratégia empresarial: da vantagem competitiva à estratégia corporativa. Papel dos instrumentos de controle. Controle em organizações descentralizadas. Análise de rentabilidade e performance. Traduzindo a estratégia em ação. As dimensões do controle estratégico. Aplicações.
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EMENTA: Estudo das ferramentas de planejamento e orçamentação na administração pública brasileira: PLANO DE GOVERNO, PPA, LDO e LOA, focando a instrumentalização da gestão das políticas públicas e dos controles internos, externos e social; tratar as questões de ordem legal e normativa que interagem com a orçamentação do setor público brasileiro; estudos orçamentação em países de referências; orçamento por caixa; orçamento por competência; orçamento misto e modelos (cases) de orçamentação do mundo globalizado; indicadores de avaliação a partir da execução dos orçamentos.
EMENTA: Custos nas Entidades Públicas. Métodos de custeio, métodos de acumulação de custos e sistemas de custeio. Problemas no rateio dos custos fixos. Custo de oportunidade e custo incrementais, evitáveis e irrecuperáveis. Área de responsabilidade, centros de responsabilidade, de custo, de lucro, de investimentos e de atividades e descentralização. Problemas no preço de transferência. Gestão Estratégica de Custos no setor público. Direcionadores de custos na área pública. Instrumentos de avaliação de desempenho no setor público. Gestão de custo no setor público. Gestão de custo em Empresas Estatais. Eficiência em empresas estatais: propriedade e ambiente competitivo. Arrecadação de impostos: eficiência fiscal.
EMENTA: Estrutura da Administração Pública (Administração Direta e Administração Indireta). Estrutura do Poder Executivo e o Modelo de Controladoria Governamental (Instrumentos: Planejamento e Orçamento Público; Contabilidade; Sistemas Informatizados; Auditoria e Ouvidoria). Fundamentação Legal do Controle e os tipos de controle no Brasil (Controle Interno, Externo e Social). Abrangência e atuação das controladorias de governo. Instrumentos de Planejamento (LDO, LOA e PPA). Orçamento Participativo como Instrumento de Controle Social. Auditoria Governamental: sistema de auditoria mundial: Controladoria, Auditoria Geral e Tribunais de Contas. Normas da Intosai. Sistema de auditoria brasileiro e os órgãos de controle externo da União, Estados e Municípios. Tipos de auditoria no setor público (legalidade, financeira, operacional, de programas, integral, de impacto). Tendências mundiais da auditoria pública: Accountability, Governança, Controle Social e Ouvidoria Pública. Desafios e oportunidades para a Controladoria Pública no Brasil, considerando as tecnologias de informação e de comunicação.
EMENTA: A Estrutura Conceitual para elaboração e divulgação de informação contábil de propósito geral pelas entidades do setor público, conjugada com as Normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público do Conselho Federal de Contabilidade (NBCT SP) e as perspectivas de implantação das Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público no Brasil (IPSAS-IFAC). O plano de contas e os sistemas de informações orçamentário, patrimonial e de controle. Evolução e discussões à luz da Lei Federal nº 4.320/64, a Constituição Federal de 1988, a Lei de Responsabilidade Fiscal e, por fim, o Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público, publicado pela Secretaria do Tesouro Nacional. Demonstrações contábeis aplicadas ao setor público no Brasil: balanço patrimonial, demonstração das variações patrimoniais, demonstração das mutações do patrimônio líquido; demonstração do fluxo de caixa, balanço financeiro, balanço orçamentário e notas explicativas.
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EMENTA: Sistema financeiro nacional e sua estrutura atual; Mercado primário; Mercado secundário de renda fixa e de renda variável; Operações Financeiras; Investidores institucionais; Crises Financeiras Internacionais; Mercado de câmbio; Securitização; Captação de recursos externos; Definição das operações de derivativos; Contabilização das operações de derivativos; Controle gerencial de derivativos; Demonstrações contábeis e evidenciação; Diferenças existentes na regulamentação entre Brasil e EUA
EMENTA: Introdução à avaliação de ativos intangíveis. Identificação de ativos intangíveis. Razões para avaliar ativos intangíveis. Normas técnicas e profissionais. Conceitos básicos de avaliação. Coleta e levantamento de dados. Métodos e Procedimentos: método do custo, método do mercado, método do resultado. Avaliação por opções reais aplicada a intangíveis. Análise da vida útil estimada do ativo intangível. Análise de ativos específicos: contratos, copyrights, consumidor, goodwill, capital humano, localização, marketing e tecnologia. Estudos de casos.
EMENTA: Introdução às organizações multinacionais e às finanças internacionais: fundamentos de macroeconomia; câmbio; Sistema Monetário Internacional; operações no mercado interbancário inglês e americano; FOREX. Estrutura a termo de taxa de juros e derivativos: títulos públicos americanos; contratos futuro e termo; swaps. Finanças corporativas internacionais: diversificação e precificação de títulos no mercado internacional; orçamento de capital em ambiente internacional; financiamento no mercado internacional; financiamento à exportação; gestão de riscos no mercado internacional; crises das décadas de 80/90/2000.
EMENTA: Valor. Risco e Retorno. Modelos de Precificação (CAPM). Orçamento de Capital. Orçamento de Capital com Incerteza. Opções Reais. Estrutura de Capital. Custo de Capital. Governança Corporativa.

Corpo Docente

Professores de nível internacional com ampla formação científica e notório reconhecimento pelo mercado.

Mestrado em Contabilidade e Administração (MA)

Talles Vianna Brugni
Talles Vianna Brugni
Pós-doutor em Finanças e Doutor em Controladoria e Contabilidade
Sérgio Augusto Pereira Bastos
Sérgio Augusto Pereira Bastos
Doutor em Administração de Empresas
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Neyla Tardin
Doutora em Ciências Contábeis e Administração
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Marcia Juliana d`Angelo
Doutora em Administração de Empresas
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Francisco Antonio Bezerra
Doutor em Controladoria e Contabilidade
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Felipe Ramos Ferreira
Doutor em Ciências Contábeis e Administração
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Emerson Wagner Mainardes
Doutor em Administração
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Aziz Xavier Beiruth
Doutor em Controladoria e Contabilidade
fskbsg6c6pkwo0sc
Arilda Magna Campagnaro Teixeira
Doutora em Economia
kr1u7scy2eoog0o0
Bruno Felix
Doutor em Administração de Empresas

O Processo Seletivo vai até o candidato

Em grandes centros urbanos, em capitais e nos mais diversos Municípios do país. A FUCAPE potencializa a formação de profissionais com a aplicação dos exames de admissão em todo o Brasil.

Validação da inscrição

Pagamento de taxa e envio de documentação do interessado para análise preliminar de habilitação.

PASSO 1

Realização da Prova objetiva

Exame de conteúdo específico para avaliação de conhecimentos essenciais. Não há necessidade de comprovação de proficiência em língua estrangeira para ingresso no curso.

PASSO 2

Entrevista com a Comissão de pós-graduação

Avaliação final de natureza eliminatória que consiste em reunião presencial com os profissionais da Coordenação de Processos Seletivos FUCAPE.

PASSO 3

Perguntas frequentes sobre os Mestrados Profissionais

A seleção ocorre por meio de quatro etapas: validação de inscrição através do pagamento da taxa, envio de documentos, prova objetiva e entrevista com a comissão de avaliação.

Sim. Estão aptos a participar do processo seletivo portadores de títulos de graduação ou pós-graduação.

Não. Como parte do processo seletivo, o inglês não é necessário. Contudo, no decorrer do curso, o inglês será obrigatório para a conclusão do curso.

Sim. Para lecionar no ensino superior, principalmente em faculdades privadas e universidades federais,
faz-se necessário a titulação de mestre.

Sim. Entretanto, a formação em cursos na área de negócios e afins podem dar uma base mais consistente no decorrer do curso.

Não. O Mestrado Profissional não necessita de dedicação exclusiva, ou seja, o aluno matriculado poderá ter vínculo empregatício concomitantemente aos estudos.

Os cursos de mestrado da FUCAPE têm a duração mínima de 18 meses e máxima de 30 meses.

Sim. A FUCAPE aceita o Teste Anpad de até 2 (dois) anos anteriores a data do início do curso como parte do processo seletivo, substituindo somente a prova objetiva, porém não exclui as outras duas etapas (validação de inscrição com envio de documentos e entrevista com o coordenador do curso).

Caso o candidato queira realizar a prova objetiva da FUCAPE, mesmo tendo feito o Teste Anpad, a instituição irá utilizar a maior nota.

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