MESTRADOS
PROFISSIONAIS
FUCAPE

BELO HORIZONTE

Mestrado Profissional em Contabilidade
e Administração

Desenvolvendo profissionais nas áreas de negócio

O Curso de Mestrado em Contabilidade e Administração da Fucape foi estruturado e reconhecido pela CAPES desde 2021 e é oferecido na cidade de Belo Horizonte.

O curso oferece infraestrutura de ponta e competência técnica e tecnológica para garantir o desenvolvimento do curso dentro do padrão de excelência requerido.

O Mestrado tem o objetivo de aprimorar as habilidades na área da contabilidade e o desenvolvimento de pesquisas, valorizados pelo mercado e pela academia.

O programa está dividido na área de Contabilidade e Mercado Financeiro e Administração Estratégica e Finanças.

Diferenciais

Em grandes centros urbanos, em capitais e nos mais diversos municípios do país, a Fucape potencializa a formação de profissionais com a aplicação dos exames de admissão em todo o Brasil.

Professores de ampla formação científica nas melhores universidades do mundo e notório reconhecimento pelo mercado.

O curso é flexível e você concilia equilibradamente o aprendizado com o exercício da sua profissão.

O aperfeiçoamento de habilidades com língua estrangeira ocorre durante o curso.

Disciplinas por Área de Concentração e Linha de Atuação

No mestrado profissional em Contabilidade e Administração, você escolhe a Área de Concentração específica, contendo disciplinas exclusivas da área e a Linha de Atuação da área. As disciplinas do ciclo comum são obrigatórias para qualquer área escolhida.

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EMENTA: Teoria do Consumidor; Teoria da Firma; Estruturas de Mercado; Equilíbrio Geral; Externalidades; Bens Públicos; Assimetria de Informação; Teoria dos Jogos.

EMENTA: Natureza do conhecimento científico; Método científico; Técnicas de Pesquisa; Normalização de trabalhos científicos.

EMENTA: Pesquisa científica: tipos, etapas e projetos. Referencial teórico. Formulação de problemas e elaboração de hipóteses. Modelagem. Relatório de pesquisa.

EMENTA: Resumo de dados em tabelas e gráficos; Estatísticas descritivas; Introdução à distribuição de probabilidades; Estimação; Teste de hipótese; Regressão linear simples e múltipla. Endogeneidade; Variáveis Dummy; Modelos em Painel)

EMENTA: Desenvolver o senso crítico que permita decidir a respeito uso ou não da metodologia qualitativa, com base no problema a ser investigado, bem como as habilidades necessárias à realização desse tipo de pesquisa.

EMENTA: Visão Estratégica. O que é estratégia. Escolas de Pensamento sobre Estratégia. Conceitos de administração estratégica. Planejamento estratégico: conceitos, metodologias e aplicação. Ambiente e Objetivos da Estratégia, Estratégia empresarial: conceitos, formulação e técnicas de delineamento estratégico. Unidades estratégicas de negócios. Direção estratégica: conceitos e abordagens. Controle estratégico: conceitos, metodologias e aplicação. Liderança Estratégica. Panorama da Produção Acadêmica em Estratégia.

EMENTA: Serão Organizados Seminários e palestras sobre temas contemporâneos em contabilidade e finanças não contemplados nos demais módulos. A escolha dos temas será realizada entre os alunos do curso sob a orientação de um professor.

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EMENTA: Contabilidade Social; Indicadores macroeconômicos; Política Econômica; Mercado cambial; Interdependência entre setores interno e externo.

EMENTA: Papel da Contabilidade Societária como redutora da assimetria informacional; Processo de emissão de pronunciamentos contábeis; Processo contábil e o macroambiente; Principais organismos reguladores; Ativo Circulante e Ativo Não-Circulante; Redução ao Valor Recuperável de Ativos; Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes; Patrimônio Líquido; Demonstração do Resultado do Exercício; Demonstração do Resultado Abrangente; Demonstração dos Fluxos de Caixa.

EMENTA: Evolução histórica da contabilidade; Evolução da abordagem de pesquisa na contabilidade (normativismo e positivismo); Estrutura conceitual básica da contabilidade no Brasil, EUA e no modelo internacional (IASB); Ativo e sua mensuração; Passivos e Patrimônio Líquido; Receitas, despesas, perdas e ganhos; Conflito de agência; Assimetria informacional; Papel da contabilidade dentro da teoria contratual da firma; Governança corporativa e contabilidade; Relevância, objetividade e conservadorismo; Informação contábil em mercados financeiros.

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EMENTA: Custos nas Entidades Públicas. Métodos de custeio, métodos de acumulação de custos e sistemas de custeio. Problemas no rateio dos custos fixos. Custo de oportunidade e custo incrementais, evitáveis e irrecuperáveis. Área de responsabilidade, centros de responsabilidade, de custo, de lucro, de investimentos e de atividades e descentralização. Problemas no preço de transferência. Gestão Estratégica de Custos no setor público. Direcionadores de custos na área pública. Instrumentos de avaliação de desempenho no setor público. Balanced Scorcard. Gestão de custo no setor público. Gestão de custo em Empresas Estatais. Eficiência em empresas estatais: propriedade e ambiente competitivo. Arrecadação de impostos: eficiência fiscal.

EMENTA: A Estrutura Conceitual para elaboração e divulgação de informação contábil de propósito geral pelas entidades do setor público. O plano de contas e os sistemas de informações orçamentário, patrimonial e de controle. Demonstrações contábeis aplicadas ao setor público no Brasil. Análise das Demonstrações Contábeis exigidas pela legislação brasileira. Procedimentos Contábeis Específicos no Brasil: FUNDEB, Parcerias Público-Privadas (PPP), Consórcios Públicos, Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), Operações de Créditos, Dívida Ativa e Precatório em Regime Especial. Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público publicadas pelo IFAC (IPSAS). Qualidade do Gasto Público e Mensuração da Eficiência.

EMENTA: Estrutura da Administração Pública (Administração Direta e Administração Indireta). Estrutura do Poder Executivo e o Modelo de Controladoria Governamental (Instrumentos: Planejamento e Orçamento Público; Contabilidade; Sistemas Informatizados; Auditoria e Ouvidoria). Abrangência e Atuação da Controladoria no Governo. Fundamentação Legal do Controle e os tipos de controle no Brasil (Controle Interno, Externo e Social). Instrumentos de Planejamento (LDO, LOA e PPA). Orçamento Participativo como Instrumento de Controle Social. Sistemas Informatizados (Sistema de Administração Financeira do Governo Federal – SIAFI e sua aplicação como ferramenta de controle interno). Auditoria Governamental: Sistema de Auditoria Mundial: sistema de controladoria, auditoria geral e tribunais de contas; INTOSAI x órgãos de auditoria regional; Sistema de Auditoria Brasileiro e os órgãos de controle externo da União, Estados e Municípios; Métodos e Técnicas da auditoria pública; Tipos de auditoria no setor público (legalidade, financeira, operacional, de programas, integral, de impacto); Tendências mundiais da auditoria pública; Governança, Controle Social e Ouvidoria Pública.

EMENTA: Estudo das ferramentas de planejamento e orçamentação na administração pública brasileira: PLANO DE GOVERNO, PPA, LDO e LOA, focando a instrumentalização da gestão das políticas públicas e dos controles internos, externos e social; tratar as questões de ordem legal e normativa que interagem com a orçamentação do setor público brasileiro; estudos orçamentação em países de referências; orçamento por caixa; orçamento por competência; orçamento misto e modelos (cases) de orçamentação do mundo globalizado; indicadores de avaliação a partir da execução dos orçamentos.

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EMENTA: Valor, Risco e Retorno, Modelos de precificação (CAPM), Orçamento de Capital, Orçamento de Capital com Incerteza, Opções Reais, Estrutura de Capital, Custo de Capital e Governança Corporativa.

EMENTA: Controladoria. Estrutura conceitual da controladoria. Funções. Visão sistêmica das Organizações e a dinâmica empresarial. Planejamento. Mecanismos de coordenação e controle das firmas. Orçamento. Avaliação e mensuração de desempenho. Sistema de recompensas.

EMENTA: Contabilidade de custos: visão tradicional x gestão estratégica de custos (GEC). GEC e cadeia de valor. Custeio por atividades. Custeio alvo. Total cost of ownership. Controle gerencial.

EMENTA: Definição de riscos, compliance e governança corporativa; prevenção a lavagem de dinheiro; compliance segundo COSO e COBIT; gerenciamento e classificação de riscos; processo de gestão de riscos; implantação de gestão de riscos baseado no CSA (Control Self Assessment); melhores práticas de governança corporativa; conselho de administração e comitê de auditoria; aspectos éticos na governança corporativa; Lei Sarbanes-Oxley evolução e reflexos atuais, com seus principais pontos e efeitos.

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EMENTA: Atividade Financeira do Estado. Conceito de Tributo e espécies tributárias. Sistema Tributário Nacional. Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar. Imunidades Tributárias. Legislação Tributária. Obrigação tributária. Crédito tributário.

EMENTA: Noções gerais sobre ICMS. Regra Matriz de incidência tributária do ICMS (mercadorias, transportes e comunicação). Não cumulatividade. Apuração do ICMS e a disciplina do saldo credor. Operações interestaduais – impactos da Resolução do Senado nº 13/2012 e da Emenda Constitucional nº 87/2015. Substituição Tributária – aspectos gerais. Incentivos fiscais do ICMS – Lei Complementar nº 24/1975, Guerra Fiscal e Convalidação dos Incentivos (Lei Complementar nº 160/2017 e Convênio ICMS nº 190/2017). Sujeição ativa no ICMS Importação. Noções gerais sobre IPI. Regra matriz de incidência Tributária do IPI. Hipóteses de não incidência, isenção e suspensão. Não cumulatividade. Regimes fiscais regionais e setoriais. Operações especiais. Noções gerais sobre ISS. Regra matriz de incidência tributária do ISS. Município competente para a cobrança. ISS fixo. Questões controvertidas em matéria de competência tributária envolvendo IPI, ICMS e ISS. Aspectos contábeis envolvendo a tributação sobre o consumo.

EMENTA: Noções gerais sobre PIS/COFINS. Regra matriz de incidência tributária do PIS/COFINS. Hipóteses de não incidência e Isenções. Regime cumulativo e regime não cumulativo. PIS/COFINS na importação. Aspectos contábeis envolvendo a tributação sobre o faturamento.

EMENTA: Noções gerais sobre IRPJ e CSLL. Regra matriz de incidência Tributária do IRPJ e da CSLL. Regimes de Tributação. Regimes Contábeis. Distribuição de lucros e Dividendos. Juros sobre Capital Próprio. Aspectos contábeis envolvendo a tributação sobre a renda corporativa. Diferimento Tributário. Incentivos Fiscais. Temas emergentes em contabilidade e tributação sobre a renda. Pesquisas em contabilidade tributária.

EMENTA: Contabilidade e Economia da Informação; Papel da informação contábil para: avaliação de empresas, governança corporativa e mensuração de performance; Regulação e Enforcement; Aspectos políticos ligados à emissão de pronunciamentos contábeis.

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EMENTA: Valor, Risco e Retorno, Modelos de precificação (CAPM), Orçamento de Capital, Orçamento de Capital com Incerteza, Opções Reais, Estrutura de Capital, Custo de Capital e Governança Corporativa.

EMENTA: Introdução à análise fundamentalista e apresentação dos principais modelos de avaliação de empresas e relacioná-los com os modelos de estimação do retorno esperado. Fluxo de caixa da empresa e fluxo de caixa do acionista. Custo de capital. Derivação do Modelo Baseado no Fluxo de Caixa Livre. As Técnicas de Análise de Informações Contábeis. Relação da Contabilidade com a Teoria de Finanças. Demonstração da relação das informações contábeis com os preços das ações.

EMENTA: Papel da informação contábil no mercado de capitais. Das demonstrações contábeis à análise de negócios. Análise da estratégia. Análise contábil: modelos contábeis; incentivos para accounting choice; relevância versus objetividade; auditoria. Análise Financeira: índices, fluxos de caixa; análise vertical/horizontal.

EMENTA: Sistema financeiro nacional e sua estrutura atual; Mercado primário; Mercado secundário de renda fixa e de renda variável; Operações Financeiras; Investidores institucionais; Crises Financeiras Internacionais; Mercado de câmbio; Securitização; Captação de recursos externos; Definição das operações de derivativos; Contabilização das operações de derivativos; Controle gerencial de derivativos; Demonstrações contábeis e evidenciação; Diferenças existentes na regulamentação entre Brasil e EUA.

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EMENTA: Origem do pensamento em marketing; Correntes teóricas do pensamento em marketing; Fundamentos da teoria do marketing; Fronteiras do marketing; Filosofia do marketing; Ambiente de marketing; Conceitos fundamentais do marketing: Necessidades, desejos e demandas; Valor, satisfação e qualidade; Transações e relacionamentos; Segmentação e posicionamento; Marketing-mix Gestão de marketing; Marketing e ética.

EMENTA: Teoria das organizações e a delimitação do campo dos Estudos Organizacionais. Burocracia e organizações. Paradigmas e metáforas organizacionais. Abordagens funcionalista, interpretativista, crítica e emergente. Teoria da Contingência. Teoria Institucional. Ecologia organizacional. Redes Interorganizacionais. Cultura organizacional. Critical Management Studies. Cyborganization: tecnologia e relações de trabalho.

EMENTA: O processo de produção do conhecimento sobre o tema. Aspectos epistemológicos e metodológicos dos estudos em Gestão de Pessoas. Indivíduo, Grupos e Comportamento nas Organizações: Simbolismos, Culturas e Identidades nas empresas. Mudança Organizacional. Poder nas Organizações. Interculturalidade e gestão empresarial. Gestão da Diversidade nas Organizações, suas dimensões e perspectivas. Práticas de Recursos Humanos: Recrutamento, Seleção e Retenção de Pessoas, Remuneração, Aprendizagem e Treinamento nas Organizações, Qualidade de vida e saúde no trabalho.

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EMENTA: Custos nas Entidades Públicas. Métodos de custeio, métodos de acumulação de custos e sistemas de custeio. Problemas no rateio dos custos fixos. Custo de oportunidade e custo incrementais, evitáveis e irrecuperáveis. Área de responsabilidade, centros de responsabilidade, de custo, de lucro, de investimentos e de atividades e descentralização. Problemas no preço de transferência. Gestão Estratégica de Custos no setor público. Direcionadores de custos na área pública. Instrumentos de avaliação de desempenho no setor público. Balanced Scorcard. Gestão de custo no setor público. Gestão de custo em Empresas Estatais. Eficiência em empresas estatais: propriedade e ambiente competitivo. Arrecadação de impostos: eficiência fiscal.

EMENTA: As reformas do setor governamental. Aspectos da cultura no setor governamental. Novos paradigmas da Gestão no Setor Público. Governo Eletrônico; Sistemas de informações aplicados ao Setor Governamental. Controladoria Governamental: Controles Internos e Modelos de Controles no setor público. Informação sobre desempenho e custo: Indicadores de resultado. Uso da informação no processo alocativo. Estrutura de incentivos aos gestores públicos. Cultura de gestão por resultados (M&A). Competências gerenciais. Aplicação da Lei, da Jurisprudência e dos Costumes na governança pública. Poderes da Administração. Organização administrativa – Federal, Estadual e Municipal. Licitações. Mecanismos de prevenção e solução de conflitos: a arbitragem na Administração Pública.

EMENTA: Estrutura da Administração Pública (Administração Direta e Administração Indireta). Estrutura do Poder Executivo e o Modelo de Controladoria Governamental (Instrumentos: Planejamento e Orçamento Público; Contabilidade; Sistemas Informatizados; Auditoria e Ouvidoria). Abrangência e Atuação da Controladoria no Governo. Fundamentação Legal do Controle e os tipos de controle no Brasil (Controle Interno, Externo e Social). Instrumentos de Planejamento (LDO, LOA e PPA). Orçamento Participativo como Instrumento de Controle Social. Sistemas Informatizados (Sistema de Administração Financeira do Governo Federal – SIAFI e sua aplicação como ferramenta de controle interno). Auditoria Governamental: Sistema de Auditoria Mundial: sistema de controladoria, auditoria geral e tribunais de contas; INTOSAI x órgãos de auditoria regional; Sistema de Auditoria Brasileiro e os órgãos de controle externo da União, Estados e Municípios; Métodos e Técnicas da auditoria pública; Tipos de auditoria no setor público (legalidade, financeira, operacional, de programas, integral, de impacto); Tendências mundiais da auditoria pública; Governança, Controle Social e Ouvidoria Pública.

EMENTA: Análise dos objetivos da política fiscal e as funções do governo; falhas de mercado; orçamento do setor público; gastos públicos; financiamento dos gastos públicos; déficits e dívida pública; o Estado regulador.

EMENTA: Valor, Risco e Retorno, Modelos de precificação (CAPM), Orçamento de Capital, Orçamento de Capital com Incerteza, Opções Reais, Estrutura de Capital, Custo de Capital e Governança Corporativa.

EMENTA: Introdução à análise fundamentalista e apresentação dos principais modelos de avaliação de empresas e relacioná-los com os modelos de estimação do retorno esperado. Fluxo de caixa da empresa e fluxo de caixa do acionista. Custo de capital. Derivação do Modelo Baseado no Fluxo de Caixa Livre. As Técnicas de Análise de Informações Contábeis. Relação da Contabilidade com a Teoria de Finanças. Demonstração da relação das informações contábeis com os preços das ações.

EMENTA: Esta disciplina objetiva desenvolver e consolidar os fundamentos da contabilidade e finanças para análise econômico-financeira da empresa, visando tomada de decisões e atividades de planejamento e controle.

EMENTA: Definição de riscos, compliance e governança corporativa; prevenção a lavagem de dinheiro; compliance segundo COSO e COBIT; gerenciamento e classificação de riscos; processo de gestão de riscos; implantação de gestão de riscos baseado no CSA (Control Self Assessment); melhores práticas de governança corporativa; conselho de administração e comitê de auditoria; aspectos éticos na governança corporativa; Lei Sarbanes-Oxley evolução e reflexos atuais, com seus principais pontos e efeitos.

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EMENTA: Estratégia: uma visão geral. Estratégia nas perspectivas econômica e social. Estratégias deliberadas e emergentes. Estratégias sinópticas e incrementais. Estratégia como prática social. Estratégia e governança corporativa. Evolução dos negócios e das formas de governança. Governança corporativa: conceitos e tendências. Códigos e práticas de governança. Princípios e valores de governança corporativa. Questões-chave no processo de governança corporativa. Modelos de governança corporativa. Fatores de diferenciação de governança corporativa. Modelos internacionais de governança corporativa. Governança corporativa no Brasil.

EMENTA: Ciclos do Projeto. Termos de Referência do Projeto. Especificidades dos Projetos por Natureza e Setor. Análise da Demanda. Análise SWOT – Pontos fortes, Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças. Matriz de Estrutura Lógica do Projeto. Condicionantes Externos ao Projeto. Técnicas de Sequenciação – Gráfico de Gant; PERT-CPM. Orçamento. Gerenciamento, Controle e Monitoramento do Projeto, Aplicativos de Gerenciamento – softwares, Indicadores de Accountability. Análise Sistêmica. Macro-inserção do Projeto. Alocação dos Recursos. Análise de Financiamento e Aporte Financeiro. Inserção Política e Negociação. Avaliação Econômica do projeto – Solidez, Consistência e Mérito.

EMENTA: Conceitos básicos experiências e tendências na gestão de carreiras intranacionais e internacionais. Imigração, Expatriação e Repatriação. Mobilidade intranacional. Variáveis envolvidas na opção individual de carreira. Papel da empresa no gerenciamento de carreiras. Gestão de carreiras como um instrumento de gestão estratégica de recursos humanos. Experiências internacionais comparadas.

EMENTA: Gestão do trabalho, relações de trabalho e seus dilemas. Trabalho e formação humana: a mediação da atividade e da linguagem. Trabalho e qualificação. Trabalho e vida cotidiana. Modo de subjetivação e subjetividade. Trabalho processo saúde-doença.

EMENTA: Teorias do comportamento do consumidor. Contribuição do estudo do comportamento do consumidor para o desenvolvimento das estratégias de marketing. Fatores que influenciam o comportamento do consumidor: Valores culturais, classe social e status. Influências pessoais, familiares e situacionais. Motivação e envolvimento. Valores e estilo de vida. Processamento de informação e aprendizado. Modelos de Comportamento do Consumidor. O comportamento de compra. Processos cognitivos. Satisfação do consumidor. Satisfação do consumidor e comportamento pós-compra. Conceito de relacionamento e comportamento do consumidor. Reconhecimento das necessidades e avaliação das alternativas. Tendências do consumidor: responsabilidade social.

EMENTA: Aprofundar os mestrandos na pesquisa positiva, analisar e debater o estado da arte inerente aos controles gerenciais nas empresas; exercitar e incentivar a discussão de problemas de pesquisa que poderão ser base para pesquisas posteriores.

Corpo Docente

Professores de nível internacional com ampla formação científica e notório reconhecimento pelo mercado.

Arilda Magna Campagnaro Teixeira

Arilda Teixeira

Doutora em Economia
Aziz Xavier Beiruth

Aziz Xavier Beiruth

Doutor em Controladoria e Contabilidade
Bruno Felix

Bruno Felix

Doutor em Administração de Empresas
Emerson Wagner Mainardes - Diretor Acadêmico

Emerson Mainardes

Doutor em Administração
Felipe Ramos Ferreira

Felipe Ramos

Doutor em Ciências Contábeis e Administração
Francisco Antonio Bezerra

Francisco Antonio...

Doutor em Controladoria e Contabilidade
Marcia Juliana d`Angelo

Marcia Juliana d`...

Doutora em Administração de Empresas
Neyla Tardin

Neyla Tardin

Doutora em Ciências Contábeis e Administração
Sérgio Augusto Pereira Bastos

Sérgio Augusto

Doutor em Administração de Empresas
Talles Vianna Brugni

Talles Vianna Brugni

Pós-doutor em Finanças e Doutor em Controladoria e Contabilidade

O Processo Seletivo vai até o candidato

Em grandes centros urbanos, em capitais e nos mais diversos Municípios do país. A FUCAPE potencializa a formação de profissionais com a aplicação dos exames de admissão em todo o Brasil.

Validação da inscrição

Pagamento de taxa e envio de documentação do interessado para análise preliminar de habilitação.

PASSO 1

Realização da Prova objetiva

Exame de conteúdo específico para avaliação de conhecimentos essenciais. Não há necessidade de comprovação de proficiência em língua estrangeira para ingresso no curso.

PASSO 2

Entrevista com a Comissão de pós-graduação

Avaliação final de natureza eliminatória que consiste em reunião presencial com os profissionais da Coordenação de Processos Seletivos FUCAPE.

PASSO 3

Perguntas frequentes sobre os Mestrados Profissionais

A seleção ocorre por meio de quatro etapas: validação de inscrição através do pagamento da taxa, envio de documentos, prova objetiva e entrevista com a comissão de avaliação.

Sim. Estão aptos a participar do processo seletivo portadores de títulos de graduação ou pós-graduação.

Não. Como parte do processo seletivo, o inglês não é necessário. Contudo, no decorrer do curso, o inglês será obrigatório para a conclusão do curso.

Sim. Para lecionar no ensino superior, principalmente em faculdades privadas e universidades federais,
faz-se necessário a titulação de mestre.

Sim. Entretanto, a formação em cursos na área de negócios e afins podem dar uma base mais consistente no decorrer do curso.

Não. O Mestrado Profissional não necessita de dedicação exclusiva, ou seja, o aluno matriculado poderá ter vínculo empregatício concomitantemente aos estudos.

Os cursos de mestrado da FUCAPE têm a duração mínima de 18 meses e máxima de 30 meses.

Sim. A FUCAPE aceita o Teste Anpad de até 2 (dois) anos anteriores a data do início do curso como parte do processo seletivo, substituindo somente a prova objetiva, porém não exclui as outras duas etapas (validação de inscrição com envio de documentos e entrevista com o coordenador do curso).

Caso o candidato queira realizar a prova objetiva da FUCAPE, mesmo tendo feito o Teste Anpad, a instituição irá utilizar a maior nota.

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