É obrigatório que os manuscritos ofereçam prescrições e recomendações de solução de problemas, para além de aspectos descritivos e críticos. Nesse sentido, recomenda-se uma seção específica para tratativas desta natureza.
Os manuscritos devem ser escritos em linguagem clara e não técnica, de modo a alcançar um amplo público que não necessariamente está ligado também à academia. Ao passo que a linguagem deve ser palatável para os praticantes, é desejável evitar o uso de jargões e terminologias técnicas encontradas apenas na academia.
O material deve ser preparado seguindo os itens abaixo. Os manuscritos que não estiverem em conformidade com estas instruções podem ser devolvidos ao autor para ajustes ou até mesmo rejeitados. O documento não deverá conter identificação. Todos os autores devem estar cadastrados no site, mas não informados no texto. Não serão feitas alterações de autoria após a submissão.
Dúvidas, fazer contato por e-mail: [email protected]
Seção: Conteúdo sugerido.
Título: Usar título que revele que é uma análise de mercado.
Descrição do mercado: Apresenta-se uma breve descrição histórica do mercado a ser analisado (por exemplo, mercado de seguros, de saúde, construção etc.).
Importância do mercado: Apresenta-se os números atuais do mercado analisado, bem como seu papel na sociedade e economia.
Revisão de literatura: Breve revisão de literatura com artigos científicos sobre o mercado analisado.
Método de análise e resultados: Com a utilização de metodologia científica, apresentar resultados do mercado analisado, utilizando estatísticas mais facilmente compreendidas pelos profissionais do mercado.
Discussão sobre o mercado analisado: A partir dos números analisados e resultados obtidos, faz-se uma discussão do mercado, revelando potencialidades, desafios, entre outros, usando exemplos reais.
Recomendações para atuação: Elaboração de recomendações que orientem a atuação no mercado analisado.
Foco: Demonstrar como aplicar na prática os resultados de algum estudo científico.
Público-alvo: Empreendedores, gestores empresariais, gestores públicos, mídia.
Seção: Conteúdo sugerido.
Título: Destacar o estudo científico analisado.
Apresentação do estudo realizado: Apresenta-se o estudo científico, com objetivos e resultados (aspectos metodológicos devem ser mencionados, mas não há necessidade de aprofundamento).
Relevância do estudo: Discute-se a importância do estudo científico analisado e suas potenciais aplicações.
Revisão de literatura: Breve revisão de literatura com artigos científicos sobre o assunto tratado no estudo científico analisado.
Interpretação do estudo científico para a prática: Discute-se como o estudo científico contribui com a sociedade, traduzindo os achados em exemplos práticos.
Discussão e conclusões: Faz-se uma discussão prática dos achados do estudo científico, efetuando-se recomendações de utilização e tirando conclusões sobre a aplicabilidade do estudo em questão.
Foco: Apresentar um caso particular, diferente do que já é conhecido (ou seja, um “caso especial”), e propor soluções para ser usado pelo próprio caso ou pela comunidade empresarial em geral.
Público-alvo: Empreendedores, gestores empresariais, gestores públicos.
Seção: Conteúdo sugerido.
Título: Deve-se revelar o caso a ser estudado.
Apresentação do caso: Apresenta-se o caso a ser estudado, destacando os principais elementos que motivaram a escolha do caso a estudar.
Situação problema: Apresenta-se o(s) problema(s) que resultaram no caso selecionado.
Revisão de literatura: Breve revisão de literatura com artigos científicos sobre o assunto que norteia o caso estudado.
Metodologia e resultados: De modo simplificado, descreve-se a metodologia para analisar o caso, bem como os resultados encontrados.
Discussão do caso: Discute-se os achados do caso, levantando relevantes informações obtidas.
Proposta de solução: Elabora-se uma proposta para resolver o(s) problema(s) verificados, seja para o próprio caso estudado ou para outras situações semelhantes ao caso estudado.
Conclusões: Tira-se conclusões do caso analisado, bem como faz-se recomendações e apresenta-se os desafios para a implementação da proposta.
Foco: Desenvolver técnicas para operacionalizar e implementar algum conceito de negócios na realidade empresarial.
Público-alvo: Empreendedores, gestores empresariais, gestores públicos.
Seção: Conteúdo sugerido
Título Mostrar no título o conceito a ser desenvolvido.
Apresentação do conceito: Apresenta-se o conceito a ser analisado, bem como define-se que o artigo vai buscar operacionalizar o conceito.
Utilidade do conceito: Apresenta-se as potencialidades práticas do conceito analisado.
Revisão de literatura: Breve revisão de literatura com artigos científicos sobre o conceito analisado.
Discussão da aplicação do conceito: Discute-se os meios já utilizados para usar o conceito na prática, dando exemplos reais.
Proposta de operacionalização do conceito: Elabora-se uma proposta para operacionalizar o conceito na prática, oferecendo recomendações e passos a seguir para tornar o conceito aplicável na prática.
Conclusões e Recomendações: Efetua-se recomendações para a utilização do conceito estudado na prática, bem como os desafios a serem superados para o bom uso do conceito.
Foco: Apresentar uma opinião com base técnica a respeito de algum aspecto relevante ou situação controversa no ambiente de negócios.
Público-alvo: Empreendedores, gestores, mídia, administradores públicos, auditores, agentes públicos de órgãos reguladores e de controle.
Seção: Conteúdo sugerido.
Título: Destacar a situação analisada.
Apresentação da situação analisada: Apresenta-se a situação analisada, demonstrando os elementos relevantes de tal situação, bem como as motivações para a análise realizada.
Revisão de literatura: Breve revisão de literatura com artigos científicos sobre a situação analisada.
Discussão sobre a situação analisada: Discute-se, a partir da literatura e de exemplos reais, a situação analisada, destacando variados pontos de vista.
Ponto de vista: Aqui o(s) autor(es) declaram sua opinião a respeito da situação analisada.
Considerações finais: Faz-se um fechamento da discussão realizada, bem como a implicações que exigem atenção quanto à situação analisada.
Conforme apresentado anteriormente, um artigo tecnológico, principal foco do B-Tech, é um dos tipos de produto tecnológico. Assim, um produto tecnológico é manuscrito que aplica conhecimentos científicos para resolução de problemas práticos de mercado. Não deve ser apenas descritivo e obrigatoriamente deve prescrever soluções para o mercado.
De acordo com o relatório de Grupo de Trabalho – Produção Técnica da CAPES (2019), trata-se de: “objeto tangível com elevado grau de novidade fruto da aplicação de novos conhecimentos científicos, técnicas e expertises desenvolvidas no âmbito da pesquisa na Pós-Graduação, usados diretamente na solução de problemas de empresas produtoras de bens ou na prestação de serviços à população visando o bem-estar social” (CAPES, 2019, p. 22).
O relatório supracitado ainda detalha diversos tipos produtos técnicos/tecnológicos. Os 12 principais são apresentados na Tabela 1.
Produto | Detalhamento |
---|---|
Empresa ou Organização social (inovadora) | Uma nova empresa ou organização social formada com base em produto, serviço ou processo tecnológico desenvolvido por docentes e/ou discentes no âmbito do programa de Pós-graduação, e.g., Startups, OSCIPS, associações sem fins lucrativos. |
Processo/Tecnologia e Produto/Material não patenteáveis | Produtos e/ou processos tecnológicos que, por impedimentos legais, não apresentam um mecanismo formal de proteção em território brasileiro, incluindo quaisquer ativos de propriedade intelectual, e.g., Novos processos de gestão documentados, novas técnicas de desenvolvimento de lideranças sistematizadas. |
Relatório técnico conclusivo | Texto elaborado de maneira concisa, contendo informações sobre o projeto/atividade realizado, desde seu planejamento as conclusões. Indica em seu conteúdo a relevância dos resultados e conclusão em termos de impacto social e/ou econômico e a aplicação do conhecimento produzido, e.g., Relatórios de consultorias e assessorias técnicas. |
Tecnologia social | Método, processo ou produto transformador, desenvolvido e/ou aplicado na interação com a população e apropriado por ela, que represente solução para inclusão social e melhoria das condições de vida e que atenda aos requisitos de simplicidade, baixo custo, fácil aplicabilidade e replicabilidade, e.g., Técnicas alternativas de produção, projetos de organizações comunitárias. |
Norma ou marco regulatório | Diretrizes que regulam o funcionamento do setor público e/ou privado. Tem por finalidade estabelecer regras para sistemas, órgãos, serviços, instituições e empresas, com mecanismos de regulação, compensação e penalidade, e.g., Marco regulatório em
educação, energia, saúde, telefonia, internet, transporte, petróleo e gás, organizações da sociedade civil, norma regulamentadora em segurança e saúde no trabalho ou de prevenção de riscos ambientais. |
Patente | Título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade, outorgado pelo Estado aos inventores ou autores ou outras pessoas físicas ou jurídicas detentoras de direitos sobre a criação, e.g., Patentes de invenção, patentes de modelo de utilidade. |
Produtos/Processos em sigilo | Bens físicos/tangíveis obtido por combinação de ideias, que possam ser materializados ou produzidos por um determinado processo de fabricação, destinados ao uso restrito e comprovado por meio de declaração de sigilo, e.g., Novos processos de fabricação documentados, novos processos de gestão empresarial sistematizados. |
Software/Aplicativo | Conjunto de instruções ou declarações a serem usadas direta ou indiretamente por um código-fonte, desenvolvido em alguma linguagem de programação, e.g., Programa de simulação, software de pesquisa operacional, softwares de gestão, aplicativos educacionais. |
Base de dados técnico-científica | Conjunto de arquivos relacionados entre si com registros sobre pessoas, lugares ou coisas. São coleções organizadas de dados que se relacionam de forma a criar algum sentido (Informação) e dar mais eficiência durante uma pesquisa ou estudo, e.g., Banco de dados de indicadores gerenciais; Acervo de notificações. |
Curso para formação profissional | Conjunto de conteúdos estabelecidos de acordo com as competências requeridas pela formação profissional, em conformidade com os objetivos do programa de Pós-Graduação, e.g., Formação contínua de profissionais/gestores de organizações públicas e privadas, oferta especial para profissionais vinculados aos projetos de pesquisa. |
Material didático | Produto de apoio/suporte com fins didáticos na mediação de processos de ensino e aprendizagem em diferentes contextos educacionais, e.g., Material impresso como livros didáticos e paradidáticos, coleções e jogos educativos, material audiovisual como fotografias, programas de TV e Rádio, material em novas mídias como ebook, plataformas e aplicativos de celular. |
Produto bibliográfico na forma de artigo técnico/tecnológico | Artigo publicado em revistas voltadas para campos específicos do conhecimento, geralmente relacionadas com o conhecimento tecnológico, mas que apresentam como foco o mercado, diferenciando assim das revistas cientificas, as quais buscam divulgar o progresso científico, e.g., Publicação em periódicos e seções tecnológicas |
Fonte: CAPES (2019). Relatório de Grupo de Trabalho – Produção Técnica. Acesso em: setembro de 2022. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/10062019-producao-tecnica-pdf
O artigo deve conter, sempre que possível: a. objetivos; b. revisão da literatura; c. metodologia; d. resultados e discussão; e. conclusões, limitações, recomendações de natureza acadêmica e prática; f. referências; e g. apêndices e anexos. Se aplicável, os procedimentos éticos adotados na pesquisa devem ser descritos no último parágrafo da seção Metodologia, fazendo menção ao número do protocolo de aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa
Introdução
A introdução deve enfatizar a contribuição incremental de sua pesquisa. Mantenha o uso de citações num nível mínimo, usando apenas o estritamente necessário para motivar a pesquisa, e destacar e esclarecer os seus resultados e contribuições. A introdução não deve conter um parágrafo listando as seções do artigo. A sua introdução deve obrigatoriamente expor (a) objetivo, (b) motivação, (c) métodos, (d) resultados e (e) contribuições da pesquisa, de forma clara e sucinta. A falta de qualquer um desses elementos faz com que o seu trabalho tenha uma chance muito alta de reprovação, já que a sua introdução não conseguirá responder a três questões fundamentais (Grant & Pollock, 2011):
(1) Quem se importa? Sobre o que é a sua pesquisa? Como ela é útil, por que ela é importante?
(2) O que sabemos, o que não sabemos, e daí? O que foi encontrado até o momento, o que ainda não foi? Como a sua pesquisa se encaixa neste contexto?
(3) O que aprendemos? O que a sua pesquisa traz? Como ela avança o nosso conhecimento?
Análise estatística (se aplicável)
Todos os métodos estatísticos devem ser descritos com detalhamento suficiente para permitir que um leitor devidamente treinado com acesso aos seus dados faça uma verificação cruzada dos seus resultados.
Qualquer tratamento dos dados, como transformações, recodificação, mudança de escala, normalização, truncamento, winsorização, remoção ou modificação de valores deve ser abertamente divulgado e justificado. As unidades de medida devem ser fornecidas para todas as variáveis.
Os autores devem fornecer uma visão completa e transparente dos resultados, para que as conclusões estejam apoiadas pelas análises estatísticas apropriadas e as limitações do estudo sejam claramente discutidas.