BUSINESS TECHNOLOGY CONGRESS

Instruções e Submissão

Confira abaixo as instruções para a submissão dos artigos e tipos de manuscritos.

Instruções aos Autores

O B-Tech Congress é o congresso anual com o propósito específico de incentivar produções nacionais de manuscritos técnicos. O congresso objetiva receber artigos originais nas áreas de contabilidade e administração de empresas que possuam características de manuscrito técnico/tecnológicos.
Neste ano, o B-Tech Congress receberá submissões de manuscritos técnicos/tecnológicos e artigos científicos. Um manuscrito técnico deve ter como base o propósito de resolver problemas de um ambiente institucional. Em outras palavras, o gap de pesquisa deve ser proveniente de um problema vivido nas instituições, e não de uma lacuna na literatura científica. Portanto, o foco do texto e contribuições entregues não deverão ser, em essência, para a academia/literatura, mas sim para gestores de empresas, agências reguladoras e reguladores, governo e similares.
Considerando que o público-alvo é amplo, nós recomendamos que a preparação do manuscrito seja baseada em um dos modelos apresentados mais abaixo. Tais modelos orientam sobre como elaborar um artigo em cada formato sugerido.
O ideal é que os manuscritos técnicos/tecnológicos alcancem os leitores de forma a fazê-los pensar sobre práticas (de negócios, regulatórias etc.) de maneira inovadora. Por outro lado, é desejável que haja um balanceamento entre a academia e a prática. Em outras palavras, é recomendável que o texto esteja sustentado pela literatura científica, embora escrito de maneira fluida e em linguagem simplificada, objetivando tornar o material palatável para o praticante.
Para os manuscritos técnicos/tecnológicos, não é desejável detalhamentos sobre a literatura, nem descrições metodológicas no texto. Nesse sentido, é importante compreender que os praticantes de mercado preferem textos objetivos. O uso de estatística é desejável, mas não mandatório, considerando que uma gama relevante de problemas enfrentados pelo ambiente de negócios não necessariamente demanda aplicação de testes estatísticos. Por outro lado, caso seja necessário utilizá-los, a apresentação das fundamentações e outputs dos testes devem ser simplificados, sempre objetivando a compreensão do leitor.
Antes de submeter seu artigo, é imperativo ler com atenção todas as instruções para autores, de modo que você possa alcançar adequadamente os objetivos do congresso.

Formato do Manuscrito Técnico/Tecnológico

Os manuscritos técnicos submetidos ao B-Tech Congress devem ser relevantes e tempestivos para praticantes de mercado. Os manuscritos aprovados serão aqueles com capacidade de identificar e desenvolver um problema específico das instituições e endereçar potenciais soluções para tais problemas. Para isso, o manuscrito técnico deverá oferecer um dos cenários abaixo:
  • Oferecer soluções para novos problemas que levem em conta visões diferentes em relações às tradicionalmente presentes no mercado e literatura.
  • Oferecer soluções que levem em conta visões diferentes em relações às tradicionalmente presentes no mercado e literatura para problemas recorrentes.
  • Oferecer soluções que adaptem singularidades e visões já discutidas em outros contextos, mas que sejam eficazes diante de novos problemas.
  • Oferecer soluções que adaptem singularidades e visões já discutidas em outros contextos, mas que se mostrem aplicáveis e eficazes em contextos tradicionalmente debatidos.

É obrigatório que os manuscritos ofereçam prescrições e recomendações de solução de problemas, para além de aspectos descritivos e críticos. Nesse sentido, recomenda-se uma seção específica para tratativas desta natureza.

Os manuscritos devem ser escritos em linguagem clara e não técnica, de modo a alcançar um amplo público que não necessariamente está ligado também à academia. Ao passo que a linguagem deve ser palatável para os praticantes, é desejável evitar o uso de jargões e terminologias técnicas encontradas apenas na academia.

O material deve ser preparado seguindo os itens abaixo. Os manuscritos que não estiverem em conformidade com estas instruções podem ser devolvidos ao autor para ajustes ou até mesmo rejeitados. O documento não deverá conter identificação. Todos os autores devem estar cadastrados no site, mas não informados no texto. Não serão feitas alterações de autoria após a submissão.

  • Fonte Times New Roman 12, espaçamento 1,5, margens 2,5cm. Os manuscritos não devem exceder 5.000 palavras, incluindo todos os elementos textuais.
  • A primeira página (não numerada) deve conter título em português, resumo (até 200 palavras), palavras-chave (de 3 a 5) que reflitam o conteúdo do manuscrito, com numeração de páginas no canto superior direito. O resumo precisa ser conciso e apresentar conteúdo relevante, de modo a prender a atenção do leitor. São permitidos artigos com no máximo 5 autores.
  • O corpo do texto deve começar na segunda página do manuscrito (primeira página numerada). As seções não necessariamente devem seguir o padrão acadêmico (Introdução, Referencial Teórico, Metodologia etc.). Para mais detalhes, verificar os formatos sugeridos (Tipos de Manuscritos).
  • Os títulos de primeira ordem das seções devem estar em negrito e em letra maiúscula. Os títulos de segunda ordem devem estar em letra maiúscula, sem negrito. Os títulos de terceira ordem devem estar com somente a primeira letra maiúscula, sem negrito. Já os títulos de quarta ordem devem estar com somente a primeira letra maiúscula, em itálico. Os títulos devem ser descritivos e informativos.
  • Utilize o estilo APA (American Psychological Association) para referências e citações. As referências devem aparecer ao final do texto, em ordem alfabética, sendo que as citações podem aparecer em qualquer lugar do texto, conforme necessidade de sustentação teórica dos argumentos. Importante ressaltar que o foco de um manuscrito técnico não é o detalhamento da literatura, mas sim o de promover soluções para problemas institucionais.
  • Apenas trabalhos citados no texto devem ser referenciados ao final. Evitar notas de rodapé, exceto se forem estritamente necessárias. Citações diretas devem conter a página. Atente-se para o uso do “&” quando a citação ocorrer entre parênteses.
  • Todas as tabelas e figuras devem estar contidas no manuscrito, imediatamente após a sua citação.
  • Certifique-se de ter revisado todo o manuscrito antes da submissão. Trabalhos com excesso de erros de digitação e de escrita serão rejeitados, independente do potencial de contribuição.
  • O manuscrito deverá ser original, sem submissão ou publicação em nenhum tipo de periódico. Manuscritos apresentados em outros congressos serão bem-vindos, desde que em versão diferente da previamente publicada.
  • O B-tech Congress utiliza o processo de double blind review. Portanto, a decisão tomada pelos pares é uma decisão final.
  • Não há limite de submissões por autores, mas é recomendável que os autores não submetam mais do que 3 artigos.
  • A apresentação de cada artigo aprovado é de no máximo 15min.

Baixe aqui os modelos para apresentação de artigos técnicos/tecnológicos e científicos

Dúvidas, fazer contato por e-mail: [email protected]

Tipos de Manuscritos Técnicos/Tecnológicos

1. Recomendação de Soluções de Regulação

Foco: Recomendação de solução a partir de diferentes perspectivas/opiniões de Órgãos Reguladores (Usuários) acerca de um problema específico de mercado.
Público-Alvo: Usuários (Órgãos Reguladores).
Seção: Conteúdo sugerido.
Título: Título deve levar o leitor a compreender que haverá uma proposta de resposta para o problema.
Introdução: Descrição da problemática, com contextualização, trazendo a relevância do tópico (por exemplo, montantes envolvidos, item sendo regulado etc.); uso de casos reais é recomendado (“evidências anedotais” são interessantes); deve-se apresentar a racionalidade utilizada no artigo para defender uma solução.
Antecedentes e pontos de vista (background): Uso de normatização sobre o assunto (por exemplo, uso de arcabouço conceitual; pronunciamentos que poderiam ser aplicáveis), utilizando artigos científicos ou técnicos, ressaltando evidências empíricas; apresenta-se o ponto de vista de diferentes stakeholders envolvidos.
Análise: Busca de informações reais para subsidiar a construção dos argumentos do(s) autor(es), com uso de uma abordagem consistente para os argumentos (Ex.: amostra de demonstrações; notas explicativas; evidências empíricas etc.).
Recomendação: Construção dos argumentos do(s) autor(es), com proposta de solução para o problema.

2. Consultoria Propositiva

Foco: Recomendação consultiva de solução específica para problemas vivenciados nas empresas.
Público-Alvo: Empreendedores, gestores empresariais, gestores públicos.
Seção: Conteúdo sugerido.
Título: Deve destacar o problema tratado no artigo.
Problema prático das empresas: Apresenta-se a definição do problema de uma ou mais de uma empresa, as motivações para que o problema ocorra e as implicações para os negócios quando tal problema não é endereçado.
Descrição da área que cuida do problema: Discute-se a literatura sobre o tema. Neste caso, como deveria funcionar um setor/conjunto de incentivos baseado na literatura, com exemplos e opiniões de órgãos reguladores sobre o tema.
Visão orientada do problema a empresas: Detalha-se o problema de forma mais específica; se o(s) autor(es) estiver(em) realizando um estudo de caso simplificado (observação de uma empresa real), aqui será o local para descrever a empresa objeto de estudo; se o(s) autor(es) não puder(em) observar o problema real de uma empresa, detalha-se o problema descrito para um setor específico, ou um tamanho específico de empresa.
Transformando o problema em suporte à gestão: Apresenta-se potenciais soluções para o problema discutido com base na literatura; É importante que essa seção converse diretamente com o leitor (gestor), em linguagem própria para este tipo de “consumidor”.
Considerações finais: Resgata-se o problema discutido, o que a literatura fala sobre o tema, e o que o empresário deve fazer para que o problema não ocorra ou para que ele seja resolvido.

3. Divulgação na Midia

Foco: Buscar uma interface com divulgação via mídia (Valor Econômico, Exame etc.).
Público-Alvo: Interessados em debates práticos e aplicados sobre problemas que envolvem Contadores, Administradores, Advogados, Jornalistas e Legisladores.
Seção: Conteúdo sugerido.
Título: Simples e direto, revelando o conteúdo do artigo.
Problema e implicações práticas: Apresenta-se o problema a discutir e implicações práticas referentes ao problema.
Estrutura conceitual: Introduz os principais conceitos a serem trabalhados, com contextualização de práticas de mercado e importância do tema.
Revisão de literatura: Breve revisão de literatura com artigos científicos da área.
Fontes dos dados e design metodológico: Metodologia adotada, fontes dos dados e análise de resultados, com testes estatísticos mais simples.
Resultados e implicações: Debate de resultados com enfoque prático e aplicado.
Conclusões: Opinião sobre o tema com orientações para a solução do problema.

4. Abordagem Acadêmica Simplificada

Foco: Simplificação de estudos científicos para facilitar a aplicação prática.
Público-Alvo: Leitores interessados nas novidades desenvolvidas pela academia.
Seção: Conteúdo sugerido.
Título: Deve destacar o tema principal do artigo.
Introdução: Apresenta-se a contextualização, a definição da situação-problema, a motivação, os objetivos e a estrutura.
Revisão da literatura: Discute-se a literatura sobre o tema; traz-se trabalhos prévios com foco no tema abordado (inclui, mas não se limita a, casos com achados práticos).
Métodos: Apresenta-se a abordagem de pesquisa, a discussão de alternativas e a proposta de solução do problema.
Análises e discussões: Apresenta-se a aplicação da proposta, a análise e discussão dos resultados com foco na solução do problema.
Conclusões: Discute-se os principais achados e contribuições da pesquisa.

5. Práticas de Mercado

Foco: Apresentar e desenvolver práticas de mercado, demonstrando sua utilidade para o ambiente de negócios.
Público-Alvo: Empreendedores, gestores empresariais, gestores públicos, mídia.
Seção: Conteúdo sugerido.
Título: Apresentar diretamente a prática a ser analisada.
Apresentação: Apresenta-se a prática de mercado a ser discutida e suas finalidades.
Revisão de literatura: Breve revisão de literatura com artigos científicos sobre a prática de mercado.
Discussão sobre a operacionalização da prática de mercado: Analisa-se a prática de mercado discutida, revelando como já foi utilizada, apresentando exemplos e resultados.
Proposta para utilização: Elaboração de uma proposta que oriente a utilização da prática de mercado.
Conclusões: Opinião sobre a utilidade da prática de mercado e os desafios para sua utilização.

6. Novas Estratégias Empresariais

Foco: Apresentar e desenvolver a aplicabilidade de novas estratégias empresariais, podendo ser em gestão, marketing, recursos humanos, tecnologias, finanças etc.
Público-Alvo: Empreendedores, gestores empresariais, gestores públicos, mídia.
Seção: Conteúdo sugerido.
Título: Apresentar diretamente a nova estratégia a ser analisada.
Origem e conceito: Apresenta-se a origem e o conceito da nova estratégia empresarial.
Revisão de literatura: Breve revisão de literatura com artigos científicos sobre a nova estratégia empresarial.
Potencias aplicações: Análise dos potenciais aplicações da nova estratégia empresarial, utilizando exemplos reais.
Discussão sobre a aplicabilidade da nova estratégia empresarial: Analisa-se a possibilidades de aplicabilidade da nova estratégia empresarial, apresentando exemplos.
Recomendações para utilização: Elaboração de recomendações que oriente a utilização da nova estratégia empresarial.
Conclusões: Opinião sobre a utilidade prática da nova estratégia empresarial e os desafios para sua utilização.

7. Análise de Mercado

Foco: Desenvolver em profundidade a análise de algum mercado de interesse para o ambiente de negócios.
Público-Alvo: Empreendedores, gestores empresariais, gestores públicos, mídia, economistas, profissionais liberais, órgãos de controle.

Seção: Conteúdo sugerido.

Título: Usar título que revele que é uma análise de mercado.

Descrição do mercado: Apresenta-se uma breve descrição histórica do mercado a ser analisado (por exemplo, mercado de seguros, de saúde, construção etc.).

Importância do mercado: Apresenta-se os números atuais do mercado analisado, bem como seu papel na sociedade e economia.

Revisão de literatura: Breve revisão de literatura com artigos científicos sobre o mercado analisado.

Método de análise e resultados: Com a utilização de metodologia científica, apresentar resultados do mercado analisado, utilizando estatísticas mais facilmente compreendidas pelos profissionais do mercado.

Discussão sobre o mercado analisado: A partir dos números analisados e resultados obtidos, faz-se uma discussão do mercado, revelando potencialidades, desafios, entre outros, usando exemplos reais.

Recomendações para atuação: Elaboração de recomendações que orientem a atuação no mercado analisado.

8. Aplicação de Estudo Científico

Foco: Demonstrar como aplicar na prática os resultados de algum estudo científico.

Público-alvo: Empreendedores, gestores empresariais, gestores públicos, mídia.

Seção: Conteúdo sugerido.

Título: Destacar o estudo científico analisado.

Apresentação do estudo realizado: Apresenta-se o estudo científico, com objetivos e resultados (aspectos metodológicos devem ser mencionados, mas não há necessidade de aprofundamento).

Relevância do estudo: Discute-se a importância do estudo científico analisado e suas potenciais aplicações.

Revisão de literatura: Breve revisão de literatura com artigos científicos sobre o assunto tratado no estudo científico analisado.

Interpretação do estudo científico para a prática: Discute-se como o estudo científico contribui com a sociedade, traduzindo os achados em exemplos práticos.

Discussão e conclusões: Faz-se uma discussão prática dos achados do estudo científico, efetuando-se recomendações de utilização e tirando conclusões sobre a aplicabilidade do estudo em questão.

9. Estudo de Caso Propositivo

Foco: Apresentar um caso particular, diferente do que já é conhecido (ou seja, um “caso especial”), e propor soluções para ser usado pelo próprio caso ou pela comunidade empresarial em geral.

Público-alvo: Empreendedores, gestores empresariais, gestores públicos.

Seção: Conteúdo sugerido.

Título: Deve-se revelar o caso a ser estudado.

Apresentação do caso: Apresenta-se o caso a ser estudado, destacando os principais elementos que motivaram a escolha do caso a estudar.

Situação problema: Apresenta-se o(s) problema(s) que resultaram no caso selecionado.

Revisão de literatura: Breve revisão de literatura com artigos científicos sobre o assunto que norteia o caso estudado.

Metodologia e resultados: De modo simplificado, descreve-se a metodologia para analisar o caso, bem como os resultados encontrados.

Discussão do caso: Discute-se os achados do caso, levantando relevantes informações obtidas.

Proposta de solução: Elabora-se uma proposta para resolver o(s) problema(s) verificados, seja para o próprio caso estudado ou para outras situações semelhantes ao caso estudado.

Conclusões: Tira-se conclusões do caso analisado, bem como faz-se recomendações e apresenta-se os desafios para a implementação da proposta.

10. Operacionalização de Um Conceito

Foco: Desenvolver técnicas para operacionalizar e implementar algum conceito de negócios na realidade empresarial.

Público-alvo: Empreendedores, gestores empresariais, gestores públicos.

Seção: Conteúdo sugerido
Título Mostrar no título o conceito a ser desenvolvido.

Apresentação do conceito: Apresenta-se o conceito a ser analisado, bem como define-se que o artigo vai buscar operacionalizar o conceito.

Utilidade do conceito: Apresenta-se as potencialidades práticas do conceito analisado.

Revisão de literatura: Breve revisão de literatura com artigos científicos sobre o conceito analisado.

Discussão da aplicação do conceito: Discute-se os meios já utilizados para usar o conceito na prática, dando exemplos reais.

Proposta de operacionalização do conceito: Elabora-se uma proposta para operacionalizar o conceito na prática, oferecendo recomendações e passos a seguir para tornar o conceito aplicável na prática.

Conclusões e Recomendações: Efetua-se recomendações para a utilização do conceito estudado na prática, bem como os desafios a serem superados para o bom uso do conceito.

11. Opinião Técnica

Foco: Apresentar uma opinião com base técnica a respeito de algum aspecto relevante ou situação controversa no ambiente de negócios.

Público-alvo: Empreendedores, gestores, mídia, administradores públicos, auditores, agentes públicos de órgãos reguladores e de controle.

Seção: Conteúdo sugerido.

Título: Destacar a situação analisada.

Apresentação da situação analisada: Apresenta-se a situação analisada, demonstrando os elementos relevantes de tal situação, bem como as motivações para a análise realizada.

Revisão de literatura: Breve revisão de literatura com artigos científicos sobre a situação analisada.

Discussão sobre a situação analisada: Discute-se, a partir da literatura e de exemplos reais, a situação analisada, destacando variados pontos de vista.

Ponto de vista: Aqui o(s) autor(es) declaram sua opinião a respeito da situação analisada.

Considerações finais: Faz-se um fechamento da discussão realizada, bem como a implicações que exigem atenção quanto à situação analisada.

12. Produtos Tecnológicos

Conforme apresentado anteriormente, um artigo tecnológico, principal foco do B-Tech, é um dos tipos de produto tecnológico. Assim, um produto tecnológico é manuscrito que aplica conhecimentos científicos para resolução de problemas práticos de mercado. Não deve ser apenas descritivo e obrigatoriamente deve prescrever soluções para o mercado.

De acordo com o relatório de Grupo de Trabalho – Produção Técnica da CAPES (2019), trata-se de: “objeto tangível com elevado grau de novidade fruto da aplicação de novos conhecimentos científicos, técnicas e expertises desenvolvidas no âmbito da pesquisa na Pós-Graduação, usados diretamente na solução de problemas de empresas produtoras de bens ou na prestação de serviços à população visando o bem-estar social” (CAPES, 2019, p. 22).

O relatório supracitado ainda detalha diversos tipos produtos técnicos/tecnológicos. Os 12 principais são apresentados na Tabela 1.

Produto
Detalhamento
Empresa ou Organização social (inovadora)
Uma nova empresa ou organização social formada com base em produto, serviço ou processo tecnológico desenvolvido por docentes e/ou discentes no âmbito do programa de Pós-graduação, e.g., Startups, OSCIPS, associações sem fins lucrativos.
Processo/Tecnologia e Produto/Material não patenteáveis
Produtos e/ou processos tecnológicos que, por impedimentos legais, não apresentam um mecanismo formal de proteção em território brasileiro, incluindo quaisquer ativos de propriedade intelectual, e.g., Novos processos de gestão documentados, novas técnicas de desenvolvimento de lideranças sistematizadas.
Relatório técnico conclusivo
Texto elaborado de maneira concisa, contendo informações sobre o projeto/atividade realizado, desde seu planejamento as conclusões. Indica em seu conteúdo a relevância dos resultados e conclusão em termos de impacto social e/ou econômico e a aplicação do conhecimento produzido, e.g., Relatórios de consultorias e assessorias técnicas.
Tecnologia social
Método, processo ou produto transformador, desenvolvido e/ou aplicado na interação com a população e apropriado por ela, que represente solução para inclusão social e melhoria das condições de vida e que atenda aos requisitos de simplicidade, baixo custo, fácil aplicabilidade e replicabilidade, e.g., Técnicas alternativas de produção, projetos de organizações comunitárias.
Norma ou marco regulatório
Diretrizes que regulam o funcionamento do setor público e/ou privado. Tem por finalidade estabelecer regras para sistemas, órgãos, serviços, instituições e empresas, com mecanismos de regulação, compensação e penalidade, e.g., Marco regulatório em educação, energia, saúde, telefonia, internet, transporte, petróleo e gás, organizações da sociedade civil, norma regulamentadora em segurança e saúde no trabalho ou de prevenção de riscos ambientais.
Patente
Título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade, outorgado pelo Estado aos inventores ou autores ou outras pessoas físicas ou jurídicas detentoras de direitos sobre a criação, e.g., Patentes de invenção, patentes de modelo de utilidade.
Produtos/Processos em sigilo
Bens físicos/tangíveis obtido por combinação de ideias, que possam ser materializados ou produzidos por um determinado processo de fabricação, destinados ao uso restrito e comprovado por meio de declaração de sigilo, e.g., Novos processos de fabricação documentados, novos processos de gestão empresarial sistematizados.
Software/Aplicativo
Conjunto de instruções ou declarações a serem usadas direta ou indiretamente por um código-fonte, desenvolvido em alguma linguagem de programação, e.g., Programa de simulação, software de pesquisa operacional, softwares de gestão, aplicativos educacionais.
Base de dados técnico-científica
Conjunto de arquivos relacionados entre si com registros sobre pessoas, lugares ou coisas. São coleções organizadas de dados que se relacionam de forma a criar algum sentido (Informação) e dar mais eficiência durante uma pesquisa ou estudo, e.g., Banco de dados de indicadores gerenciais; Acervo de notificações.
Curso para formação profissional
Conjunto de conteúdos estabelecidos de acordo com as competências requeridas pela formação profissional, em conformidade com os objetivos do programa de Pós-Graduação, e.g., Formação contínua de profissionais/gestores de organizações públicas e privadas, oferta especial para profissionais vinculados aos projetos de pesquisa.
Material didático
Produto de apoio/suporte com fins didáticos na mediação de processos de ensino e aprendizagem em diferentes contextos educacionais, e.g., Material impresso como livros didáticos e paradidáticos, coleções e jogos educativos, material audiovisual como fotografias, programas de TV e Rádio, material em novas mídias como ebook, plataformas e aplicativos de celular.
Produto bibliográfico na forma de artigo técnico/tecnológico
Artigo publicado em revistas voltadas para campos específicos do conhecimento, geralmente relacionadas com o conhecimento tecnológico, mas que apresentam como foco o mercado, diferenciando assim das revistas cientificas, as quais buscam divulgar o progresso científico, e.g., Publicação em periódicos e seções tecnológicas

Fonte: CAPES (2019). Relatório de Grupo de Trabalho – Produção Técnica. Acesso em: setembro de 2022. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/10062019-producao-tecnica-pdf

Formato do Artigo Científico

Os melhores artigos científicos submetidos ao B-Tech 2024 serão considerados para fast track na Brazilian Business Review. A avaliação considera, primordialmente, a qualidade científica do texto, com foco nos seguintes aspectos:
  • Atualidade do tema
  • Originalidade do trabalho
  • Relevância e consistência teórica do texto para o desenvolvimento da área de conhecimento
  • Qualidade do referencial teórico utilizado
  • Qualidade de redação e organização do texto
  • Contribuição do trabalho para o conhecimento da área em que o artigo se insere
  • Metodologia utilizada: adequação e qualidade
  • Qualidade da análise e discussão dos dados (se for o caso)
  • Conclusões: consecução, fundamento e coerência
O material deve ser preparado seguindo os itens abaixo. Os manuscritos que não estiverem em conformidade com estas instruções podem ser devolvidos ao autor para ajustes ou até mesmo rejeitados. O documento não deverá conter identificação. Todos os autores devem estar cadastrados no site, mas não informados no texto. Não serão feitas alterações de autoria após a submissão
  • Fonte Times New Roman 12, espaçamento 1,5, margens superior e esquerda: 3 cm, inferior e direita: 2 cm.
  • Número de palavras, incluindo título, resumo, texto, referências e ilustrações: entre 6.000 e 8.000 palavras para artigos teórico-empíricos
  • Deve-se adotar as normas da American Psychological Association (APA), 7ª edição, para formatação de citações e referências. Não devem ser utilizadas as expressões Id., Ibid., Op. cit., Loc. cit. ou similares. O Online Writing Laboratory (OWL) da Purdue University provê um guia conciso com exemplos
  • As ilustrações, tais como figuras, quadros e tabelas devem ser elaboradas segundo as recomendações de estilo da American Psychological Association (APA), 7ª edição, sempre em preto e branco, juntamente com legendas, créditos, fonte e notas (quando aplicável). Caso haja ilustrações importadas de outros programas, como o Excel e Power Point, enviar também o arquivo de origem. O Online Writing Laboratory (OWL) da Purdue University provê exemplos.
  • Notas de referência e explicativas devem ser evitadas. As notas estritamente necessárias devem ser numeradas seqüencialmente no corpo do texto e inseridas no final do texto, antes das referências
O número de autores de artigos é limitado a quatro.

O artigo deve conter, sempre que possível: a. objetivos; b. revisão da literatura; c. metodologia; d. resultados e discussão; e. conclusões, limitações, recomendações de natureza acadêmica e prática; f. referências; e g. apêndices e anexos. Se aplicável, os procedimentos éticos adotados na pesquisa devem ser descritos no último parágrafo da seção Metodologia, fazendo menção ao número do protocolo de aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa

Resumo
Um resumo geralmente aparece separado do artigo, portanto deve ser independente. No mínimo, o resumo deve indicar, de forma clara e breve, o objetivo da pesquisa, os principais resultados e as principais contribuições. As referências devem ser evitadas, mas, se necessário, você pode citar autores e anos. Siglas não-padrão e abreviaturas incomuns também devem ser evitadas, mas se essenciais, devem ser definidas no próprio resumo.

Introdução
A introdução deve enfatizar a contribuição incremental de sua pesquisa. Mantenha o uso de citações num nível mínimo, usando apenas o estritamente necessário para motivar a pesquisa, e destacar e esclarecer os seus resultados e contribuições. A introdução não deve conter um parágrafo listando as seções do artigo. A sua introdução deve obrigatoriamente expor (a) objetivo, (b) motivação, (c) métodos, (d) resultados e (e) contribuições da pesquisa, de forma clara e sucinta. A falta de qualquer um desses elementos faz com que o seu trabalho tenha uma chance muito alta de reprovação, já que a sua introdução não conseguirá responder a três questões fundamentais (Grant & Pollock, 2011):

(1) Quem se importa? Sobre o que é a sua pesquisa? Como ela é útil, por que ela é importante?

(2) O que sabemos, o que não sabemos, e daí? O que foi encontrado até o momento, o que ainda não foi? Como a sua pesquisa se encaixa neste contexto?

(3) O que aprendemos? O que a sua pesquisa traz? Como ela avança o nosso conhecimento?

Metodologia
A seção de metodologia deve ser clara o suficiente para permitir a replicação da pesquisa. O desenho da pesquisa deve ser descrito em detalhes, explicando as escolhas metodológicas que você adotou e por quê. Caso a pesquisa tenha análises estatísticas, por favor, observe o item a seguir.

Análise estatística (se aplicável)
Todos os métodos estatísticos devem ser descritos com detalhamento suficiente para permitir que um leitor devidamente treinado com acesso aos seus dados faça uma verificação cruzada dos seus resultados.

Qualquer tratamento dos dados, como transformações, recodificação, mudança de escala, normalização, truncamento, winsorização, remoção ou modificação de valores deve ser abertamente divulgado e justificado. As unidades de medida devem ser fornecidas para todas as variáveis.

Os autores devem fornecer uma visão completa e transparente dos resultados, para que as conclusões estejam apoiadas pelas análises estatísticas apropriadas e as limitações do estudo sejam claramente discutidas.