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Congresso internacional reuniu em Belo Horizonte pesquisadores de todo mundo para discutir o papel das pessoas no marketing social
Matéria e fotos: João Marcos Veiga
Belo Horizonte recebeu entre os dias 04 e 07 de setembro a sexta edição do Congresso Latino-Americano de Marketing Social. O evento foi promovido pela Fucape Business School em sua primeira edição no Brasil. Ao longo de três dias de programação, foram apresentados mais de 50 trabalhos científicos por pesquisadores de diversas partes do mundo e palestras com especialistas nacionais e estrangeiros.
O encontro anual é organizado pela seção latino-americana da IAPNM (International Association on Public and Nonprofit Marketing) em formato híbrido. Depois de passar pela Argentina, Uruguai, Venezuela, Peru e Colômbia, o Brasil assumiu a edição 2024 do evento evidenciando a amplitude das contribuições do marketing social em diálogo com diversas áreas a partir da temática “o papel das pessoas no marketing social”.
Na capital mineira, o evento contou com o apoio da Faculdade de Enfermagem da UFMG, que sediou as atividades no seu campus – a abertura foi realizada na sede da OAB-MG. No encerramento, após premiações de trabalhos, o público presente e remoto acompanhou a apresentação do México, localidade que receberá a sétima edição em 2025.
A abertura do evento contou com a participação remota de Helena Alves (Universidade de Beira – Portugal), vice-presidente da IAPNM, enaltecendo os 23 anos da associação internacional. Também de forma remota, o presidente da Fucape, Valcemiro Nossa, deu as boas-vindas aos participantes.
Na mesa solene – tendo Roberto Pimentel Fully como co-organizador e mestre de cerimônias -, a diretora da Escola de Enfermagem da UFMG, Sônia Soares, lembrou que o encontro se alinha ao compromisso da universidade e da escola, ao longo de mais de nove décadas, em prol da formação e pesquisa, servindo e gerando aprendizado constante. Por sua vez, Maurício Pereira de Jesus, presidente do Sindicato dos Administradores de Minas Gerais, que representa mais de 5 mil associados no estado, pontuou a importância do encontro e dos profissionais da área.
Em sua fala, o coordenador geral do congresso, Emerson Mainardes, explicou que o marketing social vai muito além de ações de promoção e desenvolvimento, transformando comportamentos, pessoas e a própria sociedade a partir de princípios éticos. “E este evento nos dá a possibilidade de conhecer iniciativas do tipo em toda a América Latina e em diferentes partes do mundo”, convidou o pesquisador e professor da Fucape. Além de Mainardes e Fully, a equipe organizadora do congresso contou com os seguintes professores doutores: Lara Sepulcri, Rubia Dalvi e Vitor Azzari, pela Fucape Business, e Lucilaine Maria Pascuci (UFES), Claudimar Pereira da Veiga (Fundação Dom Cabral) e Cássia Rita Pereira da Veiga (UFMG).
A palestra de abertura foi proferida por Luis Camilo Ortigueira-Sánchez (Peru), que abordou o tema “Redes Sociales y Marketing Social: Rompiendo Paradigmas en la Lucha contra el Crimen Organizado em Latinoamérica”. O pesquisador peruano trouxe dados sobre tráfico de pessoas e homicídios em diferentes partes da região, além de recortes midiáticos, para analisar tal contexto em diferentes países vizinhos. “Ao passo que o crime social usa cada vez mais estratégias do próprio marketing nas redes sociais, a percepção de impunidade aumenta a insegurança”, explicou.
Além de agradecimentos à OAB, que cedeu o espaço ao encontro, os organizadores reconheceram o papel fundamental de parceiros para tal realização, em sintonia com a temática do evento. A abertura, dessa forma, também contou com relatos dos patrocinadores da edição em Belo Horizonte. Edson Borgo, CEO da Ecosmetics, contou a história da empresa, hoje presente em 70 países, com um dos maiores parques industriais do Brasil, tendo como pilares a sustentabilidade e o bem-estar social de seus empregados. Thiago Basseti, da NBS, falou sobre seus mais de 20 anos de experiência, aposta na formação pessoal e abertura de curso recente promovido especialmente a gestores. “O curso proporciona aos gestores pensarem em estratégia, mas pelo viés sustentável, pensando na sociedade como um todo, contribuindo para o meio onde ela está inserida e desenvolvendo pessoas.”
Marketing social pelo mundo e troca entre pesquisadores
O público inscrito no evento acompanhou de forma presencial e remota mesas e conferências com destacados pesquisadores, versando sobre temas como marketing social na América Latina (Cássia Rita Pereira da Veiga – UFMG) e a experiência do “Consultório na Rua”, iniciativa de saúde pública exposta ali por Priscila Fraga (FIOCRUZ) e Thais Souza (Prefeitura de Belo Horizonte). A mexicana Edith Patricia Borboa Álvarez apresentou o tema “Desafiando Estereótipos: Las fortalezas que impulsan a las mujeres universitarias en el mundo empresarial”. Outra presença internacional de destaque no evento foi a do húngaro Zoltán Veres. O pesquisador europeu, também membro da IAPNM, conta que já organizou edição da entidade em seu país natal e que desde então mantém contato com pesquisadores de diferentes países que se dedicam ao tempo, celebrando agora a possibilidade de estar no Brasil para tal congresso.
Emerson Mainardes, coordenador geral, destaca que os trabalhos apresentados por pesquisadores das cinco regiões do Brasil e de países como Espanha, Hungria, Índia, Paquistão e de toda América Latina mostram as diversas vertentes do marketing social, da saúde e mudança de comportamentos ao empreendedorismo e promoção, questões de gênero e segurança pública. “Tivemos uma visão geral de como o marketing social vem colaborando com as mais diferentes áreas, contribuindo para que a sociedade e os indivíduos tenham uma vida cada vez melhor e com desenvolvimento nacional, além do ganho de conhecimento aos pesquisadores”, analisa o professor da Fucape.
A Fucape Business, com sede em Vitória-ES e unidade também em Belo Horizonte, é hoje uma das principais instituições de ensino de negócios no Brasil. Professora na faculdade na capital capixaba, Lara Sepulcri afirma que a Fucape está sempre buscando apoiar eventos científicos com impacto e seriedade. “Este é um encontro muito importante para inserir a Fucape neste papel internacional, com discussões de pesquisa de alta qualidade com diversos pesquisadores latino-americanos e europeus”, explica. Sepulcri também conta que alunos da Fucape, de diversas unidades, apresentaram trabalhos e se envolveram na organização. “Isto é muito importante também para que os nossos alunos consigam vivenciar um evento internacional como esse, ter contato com pesquisadores de vários lugares e pesquisas de alta qualidade”, celebra.
Professor na unidade Belo Horizonte e também organizador do evento, Roberto Pimentel Fully diz ser motivo de orgulho muito grande a realização de um congresso tão importante pela Fucape. “Organizar este evento é para nós contribuir com aquilo que acreditamos, de ter a ciência de negócios proporcionando um mundo melhor. A discussão do papel das pessoas no marketing social é algo muito importante, pois num momento em que as pessoas querem mais gritar do que dialogar e ouvir, o marketing social vem para trazer princípios e o diálogo”, aponta.
Apesar da possibilidade de apresentação remota, o evento contou com a presença de pesquisadores de estados distantes do país, como Maranhão, Piauí e Amazonas, interessados nas trocas proporcionadas pelo congresso. Lilian Linhares de Carvalho, servidora do Tribunal de Contas do Amazonas, apresentou trabalho sobre o contexto da Inteligência Artificial para a participação social e comunitária. “Meu trabalho traz a relação do marketing social com a administração pública, mostrando como são coisas interligadas”, diz.
No encerramento do evento, os organizadores Mainardes e Fully fizeram um balanço dos três dias de atividades e anunciaram os trabalhos premiados desta edição, um em cada uma das três línguas oficiais do congresso (inglês, português e espanhol) – confira relação a seguir. Ao final, Edith Patricia Borboa Álvarez fez uma apresentação sobre o México, sede do próximo Congresso Latino-Americano de Marketing Social, testando aspectos de troca de conhecimento para pesquisadores e belezas naturais do país.