MESTRADOS
PROFISSIONAIS
FUCAPE

Mestrado Profissional em Ciências Contábeis

RIO DE JANEIRO

Desenvolvendo profissionais na área de contabilidade

O Curso de Mestrado em Ciências Contábeis da Fucape foi estruturado e reconhecido pela CAPES desde 2004 e é oferecido na cidade do Rio de Janeiro.

O curso oferece infraestrutura de ponta e competência técnica e tecnológica para garantir o desenvolvimento do curso dentro do padrão de excelência requerido.

O Mestrado tem o objetivo de aprimorar as habilidades na área da contabilidade e o desenvolvimento de pesquisas, valorizados pelo mercado e pela academia.

O programa está dividido em quatro linhas de atuação: Contabilidade Gerencial, Contabilidade Tributária, Contabilidade e Controladoria Aplicadas ao Setor Público e Mercado Financeiro e Avaliação de Empresas.

Diferenciais

Em grandes centros urbanos, em capitais e nos mais diversos municípios do país, a Fucape potencializa a formação de profissionais com a aplicação dos exames de admissão em todo o Brasil.

Professores de ampla formação científica nas melhores universidades do mundo e notório reconhecimento pelo mercado.

O curso é flexível e você concilia equilibradamente o aprendizado com o exercício da sua profissão.

O aperfeiçoamento de habilidades com língua estrangeira ocorre durante o curso.

Disciplinas por Linha de Atuação

No mestrado profissional em Ciências Contábeis, você escolhe a Linha de Atuação. As disciplinas do ciclo comum são obrigatórias para qualquer linha escolhida.

Edit
EMENTA: Papel da Contabilidade Societária como redutora da assimetria informacional; Processo de emissão de pronunciamentos contábeis; Processo contábil e o macroambiente; Principais organismos reguladores; Ativo Circulante e Ativo Não-Circulante; Redução ao Valor Recuperável de Ativos; Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes; Patrimônio Líquido; Demonstração do Resultado do Exercício; Demonstração do Resultado Abrangente; Demonstração dos Fluxos de Caixa.
EMENTA: Natureza do conhecimento científico; Método científico; Técnicas de Pesquisa; Normalização de trabalhos científicos.
EMENTA: Juros Simples. Juros Compostos. Descontos. Juros Real vs. Nominal. Fluxos de Caixa. Equivalência Financeira. Sistemas de Amortização de Empréstimos. Análise de Investimentos.
EMENTA: Evolução histórica da contabilidade; Evolução da abordagem de pesquisa na contabilidade (normativismo e positivismo); Estrutura conceitual básica da contabilidade no Brasil, EUA e no modelo internacional (IASB); Ativo e sua mensuração; Passivos e Patrimônio Líquido; Receitas, despesas, perdas e ganhos; Conflito de agência; Assimetria informacional; Papel da contabilidade dentro da teoria contratual da firma; Governança corporativa e contabilidade; Relevância, objetividade e conservadorismo; Informação contábil em mercados financeiros.
EMENTA: Resumo de dados em tabelas e gráficos. Estatísticas descritivas. Introdução à distribuição de probabilidades. Distribuição normal. Distribuições de amostragens. Estimativa do intervalo de confiança. Testes de hipóteses para Média e diferença de médias entre duas populações. Regressão linear simples e múltipla. Regressão em painel.
EMENTA: Pesquisa científica: tipos, etapas e projetos. Referencial teórico. Metodologia. Formulação de problemas e elaboração de hipóteses. Referências.
EMENTA: Serão Organizados Seminários e palestras sobre temas contemporâneos em contabilidade e finanças não contemplados nos demais módulos. A escolha dos temas será realizada entre os alunos do curso sob a orientação de um professor.
Edit
EMENTA: Introdução à modelagem matemática; Funções; Gráficos; Derivadas; Derivadas de ordens superiores; Significado geométrico das derivadas; Variáveis e parâmetros; Funções de Várias Variáveis; Derivadas Parciais; Otimização.
EMENTA: Valor. Risco e Retorno. Modelos de Precificação (CAPM). Orçamento de Capital. Orçamento de Capital com Incerteza. Opções Reais. Estrutura de Capital. Custo de Capital. Governança Corporativa.
EMENTA: Contabilidade Social; Indicadores macroeconômicos; Política Econômica; Mercado cambial; Interdependência entre setores interno e externo.
EMENTA: Teoria do Consumidor; Teoria da Firma; Estruturas de Mercado; Equilíbrio Geral; Externalidades; Bens Públicos; Assimetria de Informação; Teoria dos Jogos.
EMENTA: Contabilidade de custos: visão tradicional x gestão estratégica de custos (GEC). GEC e cadeia de valor. Custeio por atividades. Custeio alvo. Total cost of ownership. Controle gerencia.
EMENTA: Controladoria. Estrutura conceitual da controladoria. Funções. Visão sistêmica das Organizações e a dinâmica empresarial. Planejamento. Mecanismos de coordenação e controle das firmas. Orçamento. Avaliação e mensuração de desempenho. Sistema de recompensas.
EMENTA: Estratégia empresarial: da vantagem competitiva à estratégia corporativa. Papel dos instrumentos de controle. Controle em organizações descentralizadas. Análise de rentabilidade e performance. Traduzindo a estratégia em ação. As dimensões do controle estratégico. Aplicações.
Edit
EMENTA: Atividade Financeira do Estado. Conceito de Tributo e espécies tributárias. Sistema Tributário Nacional. Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar. Imunidades Tributárias. Legislação Tributária. Obrigação tributária. Crédito tributário.
EMENTA: Noções gerais sobre IPI. Regra matriz de incidência Tributária do IPI. Hipóteses de não incidência, isenção e suspensão. Não cumulatividade. Regimes fiscais regionais e setoriais. Operações especiais. Noções gerais sobre ICMS. Regra Matriz de incidência tributária do ICMS. Não cumulatividade. Operações interestaduais. Substituição Tributária. Incentivos fiscais. Noções gerais sobre ISS. Regra matriz de incidência tributária do ISS. Município competente para a cobrança. ISS fixo. Questões controvertidas em matéria de competência tributária envolvendo IPI, ICMS e ISS. Aspectos contábeis envolvendo a tributação sobre o consumo.
EMENTA: Noções gerais sobre IRPJ e CSLL. Regra matriz de incidência Tributária do IRPJ e da CSLL. Regimes de Tributação. Regimes Contábeis. Distribuição de lucros e Dividendos. Juros sobre Capital Próprio. Aspectos contábeis envolvendo a tributação sobre a renda corporativa. Diferimento Tributário. Incentivos Fiscais. Temas emergentes em contabilidade e tributação sobre a renda. Pesquisas em contabilidade tributária.
EMENTA: O mercado financeiro e de capitais; Tributação aplicável ao mercado financeiro e de capitais: aplicações financeiras de renda fixa, de renda variável e de fundos de investimentos; IOF sobre operações de crédito, câmbio e TVMs; Planejamento tributário em operações financeiras.
EMENTA: Conceito e abrangência do planejamento tributário; Aspectos econômicos relacionados à adoção do planejamento tributário na empresa; O momento de aplicação do planejamento tributário; Norma geral anti-elisiva: conceito e tentativa de regulamentação; Simulação e fraude. Abuso de forma. O planejamento tributário em reorganizações societárias, na implementação de um negócio ou no desenvolvimento de uma atividade. Principais discussões tributárias atuais na esfera administrativa (RFB/CARF). Análise dos principais elementos de planejamento tributário internacional: A-) lucros auferidos no exterior; B-) preços de transferência e subcapitalização; C-) Relatório e Actions o Plano de BEPS da OCDE; D-) Aplicação de tratados internacionais de não bitributação entre o Brasil e outros países. Pesquisas Recentes em Planejamento Tributário. Planejamento Tributário Internacional.
EMENTA: Noções gerais sobre PIS/COFINS. Regra matriz de incidência tributária do PIS/COFINS. Hipóteses de não incidência e Isenções. Regime cumulativo e regime não cumulativo. PIS/COFINS na importação. Aspectos contábeis envolvendo a tributação sobre o faturamento.
EMENTA: Análise e discussão de trabalhos científicos sobre contabilidade tributária.
Edit
EMENTA: Valor. Risco e Retorno. Modelos de Precificação (CAPM). Orçamento de Capital. Orçamento de Capital com Incerteza. Opções Reais. Estrutura de Capital. Custo de Capital. Governança Corporativa.
EMENTA: Introdução à modelagem matemática; Funções; Gráficos; Derivadas; Derivadas de ordens superiores; Significado geométrico das derivadas; Variáveis e parâmetros; Funções de Várias Variáveis; Derivadas Parciais; Otimização.
EMENTA: Contabilidade Social; Indicadores macroeconômicos; Política Econômica; Mercado cambial; Interdependência entre setores interno e externo.
EMENTA: Papel da informação contábil no mercado de capitais. Das demonstrações contábeis à análise de negócios. Análise da estratégia. Análise contábil: modelos contábeis; incentivos para accounting choice; relevância versus objetividade; auditoria. Análise Financeira: índices, uxos de caixa; análise vertical/horizontal.
EMENTA: Estratégia empresarial: da vantagem competitiva à estratégia corporativa. Papel dos instrumentos de controle. Controle em organizações descentralizadas. Análise de rentabilidade e performance. Traduzindo a estratégia em ação. As dimensões do controle estratégico. Aplicações.
EMENTA: Introdução à análise fundamentalista e apresentação dos principais modelos de avaliação de empresas e relacioná-los com os modelos de estimação do retorno esperado.
EMENTA: Sistema financeiro nacional e sua estrutura atual; Mercado primário; Mercado secundário de renda fixa e de renda variável; Operações Financeiras; Investidores institucionais; Crises Financeiras Internacionais; Mercado de câmbio; Securitização; Captação de recursos externos; Definição das operações de derivativos; Contabilização das operações de derivativos; Controle gerencial de derivativos; Demonstrações contábeis e evidenciação; Diferenças existentes na regulamentação entre Brasil e EUA.
Edit
EMENTA: Análise das Demonstrações Contábeis exigidas pela legislação brasileira; Procedimentos Contábeis Específicos no Brasil: FUNDEB, Parcerias Público-Privadas (PPP), Consórcios Públicos, Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), Operações de Créditos, Dívida Ativa e Precatório em Regime Especial; Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público publicadas pelo IFAC (IPSAS); Qualidade do Gasto Público e Mensuração da Eficiência.
EMENTA: Estudo das ferramentas de planejamento e orçamentação na administração pública brasileira: PPA, LDO e LOA, focando a instrumentalização da gestão das políticas públicas e dos controles internos, externos e social; tratar as questões de ordem legal e normativa que interagem com a orçamentação do setor público brasileiro; estudos orçamentação em países de referências; orçamento por caixa; orçamento por competência; orçamento misto e modelos (cases) de orçamentação do mundo globalizado; indicadores de avaliação a partir da execução dos orçamentos.
EMENTA: Custos nas Entidades Públicas. Métodos de custeio, métodos de acumulação de custos e sistemas de custeio. Problemas no rateio dos custos fixos. Custo de oportunidade e custo incrementais, evitáveis e irrecuperáveis. Área de responsabilidade, centros de responsabilidade, de custo, de lucro, de investimentos e de atividades e descentralização. Problemas no preço de transferência. Gestão Estratégica de Custos no setor público. Direcionadores de custos na área pública. Instrumentos de avaliação de desempenho no setor público. Balanced Scorcard. Gestão de custo no setor público. Gestão de custo em Empresas Estatais. Eficiência em empresas estatais: propriedade e ambiente competitivo. Arrecadação de impostos: eficiência fiscal.
EMENTA: Análise dos objetivos da política fiscal e as funções do governo; falhas de mercado; orçamento do setor público; gastos públicos; financiamento dos gastos públicos; déficits e dívida pública; o Estado regulador.
EMENTA: Análise das Demonstrações Contábeis exigidas pela legislação brasileira; Procedimentos Contábeis Específicos no Brasil: FUNDEB, Parcerias Público-Privadas (PPP), Consórcios Públicos, Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), Operações de Créditos, Dívida Ativa e Precatório em Regime Especial; Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público publicadas pelo IFAC (IPSAS); Qualidade do Gasto Público e Mensuração da Eficiência.
EMENTA: Ciclos do Projeto. Termos de Referência do Projeto. Especificidades dos Projetos no Setor Público. Análise da Demanda. Análise SWOT – Pontos fortes, Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças. Matriz de Estrutura Lógica do Projeto. Condicionantes Externos ao Projeto. Técnicas de Sequenciação – Gráfico de Gant; PERT-CPM. Orçamento. Gerenciamento, Controle e Monitoramento do Projeto. Aplicativos de Gerenciamento – Softwares. Indicadores de Accountability. Análise Sistêmica. Macro Inserção do Projeto. Alocação dos Recursos. Análise de Financiamento e Aporte Financeiro. Inserção Política e Negociação. Avaliação Econômica do Projeto – Solidez, Consistência e Mérito.
EMENTA: Estrutura da Administração Pública (Administração Direta e Administração Indireta). Estrutura do Poder Executivo e o Modelo de Controladoria Governamental (Instrumentos: Planejamento e Orçamento Público; Contabilidade; Sistemas Informatizados; Auditoria e Ouvidoria). Abrangência e Atuação da Controladoria no Governo. Fundamentação Legal do Controle e os tipos de controle no Brasil (Controle Interno, Externo e Social). Instrumentos de Planejamento (LDO, LOA e PPA). Orçamento Participativo como Instrumento de Controle Social. Sistemas Informatizados (Sistema de Administração Financeira do Governo Federal – SIAFI e sua aplicação como ferramenta de controle interno). Auditoria Governamental: Sistema de Auditoria Mundial: sistema de controladoria, auditoria geral e tribunais de contas; INTOSAI x órgãos de auditoria regional; Sistema de Auditoria Brasileiro e os órgãos de controle externo da União, Estados e Municípios; Métodos e Técnicas da auditoria pública; Tipos de auditoria no setor público (legalidade, financeira, operacional, de programas, integral, de impacto); Tendências mundiais da auditoria pública; Governança, Controle Social e Ouvidoria Pública.

Corpo Docente

Professores de nível internacional com ampla formação científica e notório reconhecimento pelo mercado.

Mestrado Profissional em Ciências Contábeis (RJ)

mw7tfuqrks0sw0oc
Nadia Cardoso Moreira
Doutora em Ciências Contábeis e Administração
obzs7q3on9cw40o4
Silveli Cristo de Andrade
Doutora em Gestão
Talles Vianna Brugni
Talles Vianna Brugni
Pós-doutor em Finanças e Doutor em Controladoria e Contabilidade
Silvania Neris Nossa
Silvania Neris Nossa
Doutora em Ciências Contábeis e Administração
Sérgio Augusto Pereira Bastos
Sérgio Augusto Pereira Bastos
Doutor em Administração de Empresas
Rogério
Rogério Dias Correia
Doutor em Direito
mfcgtzwvt0ggcsg0
Marcia Juliana d`Angelo
Doutora em Administração de Empresas
hpa0dhfp4xkwkg4g
Francisco Antonio Bezerra
Doutor em Controladoria e Contabilidade
l6m89yfd3ggwwkk8
Fernando Caio Galdi
Pós-Doutor em Contabilidade e Doutor em Controladoria e Contabilidade
c6uxqekhneo0owko
Fábio Moraes da Costa
Doutor em Ciências Contábeis
b1qujnjy8v4kw088
Valcemiro Nossa
Doutor em Controladoria e Contabilidade

O Processo Seletivo vai até o candidato

Em grandes centros urbanos, em capitais e nos mais diversos Municípios do país. A FUCAPE potencializa a formação de profissionais com a aplicação dos exames de admissão em todo o Brasil.

Validação da inscrição

Pagamento de taxa e envio de documentação do interessado para análise preliminar de habilitação.

PASSO 1

Realização da Prova objetiva

Exame de conteúdo específico para avaliação de conhecimentos essenciais. Não há necessidade de comprovação de proficiência em língua estrangeira para ingresso no curso.

PASSO 2

Entrevista com a Comissão de pós-graduação

Avaliação final de natureza eliminatória que consiste em reunião presencial com os profissionais da Coordenação de Processos Seletivos FUCAPE.

PASSO 3

Perguntas frequentes sobre os Mestrados Profissionais

A seleção ocorre por meio de quatro etapas: validação de inscrição através do pagamento da taxa, envio de documentos, prova objetiva e entrevista com a comissão de avaliação.

Sim. Estão aptos a participar do processo seletivo portadores de títulos de graduação ou pós-graduação.

Não. Como parte do processo seletivo, o inglês não é necessário. Contudo, no decorrer do curso, o inglês será obrigatório para a conclusão do curso.

Sim. Para lecionar no ensino superior, principalmente em faculdades privadas e universidades federais,
faz-se necessário a titulação de mestre.

Sim. Entretanto, a formação em cursos na área de negócios e afins podem dar uma base mais consistente no decorrer do curso.

Não. O Mestrado Profissional não necessita de dedicação exclusiva, ou seja, o aluno matriculado poderá ter vínculo empregatício concomitantemente aos estudos.

Os cursos de mestrado da FUCAPE têm a duração mínima de 18 meses e máxima de 30 meses.

Sim. A FUCAPE aceita o Teste Anpad de até 2 (dois) anos anteriores a data do início do curso como parte do processo seletivo, substituindo somente a prova objetiva, porém não exclui as outras duas etapas (validação de inscrição com envio de documentos e entrevista com o coordenador do curso).

Caso o candidato queira realizar a prova objetiva da FUCAPE, mesmo tendo feito o Teste Anpad, a instituição irá utilizar a maior nota.

©2022. Fucape Business School. Todos os direitos reservados.

Skip to content