EnglishPortugueseSpanish

Nova startup do Hub Fucape, RefilMe quer reduzir uso de plásticos descartáveis

Vencedora da Chamada Pública de Startups da Fucape, RefilMe é a nova startup incubada no Hub.

Nova startup do Hub Fucape, RefilMe quer reduzir uso de plásticos descartáveis
Isabela Vitoi (esquerda) e Flávia Vitoi (direita), irmãs e sócias da RefilMe. Foto: Mariana Machado.

A ideia de criar a RefilMe surgiu durante uma viagem entre as sócias e irmãs Flávia Vitoi e Isabela Vitoi, ao perceberem que para se hidratarem fora de casa era preciso comprar uma grande quantidade de garrafas de água mineral todos os dias, gerando uma enorme quantidade de lixo. Em abril de 2019, começaram a conversar e pensar como seria para tirar o negócio do papel.

“Começamos a pensar o que poderíamos fazer para reduzir a quantidade de garrafas comercializadas.  Assim, surgiu a ideia de disponibilizar pontos que oferecem água. Além disso, queríamos que fosse fácil para que as pessoas soubessem onde esses pontos estavam localizados, e foi aí que tivemos a ideia de agregar o aplicativo”, afirma Isabela, sócia da RefilMe.

Segundo dados do Instituto de Pesquisa Internacional Euromonitor, a cada minuto, aproximadamente 1 milhão de garrafas plásticas são consumidas em todo o mundo. Diante dessa realidade, o objetivo da startup é alcançar uma sociedade que tenha mais consciência sobre o consumo exagerado de plástico de uso único, além de incentivar as pessoas a utilizarem mais produtos através da premissa de reabastecimento, evitando as embalagens desnecessárias.

Nova startup do Hub Fucape, RefilMe quer reduzir uso de plásticos descartáveis
Algumas das Estações de Reabastecimento de Água (ERA) estão localizadas em Vitória e Vila Velha. Foto: Redes sociais.

Pelo aplicativo da RefilMe é possível escanear o QR Code localizado na Estação de Reabastecimento de Água (ERA), que libera o consumo de água. A partir disso, basta selecionar a quantidade desejada e temperatura, que pode ser gelada ou natural, sem nenhum valor cobrado para o consumidor.

Para manter o projeto, as ERAs funcionam como um mobiliário urbano, então, marcas e empresas utilizam as laterais do equipamento para realizar o seu marketing. Assim, as empresas pagam o aluguel da estação para obter o direito de divulgar naquele espaço.

Para as fundadoras da RefilMe, trabalhar no Hub Fucape tem sido uma experiência positiva, possibilitando a troca de ideias com outras startups que também frequentam o espaço. “Tem sido uma experiência muito bacana, com a oportunidade de trocar experiências com outras startups, além do contato com a academia que traz uma perspectiva diferente e bastante agregadora”, conclui Isabela.

A expectativa da startup é se consolidar nos locais onde já existem Estações de Reabastecimento de Água disponíveis, como em Vitória e Vila Velha. Dessa forma, busca-se aumentar a rede de impacto, para que a população se habitue a ter água disponível nos principais pontos que frequentam e passem a adotar o ato de reabastecer. O foco, a curto prazo, é no Espírito Santo.

Yan Damaceno

Estagiário de Comunicação

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

ESPÍRITO SANTO
Avenida Fernando Ferrari, 1358, Boa Vista, Vitória – ES, CEP: 29.075-505
Rio de Janeiro
R. da Assembleia, 100, 3º andar – Centro Rio de Janeiro /RJ – CEP: 20011-904
BRASÍLIA
Pátio Brasil Shopping – Asa Sul, Brasília – DF, 70740-610
MINAS GERAIS
Rua Leopoldina, 607 A, Santo Antônio, Belo Horizonte/MG – CEP: 30330-230
MARANHÃO
Av. dos Holandeses, 1166-1184 – São Marcos, São Luís – MA, 65071-380

Fucape Pesquisa e Ensino SA – 06.105.333/0001-61 | Fucape Fundação de Pesquisa e Ensino – 03.812.374/0001-08 | Instituto Fucape de Tecnologias Sociais – 20.317.623/0001-08

Skip to content