EnglishPortugueseSpanish

Inteligência Competitiva

Desenvolvendo profissionais e habilitando docentes

Toda e qualquer empresa necessita de profissionais cada vez mais qualificados e preparados a aplicar as técnicas da inteligência competitiva nas suas organizações, independente do setor que atua ou do bem ou serviço que comercializa.  O MBA em Inteligencia Competitiva pretende transmitir conhecimentos na área de gestão, inovação, competitividade e marketing para os participantes. Além disso, o curso pretende fornecer recursos humanos treinados e especializados para as diversas empresas do estado, sendo a FUCAPE uma referência para estas empresas, quando estas necessitarem de profissionais de inteligência competitiva.

HUB FUCAPE

Um espaço que alia conhecimento teórico com aplicação prática. Academia e mercado, lado a lado.

Corpo Docente Qualificado

Corpo docente altamente formado por Doutores e Mestres de vasta expertise acadêmica e importantes realizações nas áreas de negócios.

Gestão de Carreiras

Candidatos sem vínculo empregatício terão isenção do pagamento das mensalidades.

Programas Internacionais

Convênios firmados com Instituições de Ensino Internacionais de alta credibilidade e reputação.

Corpo Docente

mfcgtzwvt0ggcsg0
Marcia Juliana d`Angelo
Doutora em Administração de Empresas
c6uxqekhneo0owko
Fábio Moraes da Costa
Doutor em Ciências Contábeis
gn1dmkfo0dcggg08
Emerson Wagner Mainardes
Doutor em Administração
4nq0l0ph1zswswsw
Arilton Teixeira
Ph.D. em Economia
kr1u7scy2eoog0o0
Bruno Felix
Doutor em Administração de Empresas

Disciplinas

Edit

A empresa e o uso da informação para a competitividade, Conceitos de Competitividade, Sociedade da Informação, Fontes de Informação para Inteligência e Competitividade, Arquitetura Informacional, Alavancando a competitividade através do uso da informação.

Carga horária: 30 horas
Edit

Competitividade estratégica e ambiente competitivo; critérios para geração de vantagem competitiva; estratégias genéricas e segmento competitivo; estratégia corporativa e tomada de decisão; crescimento via diversificação; estratégias internacionais; estratégias cooperativas – alianças e parcerias; desempenho organizacional – Balanced Scorecard como ferramenta estratégica; desenvolvimento do plano de negócios.

Carga horária: 15 horas
Edit

Conceitos, Manual de Oslo, Desenvolvimento de Projetos de Inovação, Projetos de Captação de Fundos, Pitch para Investidores, Gestão de Projetos de Inovação.

Carga horária: 15 horas
Edit

Tipos e níveis de decisão, Modelagem e Tomada de Decisão, Estilo de solução de problemas, Teoria das decisões, Modelos Probabilísticos de Decisão, Liderança.

Carga horária: 15 horas
Edit

Conceitos da Inteligência Competitiva, Indicadores de Inteligência, Métodos e Técnicas para Produção de Informação Elaborada, Implantação de Sistema de Inteligência Competitiva, Data Mining e Text Mining, Produção de Inteligência, Prática de Inteligência Competitiva.

Carga horária: 30 horas
Edit

Estratégia de Tecnologia da Informação, Governança de Tecnologia da Informação (COBIT), Gerenciamento de Serviços de TI (ITIL), Impacto da TI nos negócios, Segurança da Informação, Tecnologias aplicadas a sistemas de informação empresariais: Enterprise Resource Planning (ERP); Customer Relationship Management (CRM); Supply Chain Management (SCM); Business Inteligence (BI) e Tecnologia da Informação e negócio na Internet: E-Business e E-Commerce.

Carga horária: 15 horas
Edit

Definição, modelos, alvos de análise; funções, benefícios, características, tipos de informação, componentes e aplicações; Monitoramento de setores e concorrência; pesquisa de marketing.

Carga horária: 15 horas
Edit

Conhecimento como fator de produção, Criação do conhecimento organizacional, Conhecimento e competitividade, Clima e cultura organizacional, Implantação da gestão do conhecimento, Soluções para a gestão do conhecimento, – Implantação da Gestão do Conhecimento, Proteção do Conhecimento.

Carga horária: 15 horas
Edit

Conceitos de Gerenciamento de Projetos, Viabilidade Técnica e Econômica de Projetos, Escritório de Projetos, Profissionalização do Gerente de Projetos, Melhores práticas em Gerenciamento de Projetos, Áreas de Conhecimento do Gerenciamento de Projetos e Gerenciamento de Portfólio.

Carga horária: 30 horas
Edit

Fundamentos da Gestão de Custos, Custeio baseado em atividades, sistemas de custeio, gestão de preços e margem de contribuição, implantação do ABC, custos sob a ótica do PMI.

Carga horária: 30 horas
Edit

Conceitos de comunicação. Processo de comunicação humana. Componentes da comunicação. Eficácia da comunicação organizacional. Comunicação empresarial. Processos do gerenciamento das comunicações; Interface da comunicação interna com a comunicação externa.

Carga horária: 15 horas
Edit

Os fundamentos de Cenários Econômicos; O Produto Interno Bruto e sua decomposição; As decisões de consumo; As contas do Governo; O processo de formação da taxa de juros; Moeda e Inflação; Taxa de Câmbio e Regimes Cambiais; O Balanço de Pagamentos. A relação entre Cenários Econômicos e decisões de Marketing; Análise de Cenários Econômicos. A tomada de decisões em diferentes cenários.

Carga horária: 15 horas
Edit

Aspectos individuais de performance de grupos; Técnicas de comunicação Assertiva; Liderança e alinhamento de sistemas para execução de estratégias em equipes de trabalho.

Carga horária: 15 horas
Edit

Introdução ao BPO, Quando Terceirizar e Cuidados ao Terceirizar, Governança de Outsourcing, SLA – Nível de Serviço, Definindo estratégia de Outsourcing, Modelos para outsourcing: eSCM-SP e eSCM-CL, Processos de gerenciamento de contratos.

Carga horária: 15 horas
Edit

Gestão Estratégica de Negócios, Governança de BPM, Mapeamento e Modelagem de Processos, Ferramentas para análise e desenho de Processos (Six Sigma, Lean Manufacturing e Teoria das Restrições), Tecnologias para Gestão de Processos, Automação de Processos, SOA (Service Oriented Architecture), Business Process Patterns – Padronização de Processos de Negócio, Metodologia para condução de projeto BPM.

Carga horária: 15 horas
Edit

Princípios da metodologia científica para elaboração de trabalhos académicos, métodos de pesquisa, técnicas básicas para pesquisa bibliográfica e uso de padrões de referências, elaboração de anteprojetos, projetos e trabalhos finais de produção acadêmica.

Carga horária: 15 horas
Edit

Integração das habilidades e conhecimentos adquiridos no decorrer do curso, utilização de ferramentas de medição do desempenho coletivo diante de desafios internos e externos no mundo dos negócios que envolvem a gestão de vendas, análise de riscos operacionais e financeiros; uso de instrumentos de avaliação de resultados (orçamento, projeções financeiras, fluxo de caixa, demonstração de resultados e outros), gestão de conflitos.

Carga horária: 15 horas
Edit

Apresentação dos projetos de trabalho de conclusão de curso.

Carga horária: 15 horas
Edit

Missão, Visão e Valores. Forças e Diferenciais Competitivos. Análise do Ambiente Interno e Externo – Matriz SWOT. Técnica de Delphi, Mapa, Perspectivas e Objetivos Estratégicos. Conceituação de Riscos e Controles. Matriz de Avaliação de Riscos.

Carga horária: 30 horas

Informações Adicionais

Processo Seletivo

Saiba mais sobre o Processo Seletivo dos cursos de Graduação da FUCAPE Business School.

Quer saber mais?

Estamos à disposição para ouvir suas opiniões, sugestões e solucionar suas dúvidas. Preencha os campos abaixo e clique no botão “Enviar”. Em breve, você receberá retorno sobre sua solicitação.

A FUCAPE Business School

Há 10 anos seguidos A FUCAPE é considerada pelo MEC (Índice Geral de Cursos) uma das 10 melhores Instituições de Ensino Superior do país, com nota máxima de avaliação.
ESPÍRITO SANTO
Avenida Fernando Ferrari, 1358, Boa Vista, Vitória – ES, CEP: 29.075-505
Rio de Janeiro
R. da Assembléia, 100 – Centro Rio de Janeiro /RJ – CEP: 20040-007
BRASÍLIA
Pátio Brasil Shopping – Asa Sul, Brasília – DF, 70740-610
MINAS GERAIS
Rua Leopoldina, 607 A, Santo Antônio, Belo Horizonte/MG – CEP: 30330-230
MARANHÃO
Av. dos Holandeses, 1166-1184 – São Marcos, São Luís – MA, 65071-380

Fucape Pesquisa e Ensino SA – 06.105.333/0001-61 | Fucape Fundação de Pesquisa e Ensino – 03.812.374/0001-08 | Instituto Fucape de Tecnologias Sociais – 20.317.623/0001-08

Skip to content