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Gestão Estratégica e Sustentável de Negócios

Desenvolvendo profissionais e habilitando docentes

A formação de líderes que sustentem perenemente os seus negócios, com devida visão sistêmica do tema, complementam e vão além das abordagens tradicionais das dimensões ambiental, social e econômica, e permitem uma nova base para a reconstrução da escola de negócios e da forma de pensar e agir no meio empresarial. O MBA em Gestão Estratégica e Sustentável de Negócios tem como objetivo concentrar os esforços e as iniciativas voltadas para a gestão empresarial, mas com focos complementares em estratégia e sustentabilidade, respectivamente, conceitos estes extremamente fundamentais para a condução de negócios em um mundo largamente impacto por práticas e culturas que atualmente vêm sendo questionadas e devidamente desafiadas pelas sociedades mais desenvolvidas e responsáveis.

HUB FUCAPE

Um espaço que alia conhecimento teórico com aplicação prática. Academia e mercado, lado a lado.

Corpo Docente Qualificado

Corpo docente altamente formado por Doutores e Mestres de vasta expertise acadêmica e importantes realizações nas áreas de negócios.

Gestão de Carreiras

Candidatos sem vínculo empregatício terão isenção do pagamento das mensalidades.

Programas Internacionais

Convênios firmados com Instituições de Ensino Internacionais de alta credibilidade e reputação.

Corpo Docente

Silvania Neris Nossa
Silvania Neris Nossa
Doutora em Ciências Contábeis e Administração
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Marcia Juliana d`Angelo
Doutora em Administração de Empresas
hpa0dhfp4xkwkg4g
Francisco Antonio Bezerra
Doutor em Controladoria e Contabilidade
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Emerson Wagner Mainardes
Doutor em Administração
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Bruno Funchal
Doutor em Economia
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Aziz Xavier Beiruth
Doutor em Controladoria e Contabilidade
fskbsg6c6pkwo0sc
Arilda Magna Campagnaro Teixeira
Doutora em Economia
kr1u7scy2eoog0o0
Bruno Felix
Doutor em Administração de Empresas

Disciplinas

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Novas Exigências dos Cenários e Influências no Equilíbrio do Negócio. Triple Bottom Line e o Modelo de Sustentabilidade em seis perspectivas. Evolução Autoral da Responsabilidade Corporativa. Negócio, Ambiente e Subjetividade. Reputação na Gestão de Riscos e Indicadores. Comunicação e Sustentabilidade. Negócio e Tecido Social.

Carga horária: 15 horas
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A estratégia e seus fundamentos: missão, visão e valores. Forças e diferenciais competitivos. Análise do ambiente interno e externo – Matriz SWOT. Mapa, perspectivas e objetivos estratégicos. Conceituação de riscos e controles internos. Matriz de avaliação de riscos, abordando impactos e probabilidade. Planejamento, orçamentação e controles do desempenho empresarial. 

Carga horária: 30 horas
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Conceito, histórico e panorama atual da Governança Corporativa, incluindo papéis e responsabilidades dos principais stakeholders. Conceitos de programas de integridade e compliance empresarial. Abordagem sobre os pilares de sustentação da Governança (Transparência, Equidade e Prestação de Contas). Conceitos de Ética e Moralidade nas Organizações. Avaliação de Desempenho dos Principais Órgãos de Administração. Sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional (OSHAS 18001). Sistema de gestão da qualidade total (ISO 9001). Norma Internacional de Responsabilidade Social (ISO 26000). Conceitos de gestão de processos e projetos, incluindo melhoria de produtividade e sinergias. 

Carga horária: 30 horas
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Elementos e situações de comunicações em geral e, especificamente na função de gerência. Interpretação da comunicação de massa. Análise, processos e técnicas da comunicação para situações na empresa, inclusive planos de comunicação. Entendendo a Comunicação organizacional. O processo de Comunicação nas organizações. A Comunicação interna. A relação da comunicação interna com a organização das empresas e a administração das pessoas. Os meios de comunicação nas organizações. Comunicação Integrada e Imagem Empresarial. Plano Integrado de Comunicação Empresarial. A comunicação na pequena e média empresa.

Carga horária: 15 horas
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Definição, conceitos centrais e o processo de marketing; filosofias de gestão; segmentação, mercado-alvo e posicionamento; identificação das vantagens competitivas; marketing-mix (produto, preço, praça, promoção); planejamento estratégico de marketing, plano de marketing. Conceito e funções do marketing social. Marketing socialmente responsável. Marketing-mix social. Marketing social como meio de mudança de comportamento. Planejamento e formulação de estratégias e políticas para o marketing social. Marketing social nas organizações. Marketing social e construção de marcas. Comunicação como ferramenta do marketing social. Green marketing.

Carga horária: 15 horas
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Organizações, Estado e sociedade. Gestão de stakeholders. Cidadania empresarial. Responsabilidade socioambiental. Empresas e ONG’S. Mapa de relacionamentos entre público e privado.  Relações entre Estado, Sociedade Civil e Corporações. Esfera pública e interesses públicos e privados em sociedades democráticas. Modelos de análise de políticas públicas. Participação popular e incidência cidadã na formulação de políticas públicas.  Investimento empresarial social e suas interfaces com as políticas públicas. Parcerias intersetoriais para o Desenvolvimento Sustentável.Voluntariado, Ação social e cultura política no contexto brasileiro. Experiências internacionais e nacionais de transformação socioambiental.

Carga horária: 15 horas
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Elementos da Cadeia de Suprimentos. Gestão sustentável da cadeia de suprimentos (SSCM). Triple Bottom Line e Greendex. Desenvolvimento de fornecedores. Logística reversa. A importância da infraestrutura pública no desenvolvimento dos centros urbanos e produtivos e no ambiente de negócios. O papel do poder público na atração de investimentos. Principais canais logísticos brasileiros. A regulação ambiental na ordenação da atividade econômica e sua sustentabilidade. As principais carências da infraestrutura pública brasileira e oportunidades de desenvolvimento/Investimento.

Carga horária: 30 horas
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Introdução ao Conceito de gestão ambiental e sua evolução no tempo. Gestão ambiental integrada ao modelo de negócio. Ferramentas e instrumentos de gestão ambiental (ISO / GRI / Atendimento Legal). Análise e tratamento de riscos ambientais e diferencial competitivo. Gestão de riscos e emergências ambientais. Tecnologia associadas a gestão ambiental (eficiência energética, geração de energia, tratamento de efluentes, resíduos). Ferramentas e instrumentos de diferenciação do negócio a partir da gestão ambiental (DJSI / IBOVESPA / Indicadores). Gestão ambiental e valor do negócio – tendências em governança, valor em IPO e com os acionistas, em função do modelo ambiental.

Carga horária: 30 horas
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Conceituação básica de contabilidade, receitas, custos e despesas. Informação de custos gerencial e societária – diferenciação e importância. Critérios básicos de alocação de custos aos produtos – principais desafios. Custos para tomada de decisão – margem de contribuição e análise de CVL. Alavancagem operacional – composição ideal entre custos fixos e variáveis. Ponto de equilíbrio contábil, econômico e financeiro. – intervalo relevante e principais decisões de produção. 

Carga horária: 30 horas
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Principais indicadores de lucratividade, rentabilidade. Análise de performance do negócio (EBITDA Analysis). Análise econômica de investimentos (TIR, VPL, Payback). Análise de investimentos com risco (Árvore de Decisão). Estrutura de capital (Custo de Capital). Percepção de risco e retorno. Orçamento de capital. Análise de valor das empresas e projetos. Economic Value Added (EVA) e estratégicas financeiras que agregam valor. Market Value Added (MVA). Modelos de precificação de ativos (CAPM).

Carga horária: 30 horas
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Noções de custos e ganhos incrementais. Formulação do indicador de resultado de projetos. Impactos dos ganhos nos resultados contábeis. Modelagem de acompanhamento da execução físico e financeira.

Carga horária: 30 horas
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Pensamento Sistêmico e a Dimensão Cultural do Desenvolvimento Sustentável. Relação entre Cultura e Religião. A Influência da Religião no Associativismo. Capital Social e Empreendedorismo Social. Comunidades de Base e Sustentabilidade.  

Carga horária: 15 horas
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Valores individuais e Cultura Organizacional. Métodos para o desenvolvimento da cultura de sustentabilidade. Práticas de gestão de pessoas de apoio à cultura de sustentabilidade. Sistema de gestão da saúde e segurança. Meritocracia, avaliação de desempenho e sistema de recompensas.

Carga horária: 15 horas
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O ambiente empresarial no mundo globalizado. Conceitos e tomada de decisão: mercado; competição; concorrência; eficiência; competitividade; assimetria de informação. Agregados macroeconômicos. Política monetária e medidas econômicas. Política fiscal e reforma do Estado. Política cambial e de comércio exterior e suas repercussões no ambiente dos negócios.

Carga horária: 30 horas
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Introdução ao conceito de Economia Criativa. Indústrias Criativas. Elementos da Criatividade. O papel de projetos criativos para o desenvolvimento econômico. Criatividade e Globalização. Princípios e desafios estratégicos para o desenvolvimento de projetos e negócios criativos e sustentáveis. Soluções financeiras alternativas: Project Finance, Escambo, SPE (Sociedade de Propósito Específico), PPP’s Parcerias Público-Privadas) e economia criativa, cooperativa e solidária. Negócios em Rede: APL’s – Arranjos Produtivos Locais, Clusters, Startups, Redes Sociais e Multimídia na Internet. SPE (Sociedade de Propósito Específico). Soluções transversais (economia cooperativa e solidária na cadeia produtiva). Sustentabilidade dos empreendimentos na Indústria, em serviços e na economia criativa. Negócios em Rede. Cadeias produtivas e de valor.

Carga horária: 15 horas
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Empreendedorismo no Brasil e no mundo: a nova realidade dos negócios, O processo empreendedor e o ciclo de vida das organizações. Reconhecimento de oportunidades: dos negócios tradicionais aos de base tecnológica. O processo de inovação. Economia e inovação na sociedade do conhecimento. Plano de Negócio. Planejamento e tipos de empreendimentos. Mercado-Alvo e cliente. As incubadoras de empresa e o apoio ao desenvolvimento de novos produtos. Alternativas para captação de recursos para novos empreendimentos. Parcerias e alianças estratégicas. Empreendedores e a internet. Intra-empreendedorismo. Gestão Empreendedora, Liderança e Motivação. Empreendedorismo criativo e estudo da criatividade como diferencial competitivo e sua organização no mercado (P&D e Inovação, Patentes, etc).

Carga horária: 15 horas
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Fundamentos da Autenticidade Empresarial. Da Responsabilidade Social à Corresponsabilidade Institucional. Transcendendo o Modelo de Gestão Holístico. Gestão e Espiritualidade Implementação. Competências, Autoconhecimento e Performance. Sistematizando a Gestão Espiritual.

Carga horária: 15 horas

Informações Adicionais

Processo Seletivo

Saiba mais sobre o Processo Seletivo dos cursos de Graduação da FUCAPE Business School.

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