Gestão Estratégica de Pessoas

Desenvolvendo profissionais para o mercado

As transformações em curso nos mercados globalizados vêm demandando profissionais de recursos humanos com perfil cada vez mais diferenciado. A capacidade de conciliar o conhecimento técnico às habilidades gerenciais, de forma sistemática, é o desafio do profissional que deseja construir a carreira nesta área. Esta capacidade coloca-o no centro das suas próprias decisões, em condições de trilhar o seu caminho profissional em um mercado sem fronteiras. O MBA em Gestão Estratégica de Pessoas da Fucape, com enfoque estratégico, proporciona todas as condições para o desenvolvimento de competências essenciais na gestão de pessoas.

HUB FUCAPE

Um espaço que alia conhecimento teórico com aplicação prática. Academia e mercado, lado a lado.

Corpo Docente Qualificado

Corpo docente altamente formado por Doutores e Mestres de vasta expertise acadêmica e importantes realizações nas áreas de negócios.

Gestão de Carreiras

Candidatos sem vínculo empregatício terão isenção do pagamento das mensalidades.

Programas Internacionais

Convênios firmados com Instituições de Ensino Internacionais de alta credibilidade e reputação.

Corpo Docente

Annelise Passos

Annelise Passos

Consultora de Diversidade e Inclusão
Arilda Magna Campagnaro Teixeira

Arilda Teixeira

Doutora em Economia
Bruno Felix

Bruno Felix

Doutor em Administração de Empresas
Emerson Wagner Mainardes - Diretor Acadêmico

Emerson Mainardes

Doutor em Administração
Marcelo Silva Serra

Marcelo Silva Serra

Mestrando em Administração
Marcia Juliana d`Angelo

Marcia Juliana d`...

Doutora em Administração de Empresas
Renato Tognere Ferron

Renato Tognere

Analista Judiciário II - Ciências Contábeis do Tribunal de Justiça do Estado do Espirito Santo - TJES

Disciplinas do MBA de Gestão Estratégica de Pessoas

Edit Content

Fundamentos da gestão estratégica de pessoas. Abordagens e papeis de gestão estratégica de pessoas. O modelo de Ulrich. Planejamento estratégico de pessoas. Os novos desafios para a gestão de pessoas. Gestão estratégica de pessoas como potencial competitivo.

Carga horária: 20 horas
Edit Content

Os objetivos da firma; conceito de lucro econômico; economia e tomada de decisão; teoria da firma e estrutura de mercado; conceitos macroeconômicos; teoria do capital humano e sua influência para as organizações.

Carga horária: 20 horas
Edit Content

Imagem Corporativa, Relações públicas e os talentos do mercado como clientes a conquistar. As possibilidades, vantagens e desvantagens do recrutamento interno e externo. Políticas de recrutamento. Etapas do processo de seleção. Técnicas de seleção. Gestão de pessoas e a retenção de talentos. Desafios e possibilidades na Atração, Seleção e Manutenção de Terceirizados.

Carga horária: 20 horas
Edit Content

Histórico, definições e sigificados. O papel do indivíduo na administração da carreira: escolha da carreira, identidades profissionais e âncoras de carreira. O papel das organizações na administração da carreira: visão de futuro, necessidade de planejamento, desenhos, estruturação de planos, tipos de carreiras. Processo Sucessório: percepções globais sobre programas de sucessão, Importância da estruturação do processo, desenvolvimento de programas, coaching e mentoring.

Carga horária: 20 horas
Edit Content

Plano de cargos e salários; Descrição de cargos; Análise de cargos; Avaliação de cargos; Métodos; Pesquisa Salarial; Remuneração indireta: tipos de benefícios; Incentivos salariais. Remuneração variável; Remuneração por competências.

Carga horária: 20 horas
Edit Content

Apresentação dos módulos, disciplinas, corpo docente e projeto pedagógico do curso.

Carga horária: 10 horas
Edit Content

Gestão por Competências. Gestão por Projetos. Gestão por Objetivos e Resultados. Implicações dos modelos de gestão nas políticas e práticas de Gestão de Pessoas.

Carga horária: 20 horas
Edit Content

Autonomia e subordinação. Modos de produção e trabalho assalariado: a evolução do emprego. Legislação trabalhista no Brasil: primeiras normas, a Consolidação das Leis do Trabalho, a Constituição de 1988 e demais legislações. Conceito e definição de vínculo empregatício no Brasil. Trabalho e vínculos não-empregatícios. Limites e novas possibilidades para a regulamentação do trabalho no Brasil. Sindicalização, greve e negociação coletiva: acordo, convenção e dissídio coletivo.

Carga horária: 20 horas
Edit Content

Níveis de análise do comportamento organizacional: indivíduos, grupos e estrutura organizacional. Variáveis intervenientes da análise do comportamento organizacional e suas relações estruturais. Impactos das características individuais e de personalidades sobre a satisfação, comprometimento, produtividade organizacionais.

Carga horária: 20 horas
Edit Content

Desenvolvimento Individual e de Grupos: abordagens de Hyrum Smith e Stephen Covey. Coaching de Vida e de Desempenho. Mentoring. Impacto mútuo entre o desenvolvimento do grupo de trabalho e do indivíduo.

Carga horária: 20 horas
Edit Content

Visitas técnicas a empresas e diálogos com gestores sobre temas emergentes em Gestão Estratégica de Pessoas.

Carga horária: 20 horas
Edit Content

Estudo das principais teorias e abordagens sobre a gestão da diversidade e a inclusão no contexto organizacional. Práticas organizacionais voltadas à diversidade. Aculturação e gestão da diversidade. Atitudes frente às ações organizacionais quanto à diversidade.

Carga horária: 20 horas
Edit Content

Aspectos básicos das relações interpessoais; Coesão e competição de grupo; Promoção do trabalho em equipe; Gestão da diversidade; Conflito e negociação – tipologia, padrões típicos, gerenciamento e solução.

Carga horária: 20 horas
Edit Content

Conceito e métodos de negociação. O Método de Harvard: Definição do problema. O Método de Harvard: Definição do interesse. O Método de Harvard: Opções e critérios de negociação. Análise de decisão. Teoria dos jogos. Negociação distributiva. Negociação de soma zero. Negociação de soma negativa. Complexidade negocial: incerteza, tempo e comportamento adverso. Leilões e concorrências. Jogos de soma positiva.

 

Carga horária: 20 horas
Edit Content

Conceito e principais abordagens teóricas; Carisma e liderança; Liderança versus chefia; Diferentes estilos de liderança e suas implicações para o rendimento de equipes, potencial criativo e motivação; Requisitos psicológicos para os padrões clássicos de liderança; Liderança, delegação de tarefas e gestão participativa; Desenvolvimento de lideranças.

Carga horária: 20 horas
Edit Content

Bases antropológicas da cultura; diferentes abordagens de gestão da cultura em organizações; conceitos de poder e autoridade; relações entre clima, cultura e poder nas organizações; diagnósticos de clima, cultura e poder nas organizações. Tipos de mudança. Resistência à mudança. Desenvolvimento de ações de mudança organizacional e cultural com base em diagnósticos. 

Carga horária: 20 horas
Edit Content

A Ambiência Competitiva na Era da Informação. Administração, Estratégia e Administração Estratégica: conceitos. Fundamentos da Estratégia Empresarial. Critérios para a geração de Vantagem Competitiva. Planejamento Estratégico. As contribuições das áreas funcionais da Administração (Finanças, Marketing, Produção e Gestão de Pessoas) para a formulação e implementação da Estratégia Empresarial.

Carga horária: 20 horas
Edit Content

Conceituação de ética, moral e responsabilidade social; a ética do trabalho no Brasil; fundamentos da ética e da responsabilidade social nas empresas; gestão da ética e da responsabilidade social;contribuições da gestão da ética e da responsabilidade social para as empresas.

Carga horária: 20 horas
Edit Content

O compartilhamento das funções de RH entre as gerências das empresas. O papel do Gerente de RH como consultor das funções de RH. Limitações e alcances da atuação do Gerente de RH como consultor. Avaliação dos resultados das ações da consultoria de RH.

Carga horária: 20 horas
Edit Content

Técnicas e Elaboração do TCC: Apresentação das técnicas para a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso. A escolha da área temática, organização, cuidados, suporte de idéias e referências. A norma brasileira de citação bibliográfica.

Carga horária: 10 horas

Informações Adicionais

PREVISÃO DE INÍCIO: 03/03/2023

O Curso MBA em Gestão Estratégica de Pessoas terá um coordenador e será acompanhado, conforme estabelecido no Regimento de Pós-Graduação da FUCAPE, pela Comissão de Pós-Graduação – CPG – formada pelo Diretor-presidente, pelo Diretor Acadêmico, pelos Coordenadores da Pós-Graduação e por um representante discente.

Para efetivação da matrícula será necessário o envio das seguintes documentações: 

– Foto 3×4 ou selfie em fundo branco;
– Comprovante de residência;
– Certidão de nascimento ou casamento;
– RG;
– CPF;
– Comprovante de pagamento da taxa de inscrição;
– Histórico de Graduação;
– Diploma de Graduação.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO – LATO SENSU – ESPECIALIZAÇÃO

Data da Aula Inaugural: 03/03/2023

Dia das aulas e horários: aulas híbridas às sextas-feiras (18h30 às 22h55) e aos sábados (08h às 11h55 e 14h às 17h55), quinzenalmente.

Coordenação: Bruno Félix

Para realizar a sua inscrição, clique aqui.

Estude na mais completa Escola de Negócios

Outros cursos de MBA

Para receber o e-book por e-mail, precisamos de alguns dados:

Enviamos o e-book para seu e-mail.
Caso não tenha recebido na sua caixa de entrada, verifique na caixa de Spam.

Skip to content