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Gestão Estratégica de Marketing

Desenvolvendo profissionais e habilitando docentes

O padrão de concorrência estabelecido pelos mercados modificou-se em decorrência da opção pela diferenciação de produto, com foco na marca, como instrumento para conquista e ampliação de market share. Por essa razão, o papel do marketing nas organizações assumiu posição estratégica, acompanhado por uma demanda crescente por profissionais que tenham iniciativa, espírito inovador e criatividade. O profissional com esse perfil deve possuir conhecimentos específicos de estruturas de mercado, gestão de marca e planejamento estratégico. O MBA em Gestão Estratégica de Marketing é direcionado aos profissionais que buscam alavancar a sua trajetória neste ramo tão promissor.

HUB FUCAPE

Um espaço que alia conhecimento teórico com aplicação prática. Academia e mercado, lado a lado.

Corpo Docente Qualificado

Corpo docente altamente formado por Doutores e Mestres de vasta expertise acadêmica e importantes realizações nas áreas de negócios.

Gestão de Carreiras

Candidatos sem vínculo empregatício terão isenção do pagamento das mensalidades.

Programas Internacionais

Convênios firmados com Instituições de Ensino Internacionais de alta credibilidade e reputação.

Corpo Docente

Nelson-Oliveira-Stefanelli
Nelson Oliveira Stefanelli
Doutor em Administração
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Silveli Cristo de Andrade
Doutora em Gestão
Sérgio Augusto Pereira Bastos
Sérgio Augusto Pereira Bastos
Doutor em Administração de Empresas
sdrgj2yzfvkggosk
Poliano Bastos da Cruz
Doutor em Ciências Contábeis e Administração
mfcgtzwvt0ggcsg0
Marcia Juliana d`Angelo
Doutora em Administração de Empresas
gn1dmkfo0dcggg08
Emerson Wagner Mainardes
Doutor em Administração
fskbsg6c6pkwo0sc
Arilda Magna Campagnaro Teixeira
Doutora em Economia
kr1u7scy2eoog0o0
Bruno Felix
Doutor em Administração de Empresas

Disciplinas

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Conceitos e definições de Marketing – origem e evolução; orientações tradicionais de marketing (produção, vendas e marketing); processo estratégico e administração de Marketing no mundo contemporâneo; mix de Marketing; miopia de Marketing; divisões do Marketing quanto ao negócio; análise de mercado; análise do micro e macroambiente da empresa; o papel do planejamento das ações de marketing; gestão da informação e estratégias de relacionamento; evolução e tendências. 

Carga horária: 30 horas
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A partir da demonstração de resultados de pesquisas, serão discutidos os seguintes tópicos: segmentação de mercado; design de produto; identificação de métodos promocionais apropriados; estabelecimento de preços e outros elementos do mix de marketing; avaliação da satisfação de consumidores; diagnosticar razões para baixo crescimento; identificação de abordagens de pesquisa: exploratória, descritiva e causal; 

Carga horária: 15 horas
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Planejamento de marketing e estratégia organizacional; segmentação de mercados; análise de demanda; sistema de marketing; instrumentos para determinação do mercado-alvo; os elementos táticos do composto de marketing; gestão estratégica do marketing; plano de marketing.

Carga horária: 30 horas
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Inteligência de marketing; ambientes de marketing; SIM (Sistema de Informação do Marketing); Fases iniciais da pesquisa de marketing; definição do problema de pesquisa e da abordagem; modelo e processo de pesquisa; pesquisa exploratória; pesquisa descritiva; pesquisa causal; escalas de medida; questionários e formulários; amostragem; preparação e análise dos dados; relatório de pesquisa; pesquisa de comunicação de imagem e propaganda; segmentação de mercado; as inovações na pesquisa de mercado. 

Carga horária: 15 horas
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Conceitos fundamentais e inovação em produtos; análise e estratégias de promoção e lançamento de um produto; gerenciamento de portfólio de produtos; evolução de produtos e mercado; ciclo de vida; inovações tecnológicas; estratégia e gerência de marcas; as marcas nas empresas e a identidade.

Carga horária: 15 horas
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Critérios para o desenvolvimento de preços; preço como fator essencial em vendas; gestão de preços; elaboração de promoções; implementação e controle de promoções, análises de resultados de promoções; canais de marketing; decisões relativas a pontos de contato, estratégias relativas ao tamanho do PDV, adequação do mix de produtos ao canal de venda.

Carga horária: 30 horas
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Fundamentos e desenvolvimento da logística empresarial; visão logística sistêmica e sua relação com Marketing; estratégias e gerenciamento de canais de distribuição; novos formatos de canais; estratégia multicanais e seus conflitos; canais de Marketing; gestão de estoques; gestão de transportes; logística reversa; plano estratégico de desenvolvimento de canais de distribuição; Logística de resposta de serviços (LRS); Supply Chain Management (SCM). 

Carga horária: 15 horas
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Teoria dos prospectos; aversão a perda; contabilidade mental; heurísticas e vieses cognitivos; racionalização de escolha; construção de preferências; approach-avoidence. 

Carga horária: 15 horas
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Elaboration Likelihood Method (Petty & Cacioppo, 1986); System 1 and 2 (Kahneman); atitudes implícitas/inconscientes; estrutura/atividade do cérebro; influência no comportamento do consumidor; emoções básicas; Modelo Circumplexo.

Carga horária: 15 horas
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Histórico e conceitos, funil, construção de base de usuários, ciclo de vida do consumidor, taxa de conversão UX/UI, core product value, descoberta do produto, planos de atração de visitantes/compradores, curadoria de conteúdo, produto e campanhas virais, desenho e medidas de experimentos, definição de objetivos.

Carga horária: 15 horas
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Organização, dimensionamento, estruturação, zoneamento e controle da equipe de vendas; estimativas de vendas; definição de metas de venda e acompanhamento; segmentação de canais de vendas; preparação de vendedores; convenção de vendas; avaliação do vendedor e da equipe de vendas; remuneração estratégica de vendas; novos desafios da gestão de vendas: o impacto da tecnologia; intangíveis que impactam as vendas: marca, confiança e cultura.

Carga horária: 30 horas
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Conceitos norteadores; desenvolvimento de estratégias; criação de identidade online; audiência, consumidores digitais; inbound marketing, SEO, influenciadores e mensagem; blogging/microblogging; construção de personas; redes sociais; métricas básicas; compartilhamento de vídeos e podcasts; live streaming, newsletters e e-books.

Carga horária: 15 horas
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O papel do marketing de relacionamento; instrumentos para implementação de estratégias; marketing de relacionamento e as conquistas de market share da empresa; customização de massa; cadeia de relacionamento; evolução do marketing de relacionamento; programas de fidelização e retenção de clientes.

Carga horária: 15 horas
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A história do autosserviço; conceito e uso de Merchandising, Visual Merchandising, Merchandising Vertical e Horizontal e Exposição de Produtos; definição dos trabalhos realizados de Merchandising; conceito e aplicação de técnicas de Vitrinismo; o perfil e o modelo de trabalho de profissionais de merchandising; planejamento de lojas e desenvolvimento de layouts.

Carga horária: 15 horas
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Introdução ao e-commerce e conceitos, modelo de negócios e análise estratégica, infraestrutura, arquitetura de loja virtual segurança e pagamento, geração de tráfego, e-marketing, e-service, experiência do usuário, métricas de análises, otimização de buscas, produtos digitais, auditorias, integração de canais.

Carga horária: 30 horas
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Ferramentas para medir, gerenciar e analisar performance de ações no ambiente digital; optimização de ROI; relatar o histórico das ações; projetar/ influenciar ações futuras; tráfego e busca, Google Analytics.

Carga horária: 15 horas
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Princípios da metodologia científica para elaboração de trabalhos académicos, métodos de pesquisa, técnicas básicas para pesquisa bibliográfica e uso de padrões de referências, elaboração de anteprojetos, projetos e trabalhos finais de produção acadêmica.

Carga horária: 15 horas
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Integração das habilidades e conhecimentos adquiridos no decorrer do curso, utilização de ferramentas de medição do desempenho coletivo diante de desafios internos e externos no mundo dos negócios que envolvem a gestão de vendas, análise de riscos operacionais e financeiros; uso de instrumentos de avaliação de resultados (orçamento, projeções financeiras, fluxo de caixa, demonstração de resultados e outros), gestão de conflitos.

Carga horária: 15 horas
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Apresentação dos projetos de trabalho de conclusão de curso.

Carga horária: 15 horas

Informações Adicionais

Processo Seletivo

Saiba mais sobre o Processo Seletivo dos cursos de Graduação da FUCAPE Business School.

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