EnglishPortugueseSpanish

Gerenciamento de Projetos

Desenvolvendo profissionais e habilitando docentes

As mudanças estruturais e instrumentais nos mercados trazem novos desafios para a administração e o controle dos negócios. Com isso os profissionais precisam de atualizações contínuas em seus conhecimentos para que sustentem o domínio de ferramentas para análise de dados e tomada de decisão.

Profissionais de diferentes áreas de formação têm sido atraídos para o gerenciamento de projetos diante as oportunidades de trabalho que essa área cria devido ao seu papel na estratégia de gestão das empresas. Assim sendo, a busca por ampliar e/ou atualizar a formação em gerenciamento de projetos é uma opção recomendada.

HUB FUCAPE

Um espaço que alia conhecimento teórico com aplicação prática. Academia e mercado, lado a lado.

Corpo Docente Qualificado

Corpo docente altamente formado por Doutores e Mestres de vasta expertise acadêmica e importantes realizações nas áreas de negócios.

Gestão de Carreiras

Candidatos sem vínculo empregatício terão isenção do pagamento das mensalidades.

Programas Internacionais

Convênios firmados com Instituições de Ensino Internacionais de alta credibilidade e reputação.

Corpo Docente

pbtnwcfdj5wgkggo
Vanessa Paula de Oliveira
Mestre em Engenharia de Produção
olf67ql6yi8oo0sg
Túlio Tavares
Mestre em Ciência da Computação
dpa8p1cqec08w00c
Richardson Moro
Mestre em Administração
17zuncur1l340w8w
Marcus Gregório
Mestre em Administração
mfcgtzwvt0ggcsg0
Marcia Juliana d`Angelo
Doutora em Administração de Empresas
gn1dmkfo0dcggg08
Emerson Wagner Mainardes
Doutor em Administração
fskbsg6c6pkwo0sc
Arilda Magna Campagnaro Teixeira
Doutora em Economia
kr1u7scy2eoog0o0
Bruno Felix
Doutor em Administração de Empresas

Disciplinas

Edit

Ambiente de Projetos; confecção de cronogramas; garantia e controle de qualidade; princípios de custos; preços; ponto de equilíbrio; fundamentos de estatística.

Carga horária: 15 horas
Edit

Empresas no ambiente de negócios; fatores que definem o ambiente de negócios; gestão de projetos no ambiente de negócios.

Carga horária: 15 horas
Edit

Conceitos de moral e ética; definição de sustentabilidade, responsabilidade corporativa e responsabilidade civil dos administradores; processo de licenciamento ambiental e entendimento dos órgãos federais, estaduais e municipais envolvidos; programas básicos ambientais e os custos envolvidos.

Carga horária: 15 horas
Edit

Fator humano nas relações de trabalho e nos projetos; cultura nacional e cultura organizacional; gerenciamento de conflitos e aspectos motivacionais; conceito de comunicação em projetos; processos de comunicação em projetos e em marketing; plano de comunicação.

Carga horária: 30 horas
Edit

Ciclo de vida de projetos, ambiente e fatores externos a gerenciamento de projetos; partes interessadas; fundamentos conceituais do PMO (e como implementar seus instrumentos); definição e implementação de processos de gestão de portifólio; modelos para avaliação de maturidade em gestão de projetos; aplicações de modelos de avaliação de maturidade.

Carga horária: 30 horas
Edit

Fundamentos de estatística: funções de distribuição de probabilidade aplicadas a projetos e qualidade; teste de hipóteses (t-student); Introdução à técnica de Monte Carlo e à econometria.

Carga horária: 30 horas
Edit

Regime de capitalização; taxas de juros; planos de financiamentos; séries de pagamentos; critérios de avaliação de projetos de investimento; análise de DRE e Balanço Patrimonial; Conceito e cálculo de margens; margem de contribuição; ponto de equilíbrio; margem de segurança; alavancagem operacional; fixação de preços; reconhecimento de receita em contratos de longo prazo; Project Accounting.

Carga horária: 30 horas
Edit

Conceitos fundamentais de estratégia empresarial; abordagens de Mintzberg e Porter; visão baseada em recursos; planejamento estratégico; elaboração e implantação; Balanced Scorecard e a definição de projetos.

Carga horária: 30 horas
Edit

Conceitos básicos em metodologia; função da pesquisa; fases do processo depesquisa; métodos quantitativos e qualitativos; estrutura de apresentação de trabalhos científicos e acadêmicos; normas para referências bibliográficas (ABNT, APA); projeto de pesquisa; monografia/dissertação/tese.

Carga horária: 15 horas
Edit

Confecção de planos de negócios; “Pitch Deck”; fontes de financiamento no Brasil: BNDES, BANDES, BNB, private equity, investidores anjo, venture capital, project financing, “Bootstrapping”, “Bridge Loan”; aplicação dos critérios de avaliação em projetos; alternativas societárias; sócios; debêntures e financiadores.

Carga horária: 15 horas
Edit

Técnicas adotadas em estudos de mercado em projetos; análises do impacto da escolha do tamanho, localização e engenharia; impactos financeiros; mensuração e acompanhamento de custos; definição de atividades; sequenciamento de atividades; estimativas de duração de atividades; métodos de estimativas de cronograma; representação de cronograma; porcessos de acompanhamento; análise de valor agregado; curva S e desempenho físico e financeiro.

Carga horária: 30 horas
Edit

Definição de risco; processos de gerenciamentos de riscos; tipos de tolerância ao risco; modelo de tomada de decisão; opção real; teoria dos jogos; técnica de monte carlo e suas aplicações; tomada de decisão em grupo; modelo delphi.

Carga horária: 15 horas
Edit

Definições de qualidade; normas ISO 9000; controle estatístico de processo; six sigma e outras técnicas correlatas; conceitos e terminologias dos contratos; processos de gerenciamento de aquisições; princípios de técnicas de negociação.

Carga horária: 30 horas
Edit

Criação de um ambiente de simulação de projeto com divisão dos alunos em equipes que fazem a gestão de subprojetos, com interpaces e interdependências entre si, incluindo planejamento, aquisições, contratos e controle; simulação de casos reais.

Carga horária: 30 horas
Edit

Lei 8.666/93 e demais dispositivos legais do direito empresarial; princípios de direito trabalhista associado aprojetos; técnicas de negociação; workshop de negociação.

Carga horária: 15 horas
Edit

Ferramentas de incentivo à inovação e criatividade; empreendedorismo; negócios disruptivos e transformação digital.

Carga horária: 15 horas
Edit

Apresentação de trabalhos pelos alunos.

Carga horária: 5 horas

Informações Adicionais

Processo Seletivo

Saiba mais sobre o Processo Seletivo dos cursos de Graduação da FUCAPE Business School.

Quer saber mais?

Estamos à disposição para ouvir suas opiniões, sugestões e solucionar suas dúvidas. Preencha os campos abaixo e clique no botão “Enviar”. Em breve, você receberá retorno sobre sua solicitação.

A FUCAPE Business School

Há 10 anos seguidos A FUCAPE é considerada pelo MEC (Índice Geral de Cursos) uma das 10 melhores Instituições de Ensino Superior do país, com nota máxima de avaliação.
ESPÍRITO SANTO
Avenida Fernando Ferrari, 1358, Boa Vista, Vitória – ES, CEP: 29.075-505
Rio de Janeiro
R. da Assembleia, 100, 3º andar – Centro Rio de Janeiro /RJ – CEP: 20011-904
BRASÍLIA
Pátio Brasil Shopping – Asa Sul, Brasília – DF, 70740-610
MINAS GERAIS
Rua Leopoldina, 607 A, Santo Antônio, Belo Horizonte/MG – CEP: 30330-230
MARANHÃO
Av. dos Holandeses, 1166-1184 – São Marcos, São Luís – MA, 65071-380

Fucape Pesquisa e Ensino SA – 06.105.333/0001-61 | Fucape Fundação de Pesquisa e Ensino – 03.812.374/0001-08 | Instituto Fucape de Tecnologias Sociais – 20.317.623/0001-08

Skip to content