EnglishPortugueseSpanish

Ciência de Dados Aplicada à Gestão de Negócios

Desenvolvendo profissionais e habilitando docentes

O MBA foi introduzido com uma visão de inovação e propõe o desenvolvimento de gestores preparados para um mercado extremamente competitivo e carente de profissionais que saibam, com o rigorismo acadêmico e o senso de urgência das aplicações práticas, integrar o corpo de conhecimento que forma um gerente de negócios, com as técnicas mais atualizadas análise de dados. O programa foca na intersecção entre gestão de negócios, matemática aplicada e ciência da computação, mantendo, como é característico da instituição, uma visão aberta ao mundo globalizado.

O curso será norteado pela metodologia “Project-Oriented Learning”, que se caracteriza pelo elevado poder pedagógico e que já é realidade nas melhores instituições no mundo. Os alunos são levados a aplicar os conhecimentos adquiridos em projetos práticos, acessando bases de dados públicas ou bases privadas, para criar soluções inovadoras para o mercado (por exemplo, softwares aplicados a problemas de mercado) ou para as empresas (por exemplo, tecnologias para solução de problemas identificados pelos próprios alunos).

HUB FUCAPE

Um espaço que alia conhecimento teórico com aplicação prática. Academia e mercado, lado a lado.

Corpo Docente Qualificado

Corpo docente altamente formado por Doutores e Mestres de vasta expertise acadêmica e importantes realizações nas áreas de negócios.

Gestão de Carreiras

Candidatos sem vínculo empregatício terão isenção do pagamento das mensalidades.

Programas Internacionais

Convênios firmados com Instituições de Ensino Internacionais de alta credibilidade e reputação.

Corpo Docente

g1iz5wu5wp448040
Aureo Verdi Garcia Leal
Doutorando em Ciências Contábeis e Administração
8vc8xobmab0o088g
Alexandre Baulé
Engenheiro Aeronáutico
ewswe528ed4w4o8s
Dalton Vinicius Kozak
Doutor em Engenharia
1gcoc51z4pvokgw8
Neyla Tardin
Doutora em Ciências Contábeis e Administração
gn1dmkfo0dcggg08
Emerson Wagner Mainardes
Doutor em Administração
i2gvgubrw0840oc8
Danilo Soares Monte-mor
Doutor em Ciências Contábeis e Administração
kr1u7scy2eoog0o0
Bruno Felix
Doutor em Administração de Empresas

Disciplinas

Edit

Conceitos tradicionais: definição e características de um Projeto, sucesso e fracasso dos projetos, ciclo de vida de projetos, comparação das metodologias (PMI, FEL, Agile), o papel do gerente de projetos, suas habilidades e suas interfaces. Aspectos econômicos e financeiros: métodos de seleção de projetos, gerenciamento dos riscos, EAP, custos e prazos, incerteza e contingência. Métodos ágeis: teoria e conteúdo, definições de conceitos, planejamento e execução dos “sprints”, monitoramento, controle e revisão dos “sprints”, encerramento e entregas das fases e do projeto. Design Thinking. Produto Mínimo Viável (MVP). Aplicação de um caso real.

Carga horária: 15 horas
Edit

Algoritmos, lógica e linguagens de programação: visão geral. Análise de sistemas: análises estruturada e orientada a objetos (principais abordagens e diagramas). Tópicos de engenharia de software: modelos de processo (ciclos de vida) e metodologias de desenvolvimento, modelos de qualidade. Análises descritivas (exploração de dados e organização de informações), diagnósticas (análise das informações), preditivas (avaliação de tendências) e prescritivas (definição de ações).

Carga horária: 30 horas
Edit

Fundamentos de algoritmos. Manipulação de dados: tipos (classes) e variáveis; operadores e expressões matemáticas, lógicas e de texto. Estruturas básicas de controle: sequencial, de seleção/decisão e de repetição. Recursividade. Estruturas de dados básicas: vetores, matrizes e registros em Python. Subprogramas: funções. Principais bibliotecas para negócios.

Carga horária: 30 horas
Edit

Introdução a bancos de dados: conceitos básicos, terminologias, sistemas de gerenciamento de bancos de dados. Linguagens para banco de dados: consulta e manipulação de dados. Banco de dados relacionais e orientados a objetos; outros paradigmas (NoSQL). Tópicos de modelagem e projeto de banco de dados. Noções básicas de bancos de dados distribuídos.

Carga horária: 15 horas
Edit

Pensamento analítico de dados. Problemas de negócios e soluções da ciência de dados. Ajuste de modelos aos dados: técnicas e análise. Modelagem preditiva. Tomada de decisão: modelos analíticos, engenharia, métodos, evidências e probabilidade. Desempenho, limpeza e visualização de modelos. Computação ubíqua.

Carga horária: 15 horas
Edit

Bigdata e mineração de dados: Introdução à modelagem da dados em big data, 5 V’s do big data, arquitetura hadoop, MapReduce, Diferenciação entre os principais modelos de gestão de dados. Entendimento de modelos de armazenagem (datalakes, datawarehouses) e as diferenciações de utilização on-premises vs nuvem. Implementação de estratégias de extração de dados.

Carga horária: 15 horas
Edit

Fundamentos de Análise de Dados. Introdução à regressão no contexto de Econometria aplicado aos negócios. Seleção de modelos. Maximização de verossimilhança. Previsibilidade usando séries temporais. Modelos ARMA e ARIMA. Reversão à Média; Aplicações: Estimação de Risco de Mercado: VAR e Estimação de Risco de Crédito.

Carga horária: 30 horas
Edit

Fundamentos de Análise de Dados. Introdução à regressão no contexto de Econometria aplicado aos negócios. Seleção de modelos. Maximização de verossimilhança. Previsibilidade usando séries temporais. Modelos ARMA e ARIMA. Reversão à Média; Aplicações: Estimação de Risco de Mercado: VAR e Estimação de Risco de Crédito.

Carga horária: 15 horas
Edit

Diferenciação entre Gerenciamento e Governança de Dados. Princípios de governança de dados, programas de governança de dados. O processo de implementação de Governança de Dados. As funções de Governança de Dados. Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Carga horária: 15 horas
Edit

Tipos de inovação, planos e modelos de negócio, Canvas, Produto Mínimo Viável (MVP), identificação, avaliação e implementação oportunidades de negócio, fontes de capital. Apresentação e discussão das propostas iniciais de cada aluno, para o respectivo projeto.

Carga horária: 15 horas
Edit

Princípios econômicos básicos. As fronteiras horizontais: economias de escala e escopo, diversificação. Integração vertical e suas alternativas. Análise competitiva: definição de mercado; entrada e saída; análise setorial; dinâmica competitiva. Posicionamento estratégico. Criação de valor e vantagem competitiva. Informação e criação de valor. Desempenho e incentivos.

Carga horária: 15 horas
Edit

Fundamentos de Marketing; Ambiente de Marketing; Informações de Marketing; Processo de Decisão de Compra; Segmentação de Mercado; Posicionamento e Mercados-Alvo; Marketing Mix; Marcas; Ética no Marketing. Ferramentas para medir, gerenciar e analisar performance de ações no ambiente digital; optimização de ROI; relatar o histórico das ações; projetar e influenciar ações futuras; tráfego e busca, Google Analytics. Conceitos norteadores; desenvolvimento de estratégias; criação de identidade online; audiência, consumidores digitais; inbound marketing, SEO, influenciadores e mensagem; blogging/microblogging; construção de personas; redes sociais; métricas básicas; compartilhamento de vídeos e podcasts; live streaming, newsletters e e-books.

Carga horária: 15 horas
Edit

Caracterizar a informação contábil para usuários internos e diferenciá-la da contabilidade financeira; definir os termos de custos usados em planejamento, controle e tomada de decisão; discutir os tipos de sistemas de custeio de produtos (ordem e processo); realizar análise de custo-volume-lucro; utilizar margem de contribuição por fator limitativo; descrever o processo de alocação de custos; avaliar o uso de informações de custos no processo de decisão.

Carga horária: 15 horas
Edit

Regimes de capitalização; taxas de juros; planos de financiamentos; séries de pagamento; critérios de avaliação de projetos de investimento; conceito de risco; aplicações em finanças.

Carga horária: 15 horas
Edit

Gestão da cadeia de valor: seu papel na execução da estratégia; gestão da demanda e suprimentos; processos de gestão da cadeia de valor; sustentabilidade e logística reversa. Gestão de transportes e armazenagem. Logística global. Estratégias de canais de distribuição.

Carga horária: 15 horas
Edit

Desenho do projeto e estudo de viabilidade
Implementação do protótipo: aquisição e limpeza de dados, análise exploratória e modelagem, interpretação de resultados
Produto Mínimo Viável (MVP)

Carga horária: 105 horas
Edit

Visitas a Empresas, Feiras Selecionadas, Aceleradoras, Start-ups, Hub Fucape.

Carga horária: 30 horas
Edit

Fundamentos da gestão estratégica de pessoas. Abordagens e papeis de gestão estratégica de pessoas. O modelo de Ulrich. Planejamento estratégico de pessoas. Os novos desafios para a gestão de pessoas. Gestão estratégica de pessoas como potencial competitivo.

Carga horária: 15 horas
Edit

Introdução ao e-commerce e conceitos, modelo de negócios e análise estratégica, infraestrutura, arquitetura de loja virtual segurança e pagamento, geração de tráfego, e-marketing, e-service, experiência do usuário, métricas de análises, otimização de buscas, produtos digitais, auditorias, integração de canais.

Carga horária: 15 horas
Edit

A produção e transferência de conhecimento, conceitos em ciência, tecnologia e inovação, as estratégiAs de inovação. REIS, Dálcio Robertodos. Gestão da inovação tecnológica. Barueri: Editora Manole, 2008, 2ª edição.

Carga horária: 15 horas
Edit

Introduçao à redes sociais além do usuário. Extração de dados de redes sociais utilizando API’s públicas e Phyton. Estruturação e análise de dados de redes sociais. Mensuração e análise de engajamento em redes sociais e os impactos em marcas e produtos.

Carga horária: 15 horas
Edit

Introdução à Gamificação; Regras de Design de Jogos. Fundamentos da Psicologia na Gamificação; Fundamentos de Computação na Gamificação; Projeto de Gamificação.

Carga horária: 15 horas

Informações Adicionais

Processo Seletivo

Saiba mais sobre o Processo Seletivo dos cursos de Graduação da FUCAPE Business School.

Quer saber mais?

Estamos à disposição para ouvir suas opiniões, sugestões e solucionar suas dúvidas. Preencha os campos abaixo e clique no botão “Enviar”. Em breve, você receberá retorno sobre sua solicitação.

A FUCAPE Business School

Há 10 anos seguidos A FUCAPE é considerada pelo MEC (Índice Geral de Cursos) uma das 10 melhores Instituições de Ensino Superior do país, com nota máxima de avaliação.
ESPÍRITO SANTO
Avenida Fernando Ferrari, 1358, Boa Vista, Vitória – ES, CEP: 29.075-505
Rio de Janeiro
R. da Assembleia, 100, 3º andar – Centro Rio de Janeiro /RJ – CEP: 20011-904
BRASÍLIA
Pátio Brasil Shopping – Asa Sul, Brasília – DF, 70740-610
MINAS GERAIS
Rua Leopoldina, 607 A, Santo Antônio, Belo Horizonte/MG – CEP: 30330-230
MARANHÃO
Av. dos Holandeses, 1166-1184 – São Marcos, São Luís – MA, 65071-380

Fucape Pesquisa e Ensino SA – 06.105.333/0001-61 | Fucape Fundação de Pesquisa e Ensino – 03.812.374/0001-08 | Instituto Fucape de Tecnologias Sociais – 20.317.623/0001-08

Skip to content