Ciência de Dados Aplicada à Gestão de Negócios

O curso visa aplicar os conhecimentos adquiridos em projetos práticos, acessando bases de dados para criar soluções inovadoras para o mercado.

Desenvolvendo profissionais para o mercado

Em um mundo cada vez mais orientado por dados, o MBA em Ciência de Dados aplicada à Gestão de Negócios é a chave para conquistar a excelência profissional.

Nesse programa de MBA, você terá contato com uma abordagem inovadora: a Metodologia Project Oriented Learning, que proporciona um aprendizado orientado a projetos. Integrando seu conhecimento com as técnicas mais atualizadas de análise de dados, desenvolvendo habilidades sólidas em estatística e ciência da computação.

Inscreva-se no MBA em Ciência de Dados aplicada à Gestão de Negócios e adquira as habilidades necessárias para construir soluções de alto impacto para desafios de negócios do mundo real.

Investimento

Valores válidos para inscrições até 10/10/2023

Corpo Docente Qualificado

Nosso corpo docente composto por profissionais renomados e respeitados no mercado, academia e pesquisa.

Programas Internacionais

Possuímos convênios firmados com Instituições de Ensino Internacionais de alta credibilidade e reputação.

Formação continuada

Dispomos de condições exclusivas para egressos.

Metodologia padronizada a nível nacional

Mesmo corpo docente em todas as unidades da Fucape, garantindo padrão de ensino de excelência.

Incentivo para aprendizado de novas línguas

Ofertamos a oportunidade do aluno concorrer a vagas de Bolsas de Estudos na plataforma Altissia, que oferece mais de 20 cursos de idiomas.

Convênios com parceiros

Condições exclusivas para associados a empresas e organizações parceiras.

Mapa das Unidades 2023

Disponivel em todas as Unidades

Excelência e padrão internacional de ensino, bem perto de você!

Disciplinas do MBA de Ciência de Dados Aplicada à Gestão de Negócios

Edit Content

Conceitos tradicionais: definição e características de um Projeto, sucesso e fracasso dos projetos, ciclo de vida de projetos, comparação das metodologias (PMI, FEL, Agile), o papel do gerente de projetos, suas habilidades e suas interfaces. Aspectos econômicos e financeiros: métodos de seleção de projetos, gerenciamento dos riscos, EAP, custos e prazos, incerteza e contingência. Métodos ágeis: teoria e conteúdo, definições de conceitos, planejamento e execução dos “sprints”, monitoramento, controle e revisão dos “sprints”, encerramento e entregas das fases e do projeto. Design Thinking. Produto Mínimo Viável (MVP). Aplicação de um caso real.

Edit Content

Algoritmos, lógica e linguagens de programação: visão geral. Análise de sistemas: análises estruturada e orientada a objetos (principais abordagens e diagramas). Tópicos de engenharia de software: modelos de processo (ciclos de vida) e metodologias de desenvolvimento, modelos de qualidade. Análises descritivas (exploração de dados e organização de informações), diagnósticas (análise das informações), preditivas (avaliação de tendências) e prescritivas (definição de ações).

Edit Content

Fundamentos de algoritmos. Manipulação de dados: tipos (classes) e variáveis; operadores e expressões matemáticas, lógicas e de texto. Estruturas básicas de controle: sequencial, de seleção/decisão e de repetição. Recursividade. Estruturas de dados básicas: vetores, matrizes e registros em Python. Subprogramas: funções. Principais bibliotecas para negócios.

Edit Content

Introdução a bancos de dados: conceitos básicos, terminologias, sistemas de gerenciamento de bancos de dados. Linguagens para banco de dados: consulta e manipulação de dados. Banco de dados relacionais e orientados a objetos; outros paradigmas (NoSQL). Tópicos de modelagem e projeto de banco de dados. Noções básicas de bancos de dados distribuídos.

Edit Content

Pensamento analítico de dados. Problemas de negócios e soluções da ciência de dados. Ajuste de modelos aos dados: técnicas e análise. Modelagem preditiva. Tomada de decisão: modelos analíticos, engenharia, métodos, evidências e probabilidade. Desempenho, limpeza e visualização de modelos. Computação ubíqua.

Edit Content

Bigdata e mineração de dados: Introdução à modelagem da dados em big data, 5 V’s do big data, arquitetura hadoop, MapReduce, Diferenciação entre os principais modelos de gestão de dados. Entendimento de modelos de armazenagem (datalakes, datawarehouses) e as diferenciações de utilização on-premises vs nuvem. Implementação de estratégias de extração de dados.

Edit Content

Fundamentos de Análise de Dados. Introdução à regressão no contexto de Econometria aplicado aos negócios. Seleção de modelos. Maximização de verossimilhança. Previsibilidade usando séries temporais. Modelos ARMA e ARIMA. Reversão à Média; Aplicações: Estimação de Risco de Mercado: VAR e Estimação de Risco de Crédito.

Edit Content

Fundamentos de Análise de Dados. Introdução à regressão no contexto de Econometria aplicado aos negócios. Seleção de modelos. Maximização de verossimilhança. Previsibilidade usando séries temporais. Modelos ARMA e ARIMA. Reversão à Média; Aplicações: Estimação de Risco de Mercado: VAR e Estimação de Risco de Crédito.

Edit Content

Diferenciação entre Gerenciamento e Governança de Dados. Princípios de governança de dados, programas de governança de dados. O processo de implementação de Governança de Dados. As funções de Governança de Dados. Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Edit Content

Tipos de inovação, planos e modelos de negócio, Canvas, Produto Mínimo Viável (MVP), identificação, avaliação e implementação oportunidades de negócio, fontes de capital. Apresentação e discussão das propostas iniciais de cada aluno, para o respectivo projeto.

Edit Content

Princípios econômicos básicos. As fronteiras horizontais: economias de escala e escopo, diversificação. Integração vertical e suas alternativas. Análise competitiva: definição de mercado; entrada e saída; análise setorial; dinâmica competitiva. Posicionamento estratégico. Criação de valor e vantagem competitiva. Informação e criação de valor. Desempenho e incentivos.

Edit Content

Fundamentos de Marketing; Ambiente de Marketing; Informações de Marketing; Processo de Decisão de Compra; Segmentação de Mercado; Posicionamento e Mercados-Alvo; Marketing Mix; Marcas; Ética no Marketing. Ferramentas para medir, gerenciar e analisar performance de ações no ambiente digital; optimização de ROI; relatar o histórico das ações; projetar e influenciar ações futuras; tráfego e busca, Google Analytics. Conceitos norteadores; desenvolvimento de estratégias; criação de identidade online; audiência, consumidores digitais; inbound marketing, SEO, influenciadores e mensagem; blogging/microblogging; construção de personas; redes sociais; métricas básicas; compartilhamento de vídeos e podcasts; live streaming, newsletters e e-books.

Edit Content

Caracterizar a informação contábil para usuários internos e diferenciá-la da contabilidade financeira; definir os termos de custos usados em planejamento, controle e tomada de decisão; discutir os tipos de sistemas de custeio de produtos (ordem e processo); realizar análise de custo-volume-lucro; utilizar margem de contribuição por fator limitativo; descrever o processo de alocação de custos; avaliar o uso de informações de custos no processo de decisão.

Edit Content

Regimes de capitalização; taxas de juros; planos de financiamentos; séries de pagamento; critérios de avaliação de projetos de investimento; conceito de risco; aplicações em finanças.

Edit Content

Gestão da cadeia de valor: seu papel na execução da estratégia; gestão da demanda e suprimentos; processos de gestão da cadeia de valor; sustentabilidade e logística reversa. Gestão de transportes e armazenagem. Logística global. Estratégias de canais de distribuição.

Edit Content

Desenho do projeto e estudo de viabilidade; Implementação do protótipo: aquisição e limpeza de dados, análise exploratória e modelagem, interpretação de resultados; Produto Mínimo Viável (MVP)

Edit Content

Visitas a Empresas, Feiras Selecionadas, Aceleradoras, Start-ups, Hub Fucape.

Edit Content

Fundamentos da gestão estratégica de pessoas. Abordagens e papeis de gestão estratégica de pessoas. O modelo de Ulrich. Planejamento estratégico de pessoas. Os novos desafios para a gestão de pessoas. Gestão estratégica de pessoas como potencial competitivo.

Edit Content

Introdução ao e-commerce e conceitos, modelo de negócios e análise estratégica, infraestrutura, arquitetura de loja virtual segurança e pagamento, geração de tráfego, e-marketing, e-service, experiência do usuário, métricas de análises, otimização de buscas, produtos digitais, auditorias, integração de canais.

Edit Content

A produção e transferência de conhecimento, conceitos em ciência, tecnologia e inovação, as estratégiAs de inovação. REIS, Dálcio Robertodos. Gestão da inovação tecnológica. Barueri: Editora Manole, 2008, 2ª edição.

Edit Content

Introduçao à redes sociais além do usuário. Extração de dados de redes sociais utilizando API’s públicas e Phyton. Estruturação e análise de dados de redes sociais. Mensuração e análise de engajamento em redes sociais e os impactos em marcas e produtos.

Edit Content

Introdução à Gamificação; Regras de Design de Jogos. Fundamentos da Psicologia na Gamificação; Fundamentos de Computação na Gamificação; Projeto de Gamificação.

Estude na mais completa Escola de Negócios!

Desenvolvendo profissionais para o mercado

Em um mundo cada vez mais orientado por dados, o MBA em Ciência de Dados aplicada à Gestão de Negócios é a chave para conquistar a excelência profissional.

Nesse programa de MBA, você terá contato com uma abordagem inovadora: a Metodologia Project Oriented Learning, que proporciona um aprendizado orientado a projetos. Integrando seu conhecimento com as técnicas mais atualizadas de análise de dados, desenvolvendo habilidades sólidas em estatística e ciência da computação.

Inscreva-se no MBA em Ciência de Dados aplicada à Gestão de Negócios e adquira as habilidades necessárias para construir soluções de alto impacto para desafios de negócios do mundo real.

Corpo Docente Qualificado

Nosso corpo docente composto por profissionais renomados e respeitados no mercado, academia e pesquisa.

Programas Internacionais

Possuímos convênios firmados com Instituições de Ensino Internacionais de alta credibilidade e reputação.

Formação continuada

Dispomos de condições exclusivas para egressos.

Metodologia padronizada a nível nacional

Mesmo corpo docente em todas as unidades da Fucape, garantindo padrão de ensino de excelência.

Incentivo para aprendizado de novas línguas

Ofertamos a oportunidade do aluno concorrer a vagas de Bolsas de Estudos na plataforma Altissia, que oferece mais de 20 cursos de idiomas.

Convênios com parceiros

Condições exclusivas para associados a empresas e organizações parceiras.

Corpo Docente

Alexandre Baulé

Alexandre Baulé

Engenheiro Aeronáutico
Aureo Verdi Garcia Leal

Aureo Verdi Garci...

Doutorando em Ciências Contábeis e Administração
Bruno Felix

Bruno Felix

Doutor em Administração de Empresas
Dalton Vinicius Kozak

Dalton Vinicius K...

Doutor em Engenharia
Danilo-Soares-Monte-mor-700x500

Danilo Monte-mor

Doutor em Ciências Contábeis e Administração
Emerson Wagner Mainardes - Diretor Acadêmico

Emerson Mainardes

Doutor em Administração
Neyla Tardin

Neyla Tardin

Doutora em Ciências Contábeis e Administração

Disciplinas do MBA de Ciência de Dados Aplicada à Gestão de Negócios

Edit Content

Conceitos tradicionais: definição e características de um Projeto, sucesso e fracasso dos projetos, ciclo de vida de projetos, comparação das metodologias (PMI, FEL, Agile), o papel do gerente de projetos, suas habilidades e suas interfaces. Aspectos econômicos e financeiros: métodos de seleção de projetos, gerenciamento dos riscos, EAP, custos e prazos, incerteza e contingência. Métodos ágeis: teoria e conteúdo, definições de conceitos, planejamento e execução dos “sprints”, monitoramento, controle e revisão dos “sprints”, encerramento e entregas das fases e do projeto. Design Thinking. Produto Mínimo Viável (MVP). Aplicação de um caso real.

Edit Content

Algoritmos, lógica e linguagens de programação: visão geral. Análise de sistemas: análises estruturada e orientada a objetos (principais abordagens e diagramas). Tópicos de engenharia de software: modelos de processo (ciclos de vida) e metodologias de desenvolvimento, modelos de qualidade. Análises descritivas (exploração de dados e organização de informações), diagnósticas (análise das informações), preditivas (avaliação de tendências) e prescritivas (definição de ações).

Edit Content

Fundamentos de algoritmos. Manipulação de dados: tipos (classes) e variáveis; operadores e expressões matemáticas, lógicas e de texto. Estruturas básicas de controle: sequencial, de seleção/decisão e de repetição. Recursividade. Estruturas de dados básicas: vetores, matrizes e registros em Python. Subprogramas: funções. Principais bibliotecas para negócios.

Edit Content

Introdução a bancos de dados: conceitos básicos, terminologias, sistemas de gerenciamento de bancos de dados. Linguagens para banco de dados: consulta e manipulação de dados. Banco de dados relacionais e orientados a objetos; outros paradigmas (NoSQL). Tópicos de modelagem e projeto de banco de dados. Noções básicas de bancos de dados distribuídos.

Edit Content

Pensamento analítico de dados. Problemas de negócios e soluções da ciência de dados. Ajuste de modelos aos dados: técnicas e análise. Modelagem preditiva. Tomada de decisão: modelos analíticos, engenharia, métodos, evidências e probabilidade. Desempenho, limpeza e visualização de modelos. Computação ubíqua.

Edit Content

Bigdata e mineração de dados: Introdução à modelagem da dados em big data, 5 V’s do big data, arquitetura hadoop, MapReduce, Diferenciação entre os principais modelos de gestão de dados. Entendimento de modelos de armazenagem (datalakes, datawarehouses) e as diferenciações de utilização on-premises vs nuvem. Implementação de estratégias de extração de dados.

Edit Content

Fundamentos de Análise de Dados. Introdução à regressão no contexto de Econometria aplicado aos negócios. Seleção de modelos. Maximização de verossimilhança. Previsibilidade usando séries temporais. Modelos ARMA e ARIMA. Reversão à Média; Aplicações: Estimação de Risco de Mercado: VAR e Estimação de Risco de Crédito.

Edit Content

Fundamentos de Análise de Dados. Introdução à regressão no contexto de Econometria aplicado aos negócios. Seleção de modelos. Maximização de verossimilhança. Previsibilidade usando séries temporais. Modelos ARMA e ARIMA. Reversão à Média; Aplicações: Estimação de Risco de Mercado: VAR e Estimação de Risco de Crédito.

Edit Content

Diferenciação entre Gerenciamento e Governança de Dados. Princípios de governança de dados, programas de governança de dados. O processo de implementação de Governança de Dados. As funções de Governança de Dados. Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Edit Content

Tipos de inovação, planos e modelos de negócio, Canvas, Produto Mínimo Viável (MVP), identificação, avaliação e implementação oportunidades de negócio, fontes de capital. Apresentação e discussão das propostas iniciais de cada aluno, para o respectivo projeto.

Edit Content

Princípios econômicos básicos. As fronteiras horizontais: economias de escala e escopo, diversificação. Integração vertical e suas alternativas. Análise competitiva: definição de mercado; entrada e saída; análise setorial; dinâmica competitiva. Posicionamento estratégico. Criação de valor e vantagem competitiva. Informação e criação de valor. Desempenho e incentivos.

Edit Content

Fundamentos de Marketing; Ambiente de Marketing; Informações de Marketing; Processo de Decisão de Compra; Segmentação de Mercado; Posicionamento e Mercados-Alvo; Marketing Mix; Marcas; Ética no Marketing. Ferramentas para medir, gerenciar e analisar performance de ações no ambiente digital; optimização de ROI; relatar o histórico das ações; projetar e influenciar ações futuras; tráfego e busca, Google Analytics. Conceitos norteadores; desenvolvimento de estratégias; criação de identidade online; audiência, consumidores digitais; inbound marketing, SEO, influenciadores e mensagem; blogging/microblogging; construção de personas; redes sociais; métricas básicas; compartilhamento de vídeos e podcasts; live streaming, newsletters e e-books.

Edit Content

Caracterizar a informação contábil para usuários internos e diferenciá-la da contabilidade financeira; definir os termos de custos usados em planejamento, controle e tomada de decisão; discutir os tipos de sistemas de custeio de produtos (ordem e processo); realizar análise de custo-volume-lucro; utilizar margem de contribuição por fator limitativo; descrever o processo de alocação de custos; avaliar o uso de informações de custos no processo de decisão.

Edit Content

Regimes de capitalização; taxas de juros; planos de financiamentos; séries de pagamento; critérios de avaliação de projetos de investimento; conceito de risco; aplicações em finanças.

Edit Content

Gestão da cadeia de valor: seu papel na execução da estratégia; gestão da demanda e suprimentos; processos de gestão da cadeia de valor; sustentabilidade e logística reversa. Gestão de transportes e armazenagem. Logística global. Estratégias de canais de distribuição.

Edit Content

Desenho do projeto e estudo de viabilidade; Implementação do protótipo: aquisição e limpeza de dados, análise exploratória e modelagem, interpretação de resultados; Produto Mínimo Viável (MVP)

Edit Content

Visitas a Empresas, Feiras Selecionadas, Aceleradoras, Start-ups, Hub Fucape.

Edit Content

Fundamentos da gestão estratégica de pessoas. Abordagens e papeis de gestão estratégica de pessoas. O modelo de Ulrich. Planejamento estratégico de pessoas. Os novos desafios para a gestão de pessoas. Gestão estratégica de pessoas como potencial competitivo.

Edit Content

Introdução ao e-commerce e conceitos, modelo de negócios e análise estratégica, infraestrutura, arquitetura de loja virtual segurança e pagamento, geração de tráfego, e-marketing, e-service, experiência do usuário, métricas de análises, otimização de buscas, produtos digitais, auditorias, integração de canais.

Edit Content

A produção e transferência de conhecimento, conceitos em ciência, tecnologia e inovação, as estratégiAs de inovação. REIS, Dálcio Robertodos. Gestão da inovação tecnológica. Barueri: Editora Manole, 2008, 2ª edição.

Edit Content

Introduçao à redes sociais além do usuário. Extração de dados de redes sociais utilizando API’s públicas e Phyton. Estruturação e análise de dados de redes sociais. Mensuração e análise de engajamento em redes sociais e os impactos em marcas e produtos.

Edit Content

Introdução à Gamificação; Regras de Design de Jogos. Fundamentos da Psicologia na Gamificação; Fundamentos de Computação na Gamificação; Projeto de Gamificação.

Informações Adicionais

Para efetivação da matrícula será necessário o envio das seguintes documentações: 

– Foto 3×4 ou selfie em fundo branco;
– Comprovante de residência;
– Certidão de nascimento ou casamento;
– RG;
– CPF;
– Comprovante de pagamento da taxa de inscrição;
– Histórico de Graduação;
– Diploma de Graduação.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO – LATO SENSU – ESPECIALIZAÇÃO

Aulas presenciais às sextas-feiras (18h30 às 22h55) e aos sábados (08h às 11h55 e 14h às 17h55), quinzenalmente.

Para realizar a sua inscrição, clique aqui.

Estude na mais completa Escola de Negócios!