Ciência de Dados Aplicada à Gestão de Negócios

Transforme sua carreira no mundo dos negócios, integrando habilidades sólidas com as técnicas mais atualizadas de Análise de Dados.

Desenvolvendo profissionais para o mercado

Em um mundo cada vez mais orientado por dados, o MBA em Ciência de Dados aplicada à Gestão de Negócios é a chave para conquistar a excelência profissional.

Nesse programa de MBA, você terá contato com uma abordagem inovadora: a Metodologia Project Oriented Learning, que proporciona um aprendizado orientado a projetos. Integrando seu conhecimento com as técnicas mais atualizadas de análise de dados, desenvolvendo habilidades sólidas em estatística e ciência da computação.

Inscreva-se no MBA em Ciência de Dados aplicada à Gestão de Negócios e adquira as habilidades necessárias para construir soluções de alto impacto para desafios de negócios do mundo real.

Investimento

Corpo Docente Qualificado

Nosso corpo docente composto por profissionais renomados e respeitados no mercado, academia e pesquisa.

Programas Internacionais

Possuímos convênios firmados com Instituições de Ensino Internacionais de alta credibilidade e reputação.

Formação continuada

Dispomos de condições exclusivas para egressos.

Metodologia padronizada a nível nacional

Mesmo corpo docente em todas as unidades da Fucape, garantindo padrão de ensino de excelência.

Incentivo para aprendizado de novas línguas

Ofertamos a oportunidade do aluno concorrer a vagas de Bolsas de Estudos na plataforma Altissia, que oferece mais de 20 cursos de idiomas.

Convênios com parceiros

Condições exclusivas para associados a empresas e organizações parceiras.

Mapa das Unidades 2023

Disponível em todas as Unidades

Excelência e padrão internacional de ensino, bem perto de você!

Disciplinas do MBA de Ciência de Dados Aplicada à Gestão de Negócios

Edit Content

Visão geral da gestão de projetos. características de projetos e de processos. ciclo de vida de projetos, ambiente e fatores externos de influência. benefícios da gestão de projetos. áreas de conhecimento, terminologias e principais abordagens de mercado.

Edit Content

Contexto de mudanças introduzidas por projetos nas organizações. Estratégias de mudanças. Habilitadores e desafios para a gestão de mudanças. Fatores de resistência a mudanças. Engajamento para realização de mudanças. Ferramentas e processos para gestão de mudanças.

Edit Content

Introdução ao design thinking como abordagem para a resolução de problemas complexos e desenvolvimento de soluções inovadoras. Exploração de técnicas de prototipação rápida e testes iterativos de conceitos.

Edit Content

Confecção de planos de negócios. “Pitch Deck”. fontes de financiamento no Brasil: BNDES, BANDES, BNB, private equity, investidores anjo, venture capital, project financing, “Bootstrapping”, “Bridge Loan”. aplicação dos critérios de avaliação em projetos. alternativas societárias. sócios. debêntures e financiadores.

Edit Content

Origens e contextos de aplicação de métodos enxutos e ágeis. O que são as filosofias Lean e Agile. Sistema de produção enxuta. O que é a Metodologia (framework) scrum. Ciclo de vida de projetos ágeis. Cerimônias e papéis no framework scrum. Ferramentas e técnicas aplicadas.

Edit Content

Fundamentos de estatística: funções de distribuição de probabilidade aplicadas a projetos e qualidade. six-sigma e técnicas correlatas. teste de hipóteses (t-student). Introdução à técnica de Monte Carlo e à econometria. Aplicação de métricas para projetos waterfall e ágeis. Tomada de decisão baseada em análises preditivas.

Edit Content

Criação de um ambiente de simulação de projeto com divisão dos alunos em equipes que fazem a gestão de subprojetos, com interpaces e interdependências entre si, incluindo planejamento, aquisições, contratos e controle. simulação de casos reais. Utilização de chatgpt como co-piloto para gestão dos projetos.

Edit Content

Princípios do ESG (Environmental, Social and Governance) aplicados ao gerenciamento de projetos: definição de sustentabilidade, responsabilidade corporativa e responsabilidade civil dos gestores. processo de licenciamento ambiental e entendimento dos órgãos federais, estaduais e municipais envolvidos. Exploração de estratégias para incorporar a sustentabilidade em todas as etapas do projeto.

Edit Content

Fundamentos conceituais do PMO (e como implementar seus instrumentos). definição e implementação de processos de gestão de programas e de portifólios. Métodos de gestão de projetos de grande porte – abordagem de aspectos de logística, cadeia de suprimento, gestão de recursos e segurança.

Edit Content

Conceitos fundamentais de estratégia empresarial. abordagens de Mintzberg e Porter. visão baseada em recursos. planejamento estratégico. elaboração e implantação. Processos de planejamento e de gestão estratégica. Balanced Scorecard e a definição de projetos. Aspectos básicos de micro e de macroeconomia. empresas no ambiente de negócios. fatores que definem o ambiente de negócios. Conceitos para tomada de decisão: players de mercado, competição e competitividade.

Edit Content

Fundamentos para avaliação de viabilidade de projetos. Ferramentas, técnicas e índices de análise de viabilidade. Retorno e Lucratividade. Ponto de equilíbrio. Projeção de resultados. Modelos econômicos-financeiros para tomada de decisão.

Edit Content

Interdependências entre áreas de conhecimento em projetos. Iniciação de projetos. Desenvolvimento do Termo de Abertura do Projeto. Identificação das partes interessadas e a gestão de expectativas. Coleta e priorização de requisitos do projeto. Declaração de escopo. Estrutura Analítica do Projeto (EAP). Validação de escopo do projeto.

Edit Content

Definição de atividades. sequenciamento de atividades. estimativas de duração de atividades. métodos de estimativas de cronograma. representação de cronograma, Ferramentas e técnicas para estimação de custos em projetos. Processos de Orçamentação. Gerenciamento e Controle dos Custos. Análise de valor agregado.

Edit Content

Definição de risco. processos de gerenciamentos de riscos. tipos de tolerância ao risco. modelo de tomada de decisão. teoria dos jogos. tomada de decisão em grupo. modelo delphi.

Edit Content

Conceito de comunicação em projetos. Identificar as partes interessadas. Planejar o gerenciamento das partes interessadas. Gerenciar o engajamento das partes interessadas. Controlar o engajamento das partes interessadas. Os processos da gestão das comunicações. Check list para monitoramento da comunicação. Elaboração de um plano de comunicações.

Edit Content

Autoconhecimento e autogestão. Estilos de liderança. Papel do líder para o sucesso dos projetos. Liderança situacional. Pensamento sistêmico e resolução de problemas. Ferramentas e técnicas para construção de times (team building) de alta performance. Engajamento e motivação. Como criar e manter o clima da equipe alinhado aos objetivos de negócio e do projeto.

Edit Content

Visão geral das negociações. Tipos de negociação. Técnicas de negociação. Perfil do negociador. Aspectos de comunicação e persuasão aplicadas à negociações. Fontes de conflito. Estilos de negociação e comportamentos para solucionar conflitos. Simulação de processos de negociação e de gestão de conflitos.

Estude na mais completa Escola de Negócios!