English
Redes sociais

Notcias

Desacelerao das economias globais tema do FUCAPE Investidor
20/08/1996

 

 

Nesta segunda-feira (19), o economista, agente autônomo de Investimentos e Fucapeano Wagner Varejão, e o empreendedor e investidor, Ricardo Frizera, participaram do FUCAPE Investidor. No bate-papo com os alunos, os convidados falaram sobre o cenário e os aspectos das principais economias globais e como isso afeta os investidores brasileiros.

 

O economista Wagner Varejão, sócio da Vértice Investimentos, apontou o cenário macroeconômico. “Está havendo uma desaceleração nas economias globais. Estados Unidos, Europa e China estão tendo um crescimento muito lento. Uma das coisas que me chama a atenção é a China. A economia chinesa influência na economia do Brasil”, afirma.

 

Segundo Varejão, a China é uma das maiores economias do mundo e possui relação direta com o Brasil. A China afeta muito no nível de commodities - determinado bem ou produto de origem primária comercializado nas bolsas de mercadorias e valores de todo o mundo e que possui um grande valor comercial e estratégico.

 

“A retração do crescimento chinês, indica que o commodities podem estar em um preço mais baixo. E nossa economia depende muito do preço dos commodities. Recentemente, a China soltou um dado de crescimento que é o menor nos últimos 27 anos. Ela está num patamar de crescimento mais baixo e está passando por um momento muito conturbado. Eles perderam um bônus demográfico que tinham, a população está envelhecendo. Estão sofrendo muitas pressões por rever mudança de produção. Além de um ponto sensível que é na apropriação de propriedade intelectual”, disse o economista.

 

Investimentos

 

Ricardo Frizera é especialista quando se fala de investimento. Frizera trouxe para os alunos uma análise de como as mudanças nas economias globais atingem no ponto de decisão dos investidores. O especialista reforçou como deve ser o Processo de Estruturação de Portfólio (PEP) dos clientes. 

 

“Decidi trazer para os alunos o que faço na prática, nada técnico. É trazer conhecimento que vai gerar conteúdo para eles”, explica.

 

Segundo o especialista, o PEP deve ser montado e elaborado visando o cliente, identificando o perfil e o objetivo. Assim, será possível montar um plano financeiro. Após essa etapa, é preciso pensar na economia, fazer uma análise econômica e tese de investimento. Em seguida, a composição do portfólio e seleção de ativos e no final, a alocação, ou seja, a operacionalização dos produtos definidos. 

 

FUCAPE Investidor

 

A iniciativa começou neste ano e partiu do aluno do segundo período de Economia, Marlon Cunha. O FUCAPE Investidor, um projeto visionário e empreendedor, tem o objetivo de aproximar alunos do mercado financeiro.

 

“Ao montar o projeto, pensei em duas formas de atrair a atenção da galera para o mercado financeiro. A primeira forma é uma competição interna entre os alunos, para ver quem seleciona a carteira de ações mais rentável, até o final do ano. A segunda estratégia, são as palestras com profissionais do mercado que o professor Aziz me apresentou. Hoje existe um grupo interno de alunos da FUCAPE que participam do projeto e temos metas a serem alcançadas”, disse o Fucapeano Marlon.

 


Pesquisar em outro perodo.
Selecione abaixo o mês e ano da publicação.

Mês: Ano:

Outras notcias

Funcionamento da FUCAPE durante o feriado de Fin...

#FUCAPEnaONU: Prof. Vania Borgerth e Prof. Fbi...

Gesto de Carreiras: alunos desenvolvem competn...

Programa Monitor Voluntrio | Graduao

Consulta Pblica de Registro de Diplomas

PROCESSO SELETIVO - Novo curso e transferncia

Professores e doutorandos da FUCAPE participaro...

Rumo a Portugal: Fucapeano aprovado em doutora...

Inteligncia Artificial tema de curso na FUCAP...

RESULTADO | VEST FUCAPE 2020/1

Prmio IEL de Estgio: Fucapeana 2 lugar em p...

Internacionalizao: alunos cursam perodo de gr...

Doutoranda da FUCAPE desenvolver tese na Inglat...

Tesouro Nacional e CFC realizam Semana Contbil ...

Funcionamento da Fucape no feriado do dia 07 de ...

Manual de Contabilidade organizado pela FUCAPE, ...

Frum IEL de Gesto: FUCAPE utiliza Business Int...

Desacelerao das economias globais tema do FU...

17 Prmio Excelncia Acadmica: confira os trs...

16 Simpsio FUCAPE rene trabalhos que abordam ...

Como ler o cenrio da economia brasileira e as m...

PIBIC | RESULTADO FINAL

Nadia Cardoso a mais nova doutora pela FUCAPE

PIBIC | RESULTADO 1 PARCIAL - Edital FUCAPE N ...

Professor Renato Ferron homenageado como Profi...

Alunos apresentam pesquisas de relevncia para o...

FUCAPE lana Centro de Estudos de leo e Gs no ...

Da escola pblica premiao internacional. Alu...

FUCAPE Rio: freira faz Mestrado para administrar...

Recepo da FUCAPE est mais aconchegante e com ...