English
Redes sociais

Notcias

FUCAPE Rio: freira faz Mestrado para administrar Congregao e ainda apresenta dissertao em congresso nacional
23/07/2019

 

Fé e Educação são dois pilares fundamentais para fundamentar a vida das pessoas, segundo Verônica

 

 

Com o desejo de ajudar e servir à Igreja, a freira Verônica Maciel, 39 anos, cursou o Mestrado em Ciências Contábeis da Fucape para administrar a Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Amparo, em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Ela atua como Ecônoma Geral, gestora responsável pela administração da Congregação e acaba de apresentar sua dissertação no XIII Congresso Anpcont, um dos maiores congressos na área contábil.

 

“Muitos pensam que freira só sabe rezar e não faz outra coisa. Não é verdade, pois na vida religiosa temos momentos específicos de oração, mas a nossa principal oração é a doação das nossas vidas a Deus e à sua Igreja.  Atuamos em diversas frentes de trabalhos sociais, em defesa da vida, em creches, hospitais, escolas, pastorais, missões”, afirma Irmã Verônica.

 

Verônica defende que para servir bem à igreja é necessário conhecimento, técnica, formação e ciência, além da fé. Isso tudo a motivou a buscar a vida acadêmica. Inclusive, recebeu apoio e incentivo de sua comunidade de fé para fazer a especialização.

 

“A decisão pelo Mestrado foi pelo desejo de servir mais e melhor. O ensino de excelência da Fucape, possibilitou o desenvolvimento de conhecimentos e técnicas cientificas para agregar valor e profissionalizar cada vez mais o serviço prestado as pessoas e a sociedade”, explica.

 

Natural de Itaquitinga, Pernambuco (PE), desde cedo desejou dedicar a vida aos pobres e mais necessitados. Após a 1ª Eucaristia, começou a participar do grupo de pré-adolescentes e logo depois do grupo de jovens da comunidade.

 

Aos 16 anos, aconselhada pelo seu pároco, Padre Rogério, fez uma experiência vocacional com as Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Amparo em Surubim (PE). Entusiasmada com a experiência, ao concluir o Ensino Médio e com a provação e benção dos pais, iniciou sua formação religiosa. Em 2002, fez os seus primeiros votos de pobreza, obediência e castidade. Em seguida, ingressou na graduação de Ciências Contábeis.

 

“Fiz a graduação para entender e contribuir na administração e gestão da Congregação. O Mestrado demorou um pouco, não foi possível conciliar as atividades com a pastoral e a Congregação. Contudo, em 2016, consegui iniciar o mestrado em Ciências Contábeis pela Fucape, em sua filial no Rio de Janeiro”, disse.

 

Verônica concluiu o Mestrado em outubro de 2018. 

 

“A minha vida, como a de muitos, é uma história de fé, amor e doação. Somos pessoas sonhadas e desejadas por Deus, não caímos de paraquedas neste mundo. A fé em Deus dinamiza todo o nosso ser e o nosso fazer. Assim a minha história não tem sentido sem a luz e a experiência da fé”, revela a Ecônoma Geral.

 

Acolhimento

Durante o mestrado, Verônica contou que não encontrou preconceito por ser freira. “Fui muito bem recebida pela Faculdade e pelos meus colegas de turma. Eles tinham muita curiosidade sobre a vida no Convento, mas com a convivência e partilha, viram que não somos extraterrestres. Somos pessoas humanas como todo mundo, apenas fizemos opções vocacionais diferentes”.

 

Trabalho

Segundo a religiosa, após a conclusão do mestrado, as responsabilidades e o comprometimento aumentaram e as exigências também. O mestrado contribuiu com o nível de profissionalismo, a capacitando executar demandas técnicas, administrativas e de gestão do setor contábil. Além do desenvolvimento de estratégias, visão e rotinas que possibilitaram melhorar o desempenho e otimização dos processos de trabalho.

 

 

 


Pesquisar em outro perodo.
Selecione abaixo o mês e ano da publicação.

Mês: Ano:

Outras notcias

Prof. Fbio Moraes participa do Summit 2019 do A...

Mercado financeiro atrai alunos da FUCAPE

Conhea o primeiro ps-doc da FUCAPE

FUCAPE: h uma dcada entre as 10 melhores do B...

IAM 2019: Amrica Latina um timo local para d...

Destaque internacional: professor Thomas Hemmer ...

Consulta Pblica de Registro de Diplomas

[ERRATA] RESULTADO FINAL PIBIC - Vagas remanesce...

Lara Sepulcri apresenta pesquisa em conferncia ...

RESULTADO FINAL PIBIC - Vagas remanescentes

Alunos destacam-se no ENADE 2018 e ganham bolsas...

COMUNICADO | Funcionamento da FUCAPE durante per...

Artigo de colaborada da FUCAPE premiado no Pr...

1 Edio do PAMP premia colaboradores da FUCAPE

Fucapeano ganha prmio de melhor trabalho no Adc...

Professor Joo Eudes aborda sobre Custos no Seto...

Faa a diferena no mercado de trabalho com o Ge...

Colaboradores da FUCAPE estudam ferramenta de da...

Nota de falecimento | Vanuza Andrade Rodrigues

Aluno do segundo perodo de Economia da FUCAPE ...

PIBIC - Vagas remanescentes | EDITAL FUCAPE N 0...

AdCont 2019: Andr Moura nomeado Chair e Fabio...

Bruno Funchal participa de seminrio organizado ...

Aluno da FUCAPE aprovado em 5 mestrados e 1 do...

18 Conescap: Fucapeanos aprendem sobre inovao...

Cancelado: homenagem aos alunos ENADE 2018

Funcionamento da Fucape no feriado - 15 de novem...

FUCAPE marca presena no Talent Workshop, em Mad...

Fucapeanos apresentam trabalhos no SemeAD2019

1 lugar: Atltica FUCAPE ganha torneio de basqu...