English
Redes sociais

Notcias

Prepara-se para investir!
17/04/2019

 

Nos últimos meses, o tema investimento ganhou força nas redes sociais. Ainda mais com o vídeo sobre investimentos da Bettina, que viralizou pela internet. A repercussão fez com que muitos se questionassem sobre o tema. Para esclarecer as dúvidas, a equipe de Comunicação da FUCAPE realizou uma entrevista com o Professor e Pós-Doutor em Contabilidade, Fernando Caio Galdi, especialista no assunto de investimentos e comentarista da rádio CBN.

 

Nos últimos meses, viralizou nas redes sociais o vídeo da Bettina. É possível a pessoa ficar milionária em três anos, investindo em bolsas, como ela disse?

 

Inicialmente, ela falou que aplicou R$ 1.500,00 e recebeu mais de 1 milhão. Com uma aplicação desse valor é praticamente impossível fazer isso. Muito difícil encontrar uma situação como essa, ainda mais num curto período de tempo. Agora, se pensar isso em longo prazo, fazer investimentos de 1 mil reais por mês, 500 reais, em 10, 15, 20 anos, é plenamente possível transformar mil em 1 milhão. Fazendo investimentos seguros, tentando buscar uma boa rentabilidade de mercado

 

Afinal, o que é investir?

 

Investir é se programar para parte do recurso que ganha ou tem, e aplicar em títulos no mercado. Basicamente, em títulos de mercado financeiro, que é mercado seguro. É abrir mão de consumir hoje para poder consumir mais no futuro.

 

Existem dois tipos de investimentos: na economia real e no mercado financeiro. No primeiro, a pessoa pode abrir um negócio, algo muito mais arriscado. Ela deve conhecer esse negócio, dedicar um tempo e fazer um investimento normalmente alto.

 

O segundo, é o investimento no mercado financeiro, que é muito mais simples. O valor de investimento é menor e os títulos são mais seguros. Alguns títulos possuem boa segurança, portanto, isso significa que obterá uma rentabilidade a partir daquele investimento, uma rentabilidade que é praticamente assegurada em determinadas situações.

 

E os riscos?

 

O risco é a perda de dinheiro. Por exemplo, se abrir um negócio, um investimento na economia real, você pode perder tudo o que investiu e até mais. Já se fizer um investimento em um título do tesouro, que é um título praticamente sem risco, isso não vai acontecer.

 

Existe alguma idade mínima ou aconselhável para que as pessoas possam começar a investir?

 

A partir do momento em que a pessoa começa a ter uma renda. Uma renda que seja constante e que ela possa controlar, ela deve começar a investir. Quanto mais cedo investir, melhor.

 

Para quem está começando agora, o que é preciso saber?

 

É importante buscar conhecimento. Alguns conhecimentos mais básicos são possíveis achar pela internet, em sites, corretoras. Na medida em que você quer fazer um investimento mais sofisticado, é recomendável que se faça algum curso na área de negócio, finanças ou mercado financeiro. Isso dará uma visão mais específica sobre o assunto.

 

Quais os investimentos podem ser de maior risco?

 

No mercado financeiro tradicional, os maiores investimentos de maior risco podem ser comprar ações em bolsas, porque os preços das bolsas podem subir ou cair. Isso tem risco bem maior. Existem alguns outros títulos mais arriscados ainda, chamados derivativos, que são negociados em bolsas. O importante é a pessoa saber avaliar o risco do que ela está investindo.

 

Com sua experiência de mercado, e analisando pessoas comuns, fora dessa área. Acha que investimento é uma palavra que está começando a tomar mais força entre a população brasileira?

 

Eu acho que investimento vai ser cada vez mais importante na vida do brasileiro. As pessoas direcionarão os seus recursos para os investimentos, e isso possibilitará a elas terem uma aposentadoria mais tranquila, uma maior qualidade de vida no futuro. No Brasil somos e fomos acostumados a depender muito do governo. E isso tudo está mudando. Agora as pessoas vão tomar conta do próprio futuro. A palavra investimento vai começar a ser mais importante e rotineira no dia a dia das pessoas, elas vão precisar tomar conta do seu próprio futuro.

 

Assista ao FUCAPE Responde, com o Professor Fernando Caio Galdi:

 

 


Pesquisar em outro perodo.
Selecione abaixo o mês e ano da publicação.

Mês: Ano:

Outras notcias

Frum IEL de Gesto: FUCAPE utiliza Business Int...

Desacelerao das economias globais tema do FU...

17 Prmio Excelncia Acadmica: confira os trs...

16 Simpsio FUCAPE rene trabalhos que abordam ...

Como ler o cenrio da economia brasileira e as m...

PIBIC | RESULTADO FINAL

Nadia Cardoso a mais nova doutora pela FUCAPE

PIBIC | RESULTADO 1 PARCIAL - Edital FUCAPE N ...

Professor Renato Ferron homenageado como Profi...

Alunos apresentam pesquisas de relevncia para o...

FUCAPE lana Centro de Estudos de leo e Gs no ...

Da escola pblica premiao internacional. Alu...

FUCAPE Rio: freira faz Mestrado para administrar...

Recepo da FUCAPE est mais aconchegante e com ...

Internacional: professores da FUCAPE apresentam ...

Educao e empreendedorismo. Frmula que d cert...

Invista sem medo, saiba os primeiros passos para...

FUCAPE Investidor: aluno cria projeto para aprox...

FUCAPE a mais premiada em congresso de Contabi...

Aridelmo fala sobre empreendedorismo e educao ...

FUCAPE recebe secretrio de Segurana Urbana de ...

Campees: alunos da FUCAPE ficam em 1 lugar em ...

Secretrio de Segurana Urbana do Recife convi...

Fundador da FUCAPE faz palestra para Lderes do ...

Alunos conhecem mercado financeiro e seus grande...

Mundo dos negcios: o atual profissional deste m...

Valcemiro Nossa o novo presidente do Conselho ...

Confira a lista de classificados para a prova de...

FUCAPE lamenta morte do ciclista Carlos Renato, ...

Nota de Falecimento