English
Redes sociais

Notcias

CONQUISTA | Programa de Doutorado da FUCAPE conquista nota 5 pela avaliao da Capes
06/02/2018

 

O Programa de Doutorado em Ciências Contábeis e Administração da FUCAPE alcançou mais um nível de qualidade pela avaliação da Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, passando para a nota 5, de acordo com a divulgação do resultado da Avaliação Quadrienal 2017 dos programas de pós-graduação stricto sensu, realizada no final do mês de dezembro de 2017.

 

A consolidação do planejamento estratégico de internacionalização da FUCAPE se deu com a implantação do curso de Doutorado, em 2009. Desde então, o Programa já alcançou resultados admiráveis em relação ao desempenho de seus discentes. Um deles foi a conquista inédita do Doutor Felipe Ramos Ferreira, que defendeu sua tese em 2014 e foi o primeiro pesquisador brasileiro da área de contabilidade, com curso de Doutorado realizado no Brasil, a ter seu artigo publicado em revista internacional top 3 da área.

 

O paper “Earnings management and annual report readability” foi publicado na primeira edição de 2017 do JAE – Journal of Accounting and Economics, Revista que possui o maior fator de impacto da literatura em contabilidade. Além disso, o artigo foi publicado como o primeiro da edição, caracterizando-o como o principal da publicação (leading paper).

 

Na percepção de Felipe Ramos, “o curso de Doutorado da Fucape proporciona elevado conhecimento técnico, aprimoramento das habilidades de pesquisa, além de imersão internacional (programa sanduíche no exterior). Todos esses recursos, combinados com um corpo docente extremamente qualificado, possibilitaram um grande salto na minha carreira profissional”.  

 

Além dele, outros três doutores formados pela FUCAPE também tiveram seus artigos publicados em Journal Internacional Qualis A1: Fabio Yoshio Suguri Motoki, no Journal Of Business Finance & Accounting; Danilo Soares Monte-Mor, no Corporate Governance (Oxford); e Poliano Bastos da Cruz, no International Journal of Human Resource.

 

Ter feito o Mestrado e o Doutorado em Administração na Fucape me concedeu um treinamento em negócios idêntico ao das escolas de ponta dos EUA. Tive a oportunidade de cursar o doutorado sanduíche no Sam M. Walton College of Business, na University of Arkansas (EUA), nos programas Management Ph.D e Supply Chain Management Ph.D., e, além de a Fucape me fornecer todos os fundamentos necessários para estudar em dois programas de doutorado na área de gestão nos EUA, foi muito marcante escutar de professores e colegas da UofA que o treinamento quantitativo e metodológico da Fucape são equivalentes aos dos melhores programas de Doutorado em Administração dos EUA”, ressalta o Dr. Poliano Bastos.

 

O coordenador do Programa, Prof. Dr. Aridelmo Teixeira, um dos fundadores da FUCAPE, explica que “o Programa do curso é baseado nas principais escolas de negócio internacionais, com foco no desenvolvimento de pesquisa de alto nível, e se propõe a formar profissionais com alta capacidade de análise e reflexão, para atuar na docência, na pesquisa e na gestão de organizações públicas e privadas”.

 

Incentivo à internacionalização

 

Um grande diferencial do curso é o incentivo que os alunos recebem para realizar o chamado “estágio sanduíche”, durante o período de seis a doze meses, em centros avançados de pesquisa no exterior. Até o momento, 100% dos estudantes do Programa realizaram o estágio internacional, todos em instituições de alto nível.

 

A partir do sanduíche, a FUCAPE já enviou pesquisadores para University of British Columbia (Vancouver, Canadá), University of Arkansas (EUA), Purdue University (EUA), Michigan State University (EUA), Rice University (EUA) e The City University of New York (EUA).

 

Uma das atuais alunas do Programa de Doutorado da FUCAPE, Nadia Cardoso Moreira, retornou recentemente do seu período sanduíche na UBC Sauder School of Business, em Vancouver (Canadá).  Sobre a experiência, a aluna afirma: “a Fucape me proporcionou a experiência única de poder estudar um ano fora do país, onde pude crescer academicamente e como pesquisadora, com o auxílio de professores mundialmente renomados”.

 

Outros diferenciais do Programa:

·         Professores de IES Internacionais ministram aulas e desenvolvem pesquisas no Programa;

·         Atualmente, um docente do Programa está realizando o Pós-Doutoramento em uma IES Internacional;

·         O Programa possui uma rede consolidada de pesquisas entre professores e alunos do curso com professores e alunos de IES internacionais;

·         O curso possui um Fundo de Financiamento para discentes que não conseguirem bolsa de estudos para o exterior via governo;

·         O Programa também oferece financiamento para participação de professores em eventos internacionais;

·         São recebidos alunos de IES Internacionais para intercâmbio nos Programas da Fucape;

·         O Programa possui convênio com IES internacionais para a transferência de tecnologia.

 

 

Mestrado Profissional em Ciências Contábeis da FUCAPE é o único da área com nota máxima no Brasil

 

O resultado da avaliação divulgada pela Capes também ratificou: o Mestrado Profissional em Ciências Contábeis da FUCAPE é o melhor do Brasil, sendo o único da área com nota máxima no País, confirmando a excelência praticada nos programas de pós-graduação stricto sensu da Instituição.

 

O Programa é reconhecido pela CAPES desde 2004 e seu desempenho pode ser atestado pela participação como um dos centros de pesquisa mais produtivos nas edições dos principais eventos científicos de sua área de atuação, como o Anpcont.

 

O coordenador do Programa, Prof. Dr. Valcemiro Nossa, cofundador da FUCAPE, também celebra o resultado. “O Mestrado Profissional em Ciências Contábeis da FUCAPE visa formar profissionais em sintonia com a realidade do mercado e com os atuais cenários competitivos, via associação de ensino, pesquisa e aplicação profissional. O resultado da avaliação da Capes/MEC atesta que o trabalho da equipe acadêmica e profissional da FUCAPE, em conjunto com nossos alunos, caminha na direção correta. Um grande motivo para celebrarmos”.

 


Pesquisar em outro perodo.
Selecione abaixo o mês e ano da publicação.

Mês: Ano:

Outras notcias

Professor Renato Tognere nomeado Conselheiro F...

Funcionamento da FUCAPE no feriado de Independn...

RESULTADO | Processo de Seleo de Candidatos a ...

15 edio do Simpsio FUCAPE de Produo Cient...

16 Prmio Excelncia Acadmica Divulgao dos...

Fucapeano participa da 5 edio do Summer Camp,...

Prazo Prorrogado | Processo de Seleo de Candid...

Cofundador da FUCAPE, professor Aridelmo Teixeir...

16 Prmio Excelncia Acadmica | Conhea os 10 ...

SE LIGA NESSA | Joo Amodo, pr-candidato pre...

RESULTADO | Vest FUCAPE 2018/2

COMUNICADO | Funcionamento da FUCAPE em dias e h...

Estudantes da University of Arkansas (EUA) visit...

Melhor trabalho do ANPCONT 2018 da FUCAPE

SE LIGA NESSA | Geraldo Alckmin ministra palestr...

SE LIGA NESSA | Aridelmo Teixeira assume a Secre...

5 Torneio de Futebol FUCAPE Society - Resultado...

VEST FUCAPE 2018/2 e 2019/1 | Confira o Gabarito...

RESULTADO | Processo de Seleo de Candidatos a ...

Comunicado | Aulas da FUCAPE em horrios de jogo...

Confira os 20 artigos aprovados na 1 etapa do 1...

Funcionamento da FUCAPE durante a greve dos cami...

Internacionalizao FUCAPE | Nova parceria com a...

Funcionamento da FUCAPE no feriado de Corpus Chr...

Professor Fbio Moraes participa do Congresso An...

5 Torneio de Futebol Society FUCAPE - Inscrie...

Funcionamento da FUCAPE no feriado do Dia do Tra...

2 Chamada | Processo de Seleo de Candidatos a...

Artigo de Fucapeanos fica entre os 05 mais baixa...

Funcionamento da FUCAPE no feriado da Tiradentes...