English
Redes sociais

Notcias

Palestra com especialistas aborda mudanas dos CPCs 47 e 48 de normas contbeis
14/07/2016

 

Atualmente, o CPC 47 – Receita de Contrato com Cliente e o CPC 48 – Instrumentos Financeiros estão em audiência pública no Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). As normas são baseadas na IFRS 9 e na IFRS 15 e a adequada preparação para adoção dos futuros pronunciamentos passa pela avaliação de seus principais impactos, permitindo que empresas definam como realizar a transição e como alterar suas atividades.

 

Diante disso, para promover a discussão sobre os principais pontos que são novidade e provocar reflexões, no dia 07 de julho foi promovida a palestra "Os futuros CPCs 47 e 48: principais mudanças propostas para reconhecimento de receitas e tratamento de instrumentos financeiros", ministrada pelos Professores Doutores Fábio Moraes da Costa e Fernando Galdi, da FUCAPE. O evento ocorreu na FUCAPE Rio de Janeiro.

 

"O nível de importância das alterações depende da empresa e do segmento, mas não há dúvida de que os impactos tendem a ser significativos. Por exemplo, em contratos de venda para clientes, o CPC 47 trará orientações específicas para itens como contraprestações variáveis, o que pode altera o processo e o momento de reconhecimento de receitas para diversas operações. Isso sem mencionar potenciais discussões na área tributária. Assim, foi uma honra poder contar com profissionais de mercado de alto nível em nossa palestra, promovendo o debate e gerando insights sobre temáticas que são atuais e relevantes. Dessa forma, a FUCAPE continua trabalhando em prol de sua missão, que é a de fomentar e multiplicar conhecimentos" - destacou o coordenador executivo da FUCAPE Rio de Janeiro, Prof. Dr. Fábio Moraes da Costa.

 

O evento contou com representantes de diversas instituições, que ressaltaram a necessidade e a importância de discussões de alto nível sobre os novos pronunciamentos contábeis. "Sem dúvida, a antecipação às mudanças é estratégica e um diferencial para um mercado tão competitivo" - mencionou Rafael Dinoá, sócio do escritório Fernandes, Biar e Dinoá Advogados (FBD). Já para Bernardo Joanes, também advogado do escritório FBD, "o evento foi muito oportuno em fomentar reflexões acerca dos eventuais impactos tributários das mudanças. Com palestras claras e objetivas, expuseram as alterações de forma sucinta e anteciparam eventuais polêmicas". Para Isis Comério, Finance Associate na PricewaterhouseCoopers, “a discussão foi muito enriquecedora ao trazer situações práticas para o mercado, pois muitas empresas poderão ser impactadas por essas mudanças”.

 

Sobre os palestrantes

 

Fábio Moraes é Doutor em Contabilidade e possui mais de 15 anos de experiência em treinamentos executivos, assessoria e emissão de opiniões em assuntos relacionados à Contabilidade Societária (IFRS, CPCs e USGAAP). Atualmente, é o Coordenador Executivo da FUCAPE Rio de Janeiro e de seu Programa de Mestrado Profissional em Ciências Contábeis.

 

Fernando Galdi é Pós-doutor em Contabilidade e referência no tratamento contábil e tributário de instrumentos financeiros, tendo participado de estruturação de operações para várias instituições financeiras e não-financeiras brasileiras.

 

Para acessar mais informações e conferir a agenda de Palestras e Seminários da FUCAPE Rio de Janeiro, clique aqui.

 


Pesquisar em outro perodo.
Selecione abaixo o mês e ano da publicação.

Mês: Ano:

Outras notcias

Funcionamento do FUCAPE no Feriado de 15 de Nove...

VEST FUCAPE 2018/1 | Confira o Gabarito

Funcionamento do FUCAPE no Feriado de 02 de Nove...

Funcionamento do FUCAPE no Feriado de 12 de Outu...

Processo de Seleo de Candidatos a Bolsas de Es...

Fucapeanos participam de congressos internaciona...

FUCAPE Maranho promove solenidade em celebrao...

Estudo de Fucapeano aponta ranking das melhores ...

DIVULGAO | Rede de Monitoramento Cidado reali...

Funcionamento do FUCAPE no Feriado de 7 de Setem...

14 edio do Simpsio FUCAPE de Produo Cient...

Fucapeanos participam de Programa de Empreendedo...

FUCAPE realiza 6 edio do Seminrio PIBIC de P...

Professores da FUCAPE so convidados para partic...

15 Prmio Excelncia Acadmica Divulgao dos...

FUCAPE promove solenidade em comemorao ao resu...

Fucapeanos embarcam para o Programa de Empreende...

Artigo de Fucapeana conquista o 2 lugar no XXII...

Dissertao de Mestrado da FUCAPE utilizada co...

Fucapeano aprovado em processo seletivo intern...

EnANPAD 2017 | FUCAPE Maranho atinge recorde de...

Inscries Abertas | 14 Simpsio FUCAPE de Prod...

15 Prmio Excelncia Acadmica | Conhea os 10 ...

Prof. Dr. Bruno Felix participa da VII Internati...

FUCAPE Rio de Janeiro forma o seu 1 Mestre

RESULTADO | 4 Torneio de Futebol FUCAPE - Socie...

Prazo Prorrogado | Processo Seletivo Interno par...

FUCAPE Rio de Janeiro ter a primeira banca de d...

Fucapeanos na China | 4 edio do summer camp n...

Internacionalizao | FUCAPE firma parceria com ...