English
Redes sociais

Doutorado em Cincias Contbeis e Administrao (Vitria)

Nivel: Stricto Sensu Graduate Degree
Titulação: PhD em Cincias Contbeis e Administrao de Empresas

 

Coordenação

¬ Prof. Dr. Arilton Teixeira
PhD. em Economia - University of Minnessota - USA

 

Mais informações sobre o Doutorado podem ser obtidas junto aos nossos Consultores pelo telefone 27 4009 4425 ou pelo e-mail cursos@fucape.br.

 

Corpo Docente
Clique aqui e confira o corpo docente do curso.

Outras Linhas de Pesquisa



 

¬ Reconhecimento CAPES

¬ Portaria de Reconhecimento

 

No decorrer desses anos de funcionamento dos programas de Mestrado em Administração e Mestrado em Ciências Contábeis da Fucape, houve uma sinergia das áreas de concentração e as respectivas linhas de pesquisas de cada programa que emergiu naturalmente da inter-relação dos pesquisadores/professores e discentes dos programas.

 

A implantação do programa de Doutorado da Fucape deve-se aos seguintes motivos:

a) a maturação e consolidação dos projetos da FUCAPE em nível de mestrado;

b) a forte sinergia desenvolvida entre o corpo docente dos dois programas;

c) a melhoria qualitativa e quantitativa do corpo de pesquisadores da Instituição; e

d) o completo engajamento dos docentes de cursos da pós-graduação com a graduação.

 

O Programa de Doutorado em Ciências Contábeis e Administração terá como área de concentração “Controladoria e Finanças” e duas linhas de pesquisa – “Contabilidade e Gestão Estratégica” e “Finanças e Avaliação de Empresas”.

 

O doutorado se propõe a formar profissionais com alto nível de capacidade de análise e reflexão, para atuar na docência, na pesquisa e na gestão de organizações públicas e privadas brasileiras. Trata-se do 4º doutorado com foco em Ciências Contábeis no Brasil e o 26º se consideradas as áreas de Ciências Contábeis e Administração juntas.

 

A Área de Concentração – Controladoria e Finanças - foi concebida sob a filosofia de que parte da excelência e do avanço do conhecimento nessa área somente serão obtidos com aplicação rigorosa de teoria econômica, suportada por instrumentos de projeção, aos problemas reais da Contabilidade e Administração. O foco das pesquisas será o empírico com base no entendimento de que pesquisa de qualidade nessa área deve servir para explicar o comportamento da realidade e não para prescrevê-la. Para tanto prevê um conjunto de disciplinas obrigatórias e eletivas que oferecem conhecimento reflexivo, diversificado e atualizado sobre o uso dos mais modernos conceitos e metodologias em Controladoria e Finanças nos contextos regional, nacional e internacional, além de informação útil sobre os avanços tecnológicos e as transformações da economia mundial e seus impactos sobre a administração das organizações.

 

As disciplinas obrigatórias estão divididas em Instrumentais e Metodológicas. Após o cumprimento das disciplinas Instrumentais e Metodológicas os alunos serão submetidos a um teste abrangendo todo o conteúdo já ministrado, caso o aluno não consiga aprovação (mínimo de 70% de aproveitamento) no exame, o mesmo será jubilado. Este teste pode ser substituído por carta de aceite emitida por uma instituição internacional de excelência para a realização de programa “sanduíche”, segundo as normas aplicáveis a este tipo de programa. As disciplinas eletivas são agrupadas por linha de pesquisa.

 

Estágio de Docência

Durante o cumprimento das disciplinas eletivas os doutorandos atuarão, por um ano letivo, como monitores dos cursos de graduação e no ano letivo seguinte como Professor Auxiliar. O objetivo desta etapa é proporcionar estágio na docência de nível superior. Também objetiva garantir a integração entre os alunos da graduação e da pós-graduação. Desse contato se espera bons processos de reflexão, redundando em projetos de pesquisa e publicações de autores dos demais níveis educacionais da Instituição.

 

A Linha de Pesquisa Contabilidade e Gestão Estratégica visa acomodar os estudos que tratam da utilização da informação contábil por usuários internos das organizações públicas e privadas; ou seja, visa estudar como a informação contábil é utilizada por gestores das organizações nos mecanismos de avaliação de desempenho, motivação e controle e seu alinhamento com as estratégias e governança adotadas.

 

Pesquisas recentes vêm ampliando a base teórica da Contabilidade e Gestão Estratégica, introduzindo conceitos advindos da nova economia institucional e da modelagem analítica econômica clássica para a análise de problemas de avaliação de desempenho. Essas novas abordagens vêm se juntar aos estudos realizados dentro do paradigma econômico normativo tradicional. Nessa linha de pesquisa, são desenvolvidos estudos sobre a escolha de mecanismos de Coordenação e Controle e os impactos no desempenho das relações entre instituições e relações internas à organização, seja ela pública ou privada.

 

Em especial o foco é dado para desenho de contratos e mecanismos de incentivos que visam reduzir o custo gerado pela assimetria informacional e, com isso, aumentar a eficiência econômico-financeira da instituição. Nesse sentido, a teoria microeconômica traz – por meio do problema de agente-principal e da teoria dos jogos - o instrumental necessário para que ao gestor reduza os custos gerados pela assimetria de informações (via seleção adversa ou moral hazard).

 

Especial foco é dado à razão das escolhas de métricas e práticas contábeis associadas ao uso da informação. A informação construída, por meio das métricas contábeis, impacta economicamente contratos entre organizações e relações entre agentes e respectivas áreas na instituição. Preço de transferência, métricas de custeio ou de construção de indicadores de desempenho são vistos como escolhas de conteúdo informacional que alteram o equilíbrio do nível de eficiência, divulgado entre os agentes, alterando o bem estar individual. Técnicas de orçamento e planejamento, alimentados por aqueles indicadores, lidam com a redução de incerteza e constituem contratos (mesmo que implícitos). O estabelecimento de metas, visto como processo de negociação entre agentes, constitui mecanismos de incentivos e de poder, no momento que pode revelar ou criar informações sobre ineficiências localizadas.

 

Além da introdução em Economia da Informação, três vertentes das Novas Teorias da Firma (alternativas e complementares) são dadas como base teórica à linha: contratual, de capacitações (RBV – Resource Based View) e comportamental. A linha adota uma abordagem positiva de pesquisa, centrada na explicação da realidade e não na prescrição de modelos.

 

Será incentivado o uso de metodologias de análise cross-section, de análises temporais sobre a evolução do uso de mecanismos de Coordenação e Controle, além da condução de estudos de caso, desde que todos fortemente orientados por teorias econômicas. Alunos que optarem pela linha terão de construir forte base teórica econômica aplicada e desenvolver habilidades efetivas em econometria, necessárias à condução de qualquer estudo empírico-positivo em Coordenação e Controle na linha.

 

Na Linha de Pesquisa Finanças e Avaliação de Empresas, o aluno poderá pesquisar em qualquer uma das áreas do mainstream contemporâneo da pesquisa em Finanças: finanças corporativas, precificação de ativos, governança corporativa e avaliação de empresas com base em informações contábeis. As disciplinas eletivas desta linha de pesquisa compreendem: Análise de Cenários Econômicos, Análise das Demonstrações Contábeis, Avaliação de Empresas, Mercado de Crédito, de Capitais e Derivativos e Planejamento e Controle, Contabilidade e Finanças II, Microeconomia II, Econometria II, Tópicos Especiais em Ciências Contábeis, Tópicos Especiais em Administração Contemporânea, Seminários de Pesquisa I e II.

 

A filosofia da linha Finanças e Avaliação de Empresas coaduna com a tradição dos principais centros de pesquisa internacionais: embasamento econômico rigoroso e utilização de métodos quantitativos. Assim, busca aplicar a teoria econômica moderna às atividades de investimento e financiamento das organizações, buscando gerar evidências que, ao mesmo tempo, contribuam para a teoria moderna e aumentem nosso conhecimento da realidade brasileira.

 

Nos últimos anos, a FUCAPE se notabilizou por pesquisas que visam explicar a inter-relação entre a informação contábil e o mercado de capitais. Os resultados de pesquisas que tratam da reação dos preços de ações à publicação dos lucros, avaliação da resposta dos preços a padrões contábeis internacionais, determinantes econômicos do conservadorismo, modelos de avaliação de empresas com base em informações contábeis (especialmente dentro do paradigma de Ohlson), entre outras, têm sido amplamente publicados nos principais eventos e periódicos científicos nacionais.

 

Para que esse processo seja bem sucedido, os doutorandos deverão trabalhar em conjunto com os professores de suas áreas de especialização. Esse processo é alavancado com a realização de workshops mensais, que preparam os estudantes para o debate acadêmico de alto nível desde o início do curso. A participação nesses workshops é fundamental também do ponto de vista da aproximação da academia com o mercado. Executivos e demais gestores das principais empresas serão convidados a participar dos seminários visando à análise crítica dos trabalhos que estarão sendo realizados. Além de alunos e professores, os workshops também contarão com a participação de acadêmicos de outras instituições. Dessa forma, cria-se uma interação entre pesquisa acadêmica de qualidade e realidade empresarial. Os doutorandos estarão expostos, desde o início do programa, às diferentes demandas advindas da pesquisa acadêmica de alto nível e da realidade empresarial.

 

A FUCAPE está credenciada junto ao MEC por meio da Portaria 2.765, de 06 de setembro de 2004, tornando-a autorizada a implementar o curso de forma responsável e ética.

Para obter mais informações sobre o Doutorado entre em contato com a Secretaria Acadêmica pelo telefone (27) 4009-4444.

 

Podem candidatar-se ao curso de Doutorado em Ciências Contábeis e Administração da FUCAPE, portadores de títulos de mestre em quaisquer áreas do conhecimento, com alto potencial para a docência e pesquisa e que demonstrem interesse em aprofundar seus estudos em uma das linhas de pesquisa do Programa. A periodicidade prevista para o ingresso no doutorado é anual e o número de ingressantes, por processo seletivo, é de até cinco alunos.

 

O objetivo fundamental do Doutorado em Ciências Contábeis e Administração é formar pesquisadores e professores, via associação de ensino e aplicação profissional, com capacidade de análise e reflexão para produzir novos conhecimentos e tecnologias, bem como identificar, desenvolver e implementar novos processos de gestão, por meio de aplicações de técnicas quantitativas e qualitativas, voltados principalmente para as áreas de controladoria e finanças, e em sintonia com a realidade do mercado e atuais cenários competitivos.

 

O objetivo programado terá sua implantação e desenvolvimento respaldado em esquemas eficientes de intercâmbio do programa com outros programas de doutorado internacionais e nacionais e com setores profissionais não acadêmicos relacionados com as áreas do curso.


O Programa objetiva também:


(1) a formação de pesquisadores, de professores universitários e de especialistas de alto nível, no âmbito das Ciências Contábeis e da Administração;


(2) a promoção de estudos avançados e sistemáticos na área das Ciências Contábeis e Administração com ênfase em Controladoria e Finanças;


(3) o estímulo e a orientação de pesquisas, individual ou em grupo, de modo que contribuam para o desenvolvimento da Ciência Contábil e da Administração e para a difusão desses conhecimentos científicos e profissionais.


 

¬ Autorização da CAPES

 

As inscrições para o Doutorado em Ciências Contábeis e Administração estão encerradas até o momento. Para obter informações, ligue para 27 4009-4444.

 

- Acesse o EDITAL do processo seletivo de 2015.

 

Inscrição: A inscrição para o Doutorado em Ciências Contábeis e Administração poderá ser feita via site da instituição, presencialmente pelo interessado ou por meio de procurador.

 

O candidato deve apresentar a documentação relacionada a seguir na Secretaria Acadêmica no prazo estipulado:
 
· Currículo Lattes, atualizado, em versão impressa (disponível para preenchimento no endereço http://www.cnpq.br). Deverão ser anexados comprovantes da produção intelectual listada no currículo;
· 2 fotos 3x4;
· Cópia do Diploma de Graduação ou Certificado de Conclusão da Graduação
· Cópia do Histórico Escolar de Graduação;
· Cópia do Diploma de Mestrado ou Certificado de Conclusão do Mestrado
· Cópia do Histórico Escolar do Mestrado
· Cópia da Carteira de Identidade
· Cópia do CPF
· Cópia da certidão de casamento ou de nascimento
· Comprovante original do recolhimento da taxa de inscrição no valor de R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais).

 

Os candidatos que não trouxerem a documentação exigida dentro do prazo estipulado não terão suas inscrições homologadas.

 

Processo Seletivo:
O processo seletivo será composto por três etapas:

1ª etapa eliminatória e classificatória: análise de curriculum lattes; 

2ª etapa eliminatória e classificatória: entrevista com a Comissão de Pós-Graduação (CPG); 

3ª etapa eliminatória e classificatória: prova de Fundamentos de Análise Matemática e Sistema Dinâmico, cujo conteúdo e bibliografia estão especificados no edital e/ou Curso Tutorial - Fundamentos de Análise Matemática e Sistema Dinâmico.

 

Confira a Ficha de Avaliação Currículo Processo Seletivo.

 

O Conteúdo Programático e a Bibliografia completos estão disponíveis no edital do concurso.



Classificação Final: Serão aprovados para o ingresso como aluno regular do Programa de Doutorado em Ciências Contábeis e Administração 2013 os cinco (05) primeiros candidatos classificados conforme estabelecido no item 03 do edital.

 

Vagas: 05 vagas

 

Mensalidades



Os candidatos classificados segundo o item 3 deste edital, sem vínculo empregatício, quando da assinatura do contrato de prestação de serviços educacionais previsto no item 5 deste edital, terão isenção do pagamento das mensalidades do curso de doutorado.
Os candidatos classificados segundo o item 3 deste edital, com vínculo empregatício, quando da assinatura do contrato de prestação de serviços educacionais previsto no item 5 deste edital, assumirão o compromisso financeiro do pagamento de no mínimo 48 (quarenta e oito) e no máximo 60 (sessenta) mensalidades. O valor da mensalidade para o ano de 2013 é de R$ 2.780,00 (dois mil setecentos e oitenta reais). Para os demais anos o valor será acrescido anualmente de atualização, conforme legislação vigente. Casos especiais poderão ser analisados pela diretoria.

 

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Acadêmica pelo telefone 27 4009-4444.

 

As inscrições para o Doutorado em Ciências Contábeis e Administração estão encerradas até o momento. Para obter informações, ligue para 27 4009-4444.

 


¬ Autorização da CAPES

 

Programa de Bolsas


O candidato, após aprovação em processo seletivo, deverá entrar com pedido de bolsa junto aos órgãos de fomento à pesquisa: CAPES, CNPq, FAPES ou outra Agência de Fomento. Em última instância, poderá recorrer à FUCAPE, em casos extraordinários, para análise da Diretoria.


Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Acadêmica pelo telefone 27 4009-4444.

¬ Autorização da CAPES

Duração: Máximo de 48 meses.
Carga horária total do curso: 675 horas

 

Créditos:
O aluno deverá integralizar 45 (quarenta e cinco) créditos em disciplinas Obrigatórias e Optativas (1 crédito = 15 horas).
Disciplinas Obrigatórias: 24 (vinte e quatro)
Disciplinas Optativas: 21 (vinte e um)
Tese: 45 (quarenta e cinco) créditos

 

Qualificar o projeto de Doutorado, realizar a pesquisa, redigir e defender a tese de Doutorado.

 

Horários:
As aulas serão ministradas preferencialmente no período da tarde, podendo ocorrer também na parte da manhã ou noite.

 

Vagas: 05 (vagas)