Eletivas do Doutorado

 

O aluno deverá cursar 315 horas de disciplinas eletivas (05 disciplinas) dentre as opções abaixo:

 

DMCA - 014 - ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS - 30h

Ementa

Empresa como um conjunto de contratos. Papel da informação contábil: quebra de assimetria informacional e formação de contratos. Hipótese do Mercado Eficiente. CAPM - Capital Asset Pricing Model. Precificação com taxa de desconto estocástica. Valuation baseado em contabilidade. Relação entre lucros e retornos: conteúdo informativo e value relevance (timeliness). Conservadorismo. Earnings management. Papel dos accruals. Governança.
 
 
DMCA - 012 - ANÁLISE DE CENÁRIOS ECONÔMICOS - 30h
 
Ementa
 
Introdução à contabilidade nacional. Valores reais e nominais. Crescimento e ciclo econômicos. Comércio Internacional. Regimes Cambiais. Políticas Fiscais e Monetárias.
 
 
DMCA - 010 - ANÁLISE DE CUSTOS - 30h
 
Ementa
 
Relação da teoria da agência com a contabilidade gerencial; teoria econômica em contabilidade gerencial. Perspectiva econômica do preço de transferência. Custos estratégicos. Custos de estrutura e custos de execução. Sistemas de controle gerencial. Pesquisas em contabilidade gerencial.
 
 
DMCA - 015 - AVALIAÇÃO DE EMPRESAS - 30h
 
Ementa
 
Fundamentação dos modelos de avaliação econômica. Determinação da avaliação econômica de uma empresa. Avaliação através de fluxo de caixa descontado. Modelo de avaliação relativa. Modelo de precificação de opções para avaliar a flexibilidade. Opção Real. Value based management.
 
 
DMCA - 020 - CLIMA, CULTURA E PODER NAS ORGANIZAÇÕES - 30h
 
Ementa
 
Cultura em organizações: bases antropológicas, desenvolvimentos do campo, críticas, principais abordagens e temas relacionados. Poder nas organizações: conceitos, principais abordagens, temas relacionados e a evolução das relações de poder nas organizações brasileiras. Clima organizacional: origens e desenvolvimentos do tema, modelos de diagnóstico e execução do diagnóstico. Aplicações dos conteúdos no contexto organizacional em geral e nos estudos organizacionais brasileiros
 
 
DMCA - 029 - CONTABILIDADE SOCIETÁRIA E EMPRESARIAL - 30h
 
Ementa
 
Papel da Contabilidade Societária como redutora da assimetria informacional; Processo de emissão de pronunciamentos contábeis; Processo contábil e o macroambiente; Principais organismos reguladores; Ativo Circulante e Realizável em Longo Prazo; Ativo Permanente; Passivo; Resultados de Exercícios Futuros; Patrimônio Líquido; Demonstração do Resultado do Exercício; Demonstração das origens e aplicações dos recursos, Demonstração das mutações do patrimônio líquido, Demonstração do valor adicionado e Demonstração do fluxo de caixa; Relatórios da Administração e Notas Explicativas; Parecer dos auditores independentes; Contabilidade brasileira e a convergência de normas contábeis.
 
 
DMCA - 009 - CONTROLADORIA - 30h
 
Ementa
 
Teoria da contingência e os sistemas de controle gerencial. Interface da sociologia e psicologia na contabilidade gerencial. Perspectivas teóricas do processo orçamentário e sua integração. Indicadores de desempenho e sistemas de incentivos; Efeito da Contabilidade Gerencial: Cognição e Motivação; Pesquisa em Contabilidade Gerencial.

 

DMCA - 032 - DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: ASPECTOS MICROECONÔMICOS - 30h

Ementa
 
Introduction and Overview. Poverty and Inequality – Measurement and Regularities. Education and Development – Measuring the Rate of Return to Education. Health, Development, and Growth. Labor Markets and Labor Productivity. Credit Markets, Micro-Finance, and Remittances. Foreign Aid and Development Assistance. Migration and Remittances. Gender Issues.

 

DMCA - 033 - ECONOMETRIA III - 30h

Ementa
 
Modelos de séries temporais: estacionariedade; testes de raiz unitária; ARIMA(p,d,q); modelos multivariados (VAR) e cointegração. Modelo de dados em painel, panel balanceado, modelo com efeito fixo e aleatório, teste Hausman para efeitos aleatórios, modelos de dados em painel dinâmicos. 

 

DMCA - 013 - ECONOMIA EMPRESARIAL - 30h

Ementa
 
Teoria do consumidor. Produção e custo. Equilíbrio geral. Teoria da escolha em condições de Risco. Problemas de informação. Economia da firma: demanda, elasticidade e receita, a demanda como uma restrição a lucratividade da firma. Problemas de informação e a teoria do agente-principal.
 
 
DMCA - 017 - ESTRATÉGIA DAS ORGANIZAÇÕES - 30h
 
Ementa
 
Conceitos de administração estratégica. Capacitações organizacionais para o crescimento sustentado. Mecanismos e motores de crescimento Planejamento estratégico: conceitos, metodologias e aplicação. Ambiente e Objetivos da Estratégia. Estratégia empresarial: conceitos, formulação e técnicas de delineamento estratégico. Unidades estratégicas de negócios. Direção estratégica: conceitos e abordagens. Controle estratégico: conceitos, metodologias e aplicação. Resistências à Administração estratégica: conceitos e abordagens. Liderança Estratégica. Panorama da Produção Acadêmica em Estratégia.
 
 
DMCA - 022 - ESTRATÉGIA EMPRESARIAL E GOVERNANÇA - 30h
 
Ementa
 
Evolução dos Negócios e das Formas de Governança. A Empresa como Um Conjunto de Contratos. Governança Corporativa: Conceitos e Tendências. Governança e Proteção ao Investidor ao Redor do Mundo. Códigos e Práticas de Governança. Transparência. Papel dos Boards. Concentração Acionária. Fusões e Aquisições. Processos de Privatização. Governança e Avaliação de Empresas. Inter-relações entre governança e Estratégia: Estudos de Casos. Internacionalização como alternativa para modelos pobres de governança locais. Sistemas de Monitoração, Remuneração e Motivação.
 

DMCA - 028 - FINANÇAS CORPORATIVAS - 30h

Ementa
 
Visão Geral, Valor e custo de oportunidade, Orçamento de Capital e Opções Reais, Risco e Retorno, Estrutura de Capital, Tesouraria, Hedge e Governança Corporativa.
 
 
DMCA - 001 - FUNDAMENTOS DE ANÁLISE MATEMÁTICA E SISTEMA DINÂMICO I - 60h
 
Ementa
 
Indução matemática. Conjuntos finitos, enumeráveis e não-enumeráveis. Propriedades básicas dos números reais. Limite de uma seqüência. Séries de números reais. Convergência absoluta e condicional. Principais testes de convergência de séries. Noções de topologia na reta. Funções contínuas; operações. Teorema do valor intermediário. Teorema de Weierstrass sobre extremos de funções contínuas. Continuidade uniforme. Derivada num ponto. Regra da cadeia. Relação entre derivada e crescimento. Teorema do valor médio. Funções convexas. Funções integráveis. Teorema fundamental do cálculo. Mudança de variável. Integração por partes. Teorema da média. Fórmula de Taylor.

 

DMCA - 002 - FUNDAMENTOS DE ANÁLISE MATEMÁTICA E SISTEMA DINÂMICO II - 60h

Ementa
 
Noções de Topologia no Rn: Espaço vetorial, produto interno e norma, sequência e série de números reais, conjuntos abertos, fechados e compactos. Funções de várias variáveis, limite, continuidade derivadas parciais. Funções diferenciáveis. Expansão de Taylor. Teorema da função implícita. Otimização com restrições e sem restrições: Métodos básicos, teorema de Karush-Kuhn-Tucker e multiplicadores de Lagrange. Otimização linear: métodos de simplex. Equações diferenciais ordinárias.
 
 
DMCA - 023 - GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS - 30h
 
Ementa
 
Estratégia e gestão em mercados globais. Vantagens Competitivas, ganhos de Comércio e Especialização. Comércio Internacional. Mercados de Câmbio. Custos de Comércio. Normas internacionais (o Gatt e a OMC). Internacionalização. Firmas Multinacionais. Análise política e estratégica. Crédito internacional: efeitos dos cenários macroecnômicos no financiamento do comércio brasileiro. Cenários, comércio e os efeitos sobre a lucratividade e risco das firmas nacionais.
 

DMCA - 021 - MARKETING ESTRATÉGICO - 30h

Ementa
 
Teoria em Marketing. Evolução do Pensamento em Marketing. A integração entre Teoria e Prática de Marketing. As fronteiras da Disciplina Marketing. Redefinição do Conceito de Marketing: a orientação para o mercado. Marketing e Competitividade. Conceito e Processo de Formação de Estratégias. Questões Básicas de Planejamento Estratégico. Estratégia Competitiva. Análise das Concorrentes. Evolução do Pensamento Estratégico. Administração Estratégica e Marketing Estratégico. Plano Estratégico Corporativo. Curva de Experiência.Ciclo de vida do produto. Análise de Portfólio de Produto. Atratividade de Mercado. P.I.M.S. Segmentação do Mercado e Posicionamento. O Plano Estratégico de Marketing. Implantação de Estratégia e de Marketing. Lucas Critique e Desenvolvimentos Recentes nas Técnicas de Estimação. Modelos Econométricos Estruturais.
 
 
DMCA - 016 - MERCADO DE CRÉDITO, DE CAPITAIS E DERIVATIVOS - 30h
 
Ementa
 
Mercado financeiro. Sistema Financeiro Nacional – SFN. Mercado primário e mercado secundário. Títulos Públicos; Fundos de pensão; Marketing time no Brasil. Financiamento – recursos próprios. Financiamento – recursos de terceiros. Introdução à Escola Fundamentalista e Escola Técnica ou Grafista. Insider trading; oferta pública de ações no mercado internacional.

 

DMCA - 018 - METODOLOGIA DA PESQUISA - 45h

Ementa
 
Natureza e métodos da ciência. Concepções metodológicas: abordagem positiva e interpretativa. Técnicas de Pesquisa. Pesquisa quantitativa e qualitativa. Redação científica. Modelagem analítica. Cross-section. Survey. Pesquisa experimental. Estudo de caso. Pesquisa de campo qualitativa. Pesquisa de campo quantitativa. Entrevistas e questionários. Tipos de publicações científicas. O processo de produção científica. O fomento à produção acadêmica.
 
 
DMCA - 030 - MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À CONTABILIDADE E FINANÇAS - 45h
 
Ementa
 
Estatística descritiva; Distribuição de freqüência e histograma; distribuição normal; distribuição da média amostral; distribuição da proporção; intervalos de confiança; distribuição t de student; teste sobre a média e sobre a proporção; teste sobre a diferença de médias e sobre a diferença de proporções; correlação, regressão linear simples e múltipla: estimação.

 

DMCA - 011 - PLANEJAMENTO E CONTROLE EMPRESARIAL - 30h

Ementa
 
Vertentes contratuais da firma. Relacionamento dos mecanismos de planejamento (coordenação) e controle, com a informação contábil. Modelos de
comportamento humano. Coordenação e controle. Problemas de mensuração e agência. Contabilidade e contratos eficientes. Governança corporativa e configurações das instituições. Dimensões do controle estratégico.
 
 
DMCA - 026 - SEMINÁRIO DE PESQUISA I - 30h
 
Ementa
 
Serão organizados seminários com temas especiais e/ou emergentes na área de ciências contábeis e administração. Os seminários poderão ser apresentados pelos próprios mestrandos ou doutorandos ou por pesquisadores convidados de outros centros de pesquisas, nacionais ou internacionais.]
 
 
DMCA - 027 - SEMINÁRIO DE PESQUISA II - 30h
 
Ementa
 
Serão organizados seminários com temas especiais e/ou emergentes na área de ciências contábeis e administração. Os seminários poderão ser apresentados pelos próprios doutorandos ou por pesquisadores convidados de outros centros de pesquisas, nacionais ou internacionais.
 
 
DMCA - 031 - TEORIA DA CONTABILIDADE - 30h
 
Ementa
 
Evolução histórica da contabilidade; Evolução da abordagem de pesquisa na contabilidade (normativismo e positivismo); Estrutura conceitual básica da contabilidade no Brasil e nos EUA; Ativo e sua mensuração; Passivos e Patrimônio Líquido; Receitas, despesas, perdas e ganhos; Conflito de agência; Assimetria informacional; Papel da contabilidade dentro da teoria contratual da firma; Governança corporativa e contabilidade; Essência e forma no processo contábil; Relevância, objetividade e conservadorismo; Informação contábil em mercados financeiros.

 

DMCA - 025 - TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO - 60h

Ementa
 
A ementa será elaborada no momento em que for oferecida a disciplina, contemplando temas especiais e/ou emergentes na área de administração.
 
 
DMCA - 024 - TÓPICOS ESPECIAIS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS - 30h
 
Ementa
 
A ementa será elaborada no momento em que for oferecida a disciplina, contemplando temas especiais e/ou emergentes na área de ciências
contábeis.