English
Redes sociais

Cursos e Palestras

 

FUCAPE RJ | Curso: IFRS 9 A nova contabilidade de Instrumentos Financeiros e Contabilidade de Hedge (Hedge Accounting)

 

 ·       Curso: Curso Aberto de Especialização

·       Assunto: IFRS 9 – A nova contabilidade de Instrumentos Financeiros e Contabilidade de Hedge (Hedge Accounting)

·       Nível: Extensão

·       Carga horária total: 16 horas/aula divididas em três dias de 4 horas-aula cada, das 14:00h às 18:00h e 4 horas/aula dedicada a estudo de caso a ser desenvolvido pelos alunos e entregue para a conclusão do curso.

·       Quantidade de participantes por turma: até 35 participantes

·       Local: Unidade da Fucape no Rio de Janeiro (RJ) – Rua da Assembleia, nº 100, 3º andar, Centro.

·       Público alvo: Profissionais atuantes nos diversos setores de bancos e empresas e que geram/utilizam informações contábeis.

·       Datas: 22, 23 e 26 de março de 2018, das 14:00h às 18:00h

 

 

 

Entidade credenciada junto ao Conselho Federal de Contabilidade para educação continuada. A pontuação será em acordo com as regras estabelecidas na NBC PG 12 (R3) – EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA (Tabela I no anexo II).

 

Tabela I – Aquisição de conhecimento (Alterada pela NBC PG 12 (R1))

(observar a determinação contida no item 9 desta norma)

Natureza

Características

Requisitos

Atribuição de pontos

Cursos e treinamentos internos e reuniões técnicas internas das firmas de auditoria credenciadas

Cursos que contribuam para a melhoria da performance, com conteúdo de natureza técnica e profissional, relacionados ao PEPC.

Cursos presenciais e/ou a distância (Alterado pela NBC PG 12 (R3))

1 (um) ponto por hora.

Demais cursos e palestras credenciadas

Temas que contribuam para a melhoria da performance do profissional, com conteúdo de natureza técnica e profissional, relacionados ao PEPC.

Cursos e palestras presenciais e/ou a distância

 1 (um) ponto por hora.

Cursos de pós-graduação (lato sensu e stricto sensu) oferecidos por IES, reconhecidos no MEC

Disciplinas que contribuam para a melhoria da performance do profissional, com conteúdo de natureza técnica e profissional, relacionadas ao PEPC.

Mínimo de 360 (trezentos e sessenta) horas-aula

 

10 (dez) pontos por disciplina concluída. A comprovação deve ser feita pelo profissional mediante a apresentação de declaração, emitida pela IES, das disciplinas concluídas no ano.

Autoestudo credenciado

Considera-se autoestudo, o aprendizado sem interação de facilitadores, em que o profissional aprende por meio de material de estudo dirigido (impresso ou online), e, ao final do processo realiza uma prova (com, no mínimo, 75% de acertos para aprovação). (Alterado pela NBC PG 12 (R3))

Cursos a distância por meio virtual (Alterado pela NBC PG 12 (R3))

1 (um) ponto por hora. (Alterado pela NBC PG 12 (R3))

Eventos credenciados, como: conferências; seminários; fóruns; debates; encontros; reuniões técnicas; painéis; congressos; convenções; simpósios nacionais e internacionais.

Eventos que contribuam para a melhoria da performance do profissional, com conteúdo de natureza técnica e profissional, relacionados ao PEPC.

Eventos presenciais ou a distância com controle de frequência.

1 (um) ponto, limitado a 20 (vinte) pontos por evento.

 

 

 

Link das entidades capacitadoras credenciadas: http://cfc.org.br/wp-content/uploads/2017/03/Capacitadoras-Ativas.pdf

 

OBJETIVO

Com a emissão da versão final do Pronunciamento IFRS 9 pelo IASB, no Brasil trazido pelo Pronunciamento CPC 48, e sua exigência de adoção obrigatória a partir de 2018, torna-se necessário que os profissionais envolvidos com transações financeiras entendam as alterações e os impactos que a norma traz para a contabilidade de instrumentos financeiros, impairment, derivativos e operações de hedge. O curso tem como objetivo discutir e apresentar as principais alterações e os principais conceitos relacionados com o tratamento contábil dos instrumentos financeiros de acordo com a IFRS 9. Adicionalmente comparam-se os novos tratamentos com os tratamentos atualmente vigentes de acordo com o IAS 39/CPC 38. Assim, o curso foi modelado para capacitar o desenvolvimento dos profissionais atuantes nas áreas de Controladoria, Contabilidade, Tesouraria, Auditoria, Fiscalização, Normas e correlatas por meio de uma abordagem inovadora, atual e pragmática.

 

CONTEÚDO PROGRAMATICO

O conteúdo programático aborda os principais assuntos que deverão ser tratados, fornecendo subsídios conceituais e aplicações práticas quanto aos aspectos contábeis relacionados aos instrumentos financeiros, bem como quanto ao correto reconhecimento, mensuração e divulgação desses instrumentos nas demonstrações financeiras.

1.       Por que uma nova norma sobre instrumentos financeiros?

2.       Estrutura conceitual

3.       Principais alterações introduzidas pela IFRS 9

4.       Conceituação do modelo de negócios das entidades

5.       Classificação dos instrumentos financeiros

6.       Reconhecimento e mensuração de ativos e passivos financeiros

7.       Baixa de ativos e passivos financeiros

8.       Critérios para reconhecimento de perdas (impairment)

9.       Derivativos embutidos

10.   Hedge accounting

 

DOCENTE

Fernando Caio Galdi é Pós-Doutor em Contabilidade pela University of Arkansas (EUA) e Doutor e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (USP). É Professor Associado da FUCAPE Business School e Editor Adjunto da Brazilian Business Review e Comentarista de Finanças e Mercado Financeiro da Rádio CBN Vitória. É sócio fundador da AlphaMar Investimentos. Foi professor visitante no Sam M. Walton College of Business (University of Arkansas). Atua como Parecerista, Consultor e Instrutor de cursos in-company para empresas nacionais e estrangeiras. Atuou também como instrutor de cursos de MBA e especialização da ABRASCA, Associação Brasileira de Bancos (ABBC), FIA, FIPECAFI e Saint Paul Escola de Negócios. Participou de diversos cursos de Finanças e Contabilidade Internacional na HBS – Holanda e é formado no curso de Operador de Mercado Financeiro pela FIA. É autor/coautor dos livros: “IFRS9/CPC48 – Contabilidade de Instrumentos Financeiros” (no prelo, ed. Atlas), “Manual de Contabilidade e Tributação de Instrumentos Financeiros e Derivativos” (2011, ed. Atlas), “Manual de Normas Internacionais de Contabilidade” (2009, ed. Atlas), “Curso de Mercado Financeiro” (2012, ed. Atlas) e “Estudando Teoria da Contabilidade” (2009, Atlas), além de autor de diversos artigos em periódicos e congressos científicos nacionais e internacionais bem como divulgados em jornais de grande circulação como Valor Econômico e Folha de São Paulo. 

 

 

INVESTIMENTO

·       Valor do curso para não conveniados: R$1.350,00 à vista

·       Valor do curso para conveniados: R$1.050,00 à vista

Participantes com assiduidade de mais de 75% receberão certificado de conclusão do curso.

 

Para mais informações: (21) 3145-1053 | fucaperj@fucape.br | fernando.galdi@fucape.br 

Rua da Assembleia, nº 100, 3º andar, Centro – CEP – 20011-000.