COMPENSAR IMPACTOS CAUSADOS
E AINDA RETRIBUIR AO MEIO AMBIENTE.

ESSA É A NOSSA META

     

Apresentação

Lançado em 2015, o Projeto FUCAPE 120% Sustentável tem como premissa ajudar a acabar com a demagogia de que só as indústrias poluem. Desta forma, o Projeto nasceu dentro da sala de aula, a partir da identificação da necessidade entre a comunidade Fucapeana (alunos, professores e funcionários) da mudança de posicionamento em relação à corresponsabilidade de todos os cidadãos ao tema “poluição e degradação ambiental”. O tema foi colocado em pauta para os estudantes, que estruturaram uma série de sugestões de práticas cotidianas em prol da Sustentabilidade, dando origem a todo o Projeto.

Com o FUCAPE 120% Sustentável, a Instituição passou a disseminar o posicionamento consciente de que todos poluem, mas o crescimento e desenvolvimento econômico pode continuar naturalmente a acontecer, de forma sustentável. A Instituição passou a adotar o posicionamento de que ser 100% sustentável é obrigação. Por isso, a meta é estabelecida em 120%, de forma que os “20% a mais” simbolizem o retorno para toda a sociedade.

 

Etapas do Projeto FUCAPE 120% Sustentável:

•          Metodologia de Impacto Ambiental e indicador de compensação;

•          Implantação dos painéis fotovoltaicos - Usina Fotovoltaica FUCAPE;

•          Implantação do Estacionamento Verde;

•          Implantação da Coleta Seletiva;

•          Implantação do Gerenciamento de Resíduos;

•          Implantação do Aplicativo de Carona Solidária;

•          Captação de águas pluviais e ares-condicionados;

•          Participação em projetos Socioambientais.

 

Metodologia

O Projeto é realizado de forma voluntária, refletindo as melhores práticas de empresas de excelência de classe mundial, em conformidade com a missão da FUCAPE de “fomentar e multiplicar conhecimentos que contribuam para o desenvolvimento humano e a transformação social e ética”; além de estar diretamente ligado aos seus valores: Ética, Equidade e Compromisso Social. Excelência, Eficiência e Eficácia. Economia de Mercado, Corresponsabilidade e Democracia.

A estruturação do Projeto FUCAPE 120% Sustentável teve início em sala de aula, no início de 2015, durante atividade do núcleo de DHI – Desenvolvimento Humano Integral da FUCAPE com os estudantes. Foi apresentada a justificativa de desenvolvimento de um projeto de sustentabilidade para a Instituição e, a partir daí os alunos realizaram a formulação de propostas de projetos em equipes.

Os projetos mais alinhados com os objetivos da FUCAPE foram incorporados e analisados pela direção, em conjunto com docentes e integrante da empresa júnior da Instituição, a FUCAPE Jr. A partir daí, nascia o Projeto FUCAPE 120% Sustentável.

O primeiro passo para a sua implementação foi a realização do diagnóstico de 100% do impacto negativo provocado (aproximado) pelas atividades desenvolvidas pela FUCAPE, da emissão de gases de efeito estufa, do consumo de energia, de água, de materiais e equipamentos e etc., por estudante, funcionário e média de visitantes, o que é chamado de “pegada ecológica”. 

Na sequência, veio a consolidação das atividades de redução do impacto. A primeira delas foi a construção, iniciada em meados de 2015, do Estacionamento Verde, com tecnologia fotovoltaica, e que, em setembro de 2016, teve seu sistema tecnológico concluído e ativado. A Usina Fotovoltaica denominada pela FUCAPE de “Estacionamento Verde” é um dos pilares do Projeto FUCAPE 120% Sustentável.

O projeto envolve ainda a captação de água pluvial para otimização do recurso hídrico, a reciclagem de todos os resíduos gerados na Instituição, a promoção da Carona Solidária entre alunos por aplicativo, com o objetivo de reduzir a emissão de CO2, ações de conscientização sobre educação em sustentabilidade e, por fim, a recuperação vegetal das nascentes que alimentam o Rio Santa Maria, o qual fornece água para a cidade de Vitória. Em meio a tudo isso, são realizadas campanhas de conscientização e engajamento por meio das redes de comunicação do Projeto.

O desenvolvimento e financiamento das etapas do Projeto segue o cronograma elaborado, que leva em consideração o desenvolvimento de um fundo financeiro, abastecido a partir da economia gerada pela redução da conta de energia. Além disso, o estacionamento também passará a ter uma cobrança por horas de utilização, que também terá seu resultado financeiro destinado ao fundo. A governança do fundo é realizada de forma transparente pelo grupo de alunos integrantes da empresa júnior, a FUCAPE Jr., sob a coordenação de um grupo de professores e líderes da FUCAPE e também pelo Instituto FUCAPE.

A meta é que a Instituição atinja o patamar de 100% sustentável até 2019, com a implantação de todas as ações. E sobre a meta ser de 120%, a previsão de alcance é para 2035.

O Projeto FUCAPE 120% Sustentável é contínuo. Está sendo incorporado à cultura da Instituição, envolvendo diversos stakeholders (como clientes, controladores e força de trabalho) e é monitorado por meio de indicadores de sustentabilidade. Como referência, com a implantação do Projeto, a identidade visual da Instituição passou a incorporar a marca do 120% Sustentável, conforme pode ser visto em seus principais canais de comunicação e interação com mercado e sociedade, como o Facebook e o Instagram.

Um Projeto de tal magnitude só é possível com o engajamento de todas as partes envolvidas, o que necessita de uma mudança de cultura e de comportamento individual e coletivo.

 

Linha do Tempo

 

Público Beneficiado com o Projeto

Pode-se considerar que toda a comunidade capixaba é beneficiada com o Projeto FUCAPE 120% Sustentável. As ações reduzem o impacto gerado pelas atividades da FUCAPE e o Projeto ainda conta com a etapa de reflorestamento das nascentes do Rio Santa Maria, situado na região central do Espírito Santo, responsável pelo abastecimento, geração de energia elétrica e irrigação de diversos municípios do estado.

Mas, o público diretamente beneficiado são os alunos e funcionários da FUCAPE, que têm a oportunidade de, diariamente, refletir sobre a importância das práticas sustentáveis. Além disso, o Projeto promove a conscientização dos alunos da FUCAPE em prol da Sustentabilidade, o que é definido no Objetivo Geral do Projeto, apresentado abaixo. Sendo assim, espera-se que no futuro, quando os atuais estudantes estiverem ocupando cargos em empresas e instituições, os conhecimentos adquiridos e a consciência construída em prol de atitudes sustentáveis sejam disseminados nas organizações. Ou seja, pretende-se que o profissional formado pela FUCAPE tenha pleno conhecimento da importância da prática sustentável, do desenvolvimento de tecnologias e inovações em prol da sustentabilidade, econômica, social e ambiental, e coloque em prática projetos com esta mesma relevância nas organizações em que atuam, assim como em seu meio familiar.